Yoga e Qualidade de Vida

Um Olhar Diferente sobre o Corpo

  
  

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

Introdução:

O primeiro momento deste artigo é questionar: o que é qualidade de vida ? O termo nos remete à palavra saúde, e segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o termo “Saúde” ultrapassa os limites da “não doença”, se refere à possibilidade de ter acesso à alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, descanso, auto-estima, socialização, sexualidade saudável, contato com a natureza e liberdade em relação a vícios.

Postura da Roda
Postura do Sábio
Postura do Pombo
]

No segundo momento, seguimos com a tentativa de explanar o significado de YOGA

... é uma prática milenar indiana que atua em termos de técnicas de auto conhecimento e saúde como purificações, posturas psicofísicas, relaxamento, consciência respiratória e energética, concentração, meditação, filosofia de vida e orientação espiritual. A palavra Yoga significa união, unidade. União do Ser com sua própria natureza. É a arte de estar no “aqui e agora”, sentir, pensar, agir e existir com liberdade, responsabilidade, flexibilidade, intensidade, consciência e amor.

A tradição do yoga foi registrada nos vedas (literatuda antiga da Índia) em sânscrito, uma língua antiga e por isso os termos técnicos descritos aqui se encontram em maiúsculas. Da vasta literatura védica, usamos como referência de pesquisa os seguintes registros: YOGA SUTRAS de PATANJALI, UPANISADS do YOGA, BHAGAVAD-GITA, HATHA YOGA PRADIPIKA e GUERANDA SAMHITA.

Metodologia:

Existem 8 metodologias de YOGA reconhecidas pela tradição: RAJA YOGA, HATHA YOGA, JÑANA YOGA, BHAKTI YOGA, KARMA YOGA, MANTRA YOGA, LAYA YOGA e TANTRA YOGA. A partir disso surgem sistematizações contemporâneas. O presente artigo trabalha com HATHA YOGA, produto da Idade Média e do Tantrismo que busca a transmutação do corpo com uma tecnologia psicoespiritual. O corpo torna-se perfeito, sagrado, um verdadeiro templo purificado, capaz de ter experiências transfisiológicas, vivências que passam pela consciência do campo bio-eletro-magnético, chamado de PRANA. Inevitavelmente, a prática de tal tecnologia desencadeia qualidade de vida.

O praticante é o cientista, o laboratório e a reação química. E a metodologia usada no HATHA YOGA para isso se forma pelo conjunto das seguintes técnicas:

YAMAS E NYAMAS - Parâmetros de conduta que evitam intoxicação metabólica e emocional, pois estimulam o equilíbrio do praticante consigo e com as outras pessoas: não violência, verdade, ter o que lhe pertence por direito natural, desapego, respeito à sexualidade, pureza, contentamento, esforço pessoal, auto-estudo e confiança nas leis que regem o universo.

KRIYA: técnicas de purificação

ASANA: posturas psicofísicas

YOGA-NIDRA: técnicas de relaxamento consciente

PRANAYAMA: técnicas de expansão e controle respiratório

MUDRA: gesto reflexológico feito com as mãos ou com o corpo que redirecionam a energia vital, a fisiologia, padrões emocionais e estados de consciência pela combinação específica de partes do corpo que desenham configurações de estímulos ao sistema nervoso.

BANDHA: chaves musculares que redirecionam a energia vital

PRATYAHARA: domínio e abstração dos 5 sentidos

DHARANA: técnicas de concentração

DHYANA: técnicas de meditação

MANTRA: vocalização de vibrações sonoras especiais

SAMADHI: hiperconsciência.

RESULTADOS:

Postura da Árvore
Postura do Pássaro Celestial
Postura do Bailarino

Essa tecnologia só pode ser compreendida em sua integridade a partir da experiência sensorial pessoal. Essas palavras são apenas especulações racionais que sistematizam as idéias no formato do discurso acadêmico.

Em termos de ação orgânica, há um remanejamento das respostas em diferentes níveis: sistema nervoso (central, autônomo, voluntário), coluna, sistemas respiratório, circulatório, endócrino, plexos nervosos, musculaturas (estriadas, internas e lisas), vísceras e tecidos.

A circulação da energia vital, torna-se nitidamente mais intensa e equilibrada nos centros de energia vital e canais de circulação de energia vital.

O corpo e o dia-a-dia são verdadeiros laboratórios que vivenciam as transformações concretas do corpo, das emoções, dos condicionamentos mentais, da relação consigo mesmo, com as outras pessoas, com a natureza e com a vida. :

CONCLUSÃO:

Na metodologia do HATHA YOGA, o grande salto qualitativo na direção da qualidade de vida, é “o experienciar” estados de consciência que quebram paradigmas, ou seja, uma vez sentindo e compreendendo o que realmente se é, há uma desmistificação do controle mental, da repetição dos padrões sociais e pessoais, da opressão do consumismo, do controle de massas, da alienação, aspectos esses do “status quo” que oprimem a naturalidade do ser, iludem e trazem o sentimento de limitação. Por tanto, ter qualidade de vida sob esse foco é simplesmente sentir, pensar, agir, criar e viver com liberdade.

Yoga por Naiana Bregolato Bossle

Referência Bibliográfica:
BOSSLE, Naiana Bregolato. YOGA: História, Filosofia, Metodologias, Prática e Conciderações Científicas. Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2006.

http://www.lcm.com.br

Naiana.

  
  

Publicado por em

Carlos alberto borges

Carlos alberto borges

20/10/2009 22:24:28
Não conheço esta arte, mais gostaria muito de de ficar por dentro.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Carlos Procure institutos de Yoga na sua cidade e faça aula experimental para encontrar professor e metodologia que vc tenha afinidade. Tenho um livro de Yoga para iniciantes pela Editora Ciencia Moderna. Vale a leitura! www.lcm.com.br Yoga - Naiana Bregolato Bossle Boa Prática! Naiana
Cabooclo da Terra

Cabooclo da Terra

16/10/2009 16:50:03
Quando Sócrates falou: "Homem conhece a ti mesmo", sabia o que estava dizendo...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Em breve estaremos publicando técnicas de respiração no Blog, aguarde para praticar! Naiana.
ANA ELIZABETE

ANA ELIZABETE

16/10/2009 10:16:04
muito bom...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Ana, Bom mesmo é praticar! Naiana.