EcoRecanto em Paratí RJ

Alimentando a Alma

  
  

Agente não quer só comida

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

Vista do Mirante do EcoRecanto em Paratí
Jardim do EcoRecanto em Partí
Alimentação naturalmente deliciosa

Amigos viajantes, especialmente vegetarianos, boas notícias para a nossa tribo: em Parati, além das praias divinamente paradisíacas, do centro histórico de Paratí e da comunidade quilombola que dança Jongo e faz lindos chinelinhos de palha de taboa, conhecemos o

EcoRecanto, uma pousada vegetariana! Somada à diversidade de cores, espécies, ervas, temperos, especiarias e combinações de paladares sem iguais, as refeições incluíam um “Q” indiano, sem contar as dicas das propriedades terapêuticas dos pratos e alimentos ensinadas por Kula a guardiã do local. Outro diferencial é o preparo das refeições apenas com azeite extra-virgem e manteiga clarificada Ghi (sem colesterol e terapêutica).

Banho de Sol em Trindade

Tal qual a nutrição física pelo verdadeiro turismo gastronômico, pudemos também alimentar o espírito com o belo jardim, bananeiras, a coleção de bromélias, seguindo com o passeio pela trilha interna com a vegetação e arvores antiquíssemas catalogadas, passando por gruta, piscina natural e até uma grande cachoeira puríssima. Outro atrativo foi visitar uma Ecovila vizinha com direito a fabrica de banana passa, máquina de lavar roupa natural e Templo Hare Krisna.

Turismo Cultural pelo Centro Histórico de Paratí

Completando o pacote de experiências sensoriais, o refeitório do EcoRecanto é feito de bioconstrução, a sala de prática de yoga é um mirante para o mar, a sessão de massagem é inesquecível, a sauna Ayurvédica um tanto quanto curiosa, e o banho de ofurô vem com uma “poção mágica” inacreditavelmente cheirosa pelas pétalas do jardim e as ervas fresquinhas do herbário orgânico da própria pousada. Leveza é a tradução!

Herbário
Cachoeira no quintal atlantico

Por falar em herbário, que maravilha poder conhecer pessoalmente uma verdadeira enciclopédia viva e diversa de ervas medicinais também catalogadas. Nossa! Tem de tudo ali, e se você tiver sorte como eu de passar por lá em dia de poda, ainda leva umas mudinhas exóticas de presente com as instruções de uso e plantio! Ou então pode adquirir os óleos de massagem, tônicos e loções naturais, biodegradáveis produzidos ali mesmo sem impacto ambiental com essas ervas alimentadas de carinho.

Banho de mar mesmo com o tempo nublado

Para chegar, prepare-se para a aventura, pois a pousada fica em meio à mata atlântica e em dias de chuva é preciso de carro com tração 4X4 para passar pelo trecho final de 1 KM, ou então respire fundo para a caminhada saudável até esse pouso natural, simples e aconchegante que nos deixou encantados. Leve botas de borracha, guarda-chuva, lanternas, máquina fotográfica e o coração aberto a receber uma especial motivação de multiplicar seus hábitos saudáveis.

Suíte
Fachada da casa central bioconstruída
  
  

Publicado por em

Kula Devi

Kula Devi

16/10/2009 09:15:41
gostei muito Nayana .. muito carinho e apreciação
Vc captou a alma do Eco- Recanto .. parabens !!
Kula

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Maravilha Kula Que bom que meus sentidos puderam apreciar o EcoRecanto. Naiana.