Guarda do Embaú - Verão sem Emissão

Praias, Trilhas, Cultura e Educação Ambiental

  
  
Vista da Guarda e Rio da Madre de Cima da Pedra do Urubú, Guarda do Embaú, SC, Brasil
Surf Profissional, Noldinho na Onda

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

Rumo à Prainha, Guarda do Embaú, SC, Brasil
Trilha para Chegar na Prainha, Guarda do Embaú, SC, Brasil
Rio da Madre ao Fundo, Guarda do Embaú, SC, Brasil
]

Noldinho na Onda

Pra quem ainda não conhece, a

Guarda do Embaú fica em Palhoça, a 60 km de Florianópolis, em direção ao Sul. O mar grosso e as ondas perfeitas para o surfe são alcançadas logo depois de se atravessar o Rio da Madre, podem chegar a 12 pés. Conta a lenda que o nome da praia teria origem nos baús com tesouros que foram enterrados na área pelos jesuítas durante a Guerra dos Farrapos. Tem gente à procura até hoje. A região faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área ambiental protegida, e também pertence à APA da Baleia-franca. É uma região bastante conservada e virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Tivemos lá a pouco tempo, fora da alta temporada, passeamos bastante e já aproveitamos para pesquisar sobre tudo o que vai rolar no verão 2010.

Guarda do Embaú, SC, Brasil
Canoas para atravessar o Rio da Madre, Guarda do Embaú, SC, Brasil

Diversas cachoeiras para conhecer e pontos para prática de vôo livre e canoagem. Na Guarda tem muita coisa boa pra fazer:
Passeio de barco, Pescaria, Caminhadas, Observação de aves, Fotografia, e até mesmo fazer nada, o que é ótimo nas férias hehehehehhe.

De Cima da Pedra do Urubu, Guarda do Embaú, SC, Brasil
Surf na Guarda do Embaú, SC, Brasil

Lindos Lugares para conhecer:

Sede do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Visitas a sítios arqueológicos, Praia da Guarda, Praia dos Ranchos e Bar do Evori, Praia do Maço, Prainha, Rio da Madre, Caminho da Guarda a Pinheira pelo Vale da Utopia, Trilha, Casa da Cultura na Enseada do Brito e Pedra do Urubu. Eu e meu companheiro, Anderson, durante a trilha de acesso à Pedra do Urubu, paramos para pedir informação a um surfista que passava por lá, e adivinha, era Paulo Zulu. Atenção tietes de plantão, é só fazer a trilha bem cedinho para encontrar a figura hehehhe!

Outros Passeios na Região:

Pesca na Guarda do Embaú, SC, Brasil

Os engenhos de farinha, as cachoeiras Albardão, Três Barras, Paulo Lopes, conhecer o projeto de agricultura orgânica do Dom Natural, Praia da Pinheira, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Gamboa e Siriú.
Serra Geral - Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1998. Uma associação de agricultores integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987), que tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abrem suas casas para o convívio do dia-a-dia. O objetivo é compartilhar o saber fazer, histórias e cultura, paisagens, com hospedagens simples e aconchegante com direito a conversas ao pé do fogão a lenha, a tradicional fartura de nossas mesas e passeios pelo campo.
Cientes da responsabilidade para com a natureza, praticam e promovem a agricultura orgânica como base do trabalho, garantindo com isso uma alimentação saudável para as famílias locais e visitantes.

Férias pesadas hehehehhe
Segura essa!

Pesca e Passeios:

Passeios de canoa com verga para até quatro pessoas, ou de batera a motor para seis pessoas com duração de cerca de 1h30, saindo do Rio da Madre e subindo em direção à Lagoa do Ribeirão, em Paulo Lopes, sempre com uso de colete salva-vidas.
Você pode pescar com caniço, jererê ou puçá (siri). Pode também aprender a usar uma tarrafa e, nas paradas, fazer trilhas até a Gamboa, receber noções básicas de salvamento, saber como é feita uma travessia a nado com segurança, conhecendo as correntes, o ecossistema marítimo e ribeirinho. Também pode conhecer as lendas e o folclore da Guarda com pescadores locais como Arno, Gabriel e Diele e vivenciar sua cultura e hospitalidade.

Guarda do Embaú, SC, Brasil

No final da tarde, quando acontece o pôr-do-sol e o rio fica prateado, é o melhor horário para estas atividades. Experimente remar na Canoa Guerreira. É muito legal!

Durante o inverno, além das atrações já citadas, você pode vivenciar a experiência mágica de avistar baleias-francas, participar da pesca da tainha e comer peixe fresquinho preparado pelos próprios pescadores além de conviver com a hospitalidade e de outras atividades culturais da comunidade.

O Caminho do Peabiru não pudemos fazer dessa vez, mas já está na listinha de próximos passeios, pois esse caminho era uma rota sagrada para os índios Guaraní que a utilizavam para a busca das terras sem males. O homem branco o conheceu, pois um dos náufragos da expedição de Juan Diaz Soles que foi resgatado em 1516 pelos Índios Carijós no Porto do Patos, ao conquistar a amizade dos Índios, pode conhecer esse caminho que ligava o Oceano Atlantico ao Oceano Pacífico, seguindo do Perú ao litoral brasileiro.O trecho inicial de 25 km hoje é a trilha ecológica que liga a Enseada do Brito à Praia da Pinheira e pode ser feita em um dia. Há um projeto de tornar essa rota numa espécie de "Caminho de Santiago de Compostela Brasileiro", valorizando esse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades que vivem ao longo desse roteiro histórico-cultural.

Caminho do Peabiru, Guarda do Embaú, SC, Brasil

Saúde e Esporte:

Escola de Natação e Surfe da Guarda do Embaú
Atividades de verão: iniciação à natação, ao surfe e atividades e educação ambiental. Os interessados se encontram na frente dos barquinhos às terças e quintas. As atividades dependem das condições da natureza, se o mar está muito agitado, podem fazer natação, se o vento é sul ou está chovendo pode haver então caminhadas para atividades de educação ambiental, integração com a natureza ou gincanas e duram cerca de 1h. Idade mínima de seis anos acompanhado dos pais. A partir dos sete, não é necessário.
As atividades também promovem a integração entre a comunidade local e os turistas, com troca de experiências.

Escolinha de Surf

O professor Madeira é o proprietário da academia da
Guarda do Embaú e, desde 1989, iniciou esta atividade voluntária quando percebeu a necessidade urgente de ministrar aulas de natação diante de varias ocorrências de afogamento de pescadores no rio da Madre.
A escola de natação e surfe está criando gerações, pois as crianças que frequentavam a primeira turma em 1990 já têm filhos na escola. Neste ano a escolinha completa 20 anos. Madeira ressalta aos interessados que não se trata apenas de diversão. É uma atividade consciente de respeito aos limites necessários dentro do mar e lembra que os que normalmente se afogam sabem nadar.

Escolinha de Surf

A escola também oferece atividades aquáticas personalizadas tais como: salvamento, sobrevivência marítima e iniciação à natação. Consulte a programação para saber da disponibilidade de vagas.
A Guarda do Embaú é um lugar perfeito para práticas esportivas, em especial o surfe, natação, caminhadas, caiaque, canoa, escalada, kite surf, yoga etc.

Escolinha de Surf

Além disso, é possível passar suas férias na Guarda sem parar de malhar sob orientação, mantendo a forma com as aulas de Pilates da professora Aiágoda Morais.

Bicicletas e Oficina

Podemos encontrar locação de bicicleta no Armazém Cumbatá e na Titânio Cicle da Pinheira, passeios acompanhados para as cachoeiras e engenhos de farinha no Albardão, Três Barras, Sertão, Gamboa, Parque do Tabuleiro e até mesmo passeios noturnos para apreciar a beleza do céu e a magia do plâncton.

Passeio Ciclístico dia 20 de dezembro de 2009

Será realizado dia 20 de dezembro, domingo o Passeio Ciclístico de abertura do Verão Sem Emissão, parceiros turistas que estiverem pela região, levem roupa adequada, tênis, garrafinhas de água e muita alegria. Saída pela manhã do Titânio e do Armazém Cumbatá.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

É uma das maiores unidades de conservação do sul do Brasil e está localizado na porção centro-leste de Santa Catarina. O parque possui uma vasta biodiversidade e ecossistemas, protegendo cinco das seis fitofisionomias presentes em todo o Estado: restingas, manguezais, mata de encosta, campos de altitude e floresta de araucária.
Inaugurado em 2002, o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, localizado na Baixada do Maciambu, em Palhoça, conta com auditório, sala de educação ambiental e uma trilha interpretativa numas das restingas mais desenvolvidas do sul do Brasil, atendendo anualmente centenas de famílias e escolas que buscam momentos de lazer e aprendizagem em contato com a natureza.

Parque do Tabuleiro, Guarda do Embaú, SC, Brasil

O Programa de Educação Ambiental desenvolvido no Centro de Visitantes oferece trilha interpretativa e vídeos relacionados à conservação da natureza do parque, oficinas de teatro, mosaico com materiais reutilizados e oficina de pesquisa cientifica. Para a realização das oficinas é necessário agendamento prévio.
A trilha interpretativa possui 1 km de extensão e o grau de dificuldade é considerado fácil. Percorre diversas formações vegetais que formam a restinga, onde é possível observar a riqueza de fauna e flora encontrada nestes ambientes. A caminhada é feita com o acompanhamento de monitores.
Durante a caminhada, com muito silêncio e um pouco de sorte é possível observar algumas espécies de animais silvestres que habitam a Baixada do Maciambu, como jacarés, capivaras, antas e cutias.

Parque do Tabuleiro, Guarda do Embaú, SC, Brasil

Mas devemos ressaltar que nem sempre é possível observá-los, afinal todos vivem livres em seu habitat natural, e muitos têm hábito noturno e/ou crepuscular, como é o caso do gato-do-mato-pequeno, cachorro-do-mato, tatu, lontra, gambá, tamanduá-mirim e muitos outros.
O importante ao passar pelo Centro de Visitantes é saber que eles moram ali, pois sua casa está sendo protegida, a natureza do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
O Centro de Visitantes está aberto ao público de quarta a domingo, das 9 às 16h. A partir da segunda quinzena de dezembro, o horário de atendimento será alterado e será das 13h às 19h, atendendo à demanda de veranistas que frequentam as praias do entorno do parque.

Parque do Tabuleiro, Guarda do Embaú, SC, Brasil

A principal referência para encontrar a entrada do Centro de Visitantes é o posto de combustível Maciambu, na BR-101. A entrada fica a cerca de 100 metros no sentido norte/sul. Existe também uma placa indicando a entrada para o pelotão da Polícia Ambiental, no mesmo local.
Visite o Parque para conhecer um pouco mais sobre a riqueza existente no Tabuleiro, a biodiversidade mora nesse lugar !
Os agendamentos de grupos organizados, escolas e universidades devem ser feitos pelo contato: (48) 3286-2624. Visitantes convencionais não necessitam de agendamento prévio.
Fonte: http://www.fatma.sc.gov.br/

Descansando nas férias, Guarda do Embaú, SC, Brasil!

Educação Ambiental

É uma prática que não descansa nas férias, então amigos turistas, a Guarda do Embaú nos convida a:

Utilizar bicicletas para passear e fazer compras;
Buscar informação sobre dia e horário da coleta de resíduos;
Não gerar embalagens e outros materiais desnecessários;
Levar saquinho de lixo para a praia e, ao trazer de volta, coloque nas lixeiras;
Evitar desperdício de água e luz e
Bom senso para ouvir música nas casas e carros, evite usar garrafas de vidro nas ruas.
Lembre que não é apropriado levar cachorros na praia e não se pode acampar na praia e nos costões.
É por esta sua vocação turística que a Guarda se propõe a uma série de práticas que têm por intenção contribuir para diminuir o aquecimento global.

A Guarda do Embaú está sintonizada com o movimento internacional contra o aquecimento do Planeta e, neste verão, promove o movimento em busca da sustentabilidade socioambiental, por iniciativa do espaço cultural Armazém Cumbatá.

Descansando na Trilha da Prainha, Guarda do Embaú, SC, Brasil

Reflexão Ecológica

=== Por Sueli Ota - Tao Consutoria: ===

Mudanças climáticas, frio e calor fora de estação, tempestades e inundações foram notícia em 2009 e vêm sendo manchetes em todo o mundo. Estima-se que a temperatura da Terra tenha aumentado 0,6ºC no século e que os últimos dez anos foram os mais quentes da História. A temperatura do planeta é regulada por um fenômeno natural chamado “efeito estufa”. Ele permite manter a temperatura média entre 15 e 35ºC (ideal para a vida na maior parte da superfície terrestre). Sabemos que 99% da atmosfera é constituída por nitrogênio e oxigênio, mas alguns outros gases estão presentes em pequenas quantidades, incluindo os gases do efeito estufa (GEE). O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os clorofluorcarbonos (CFC) e também o vapor d’água juntos formam uma “capa protetora” transparente que deixa passar os raios solares, mas retém a maior parte da radiação térmica refletida pela superfície terrestre e impede sua dispersão no espaço. Sem o efeito estufa, o calor dos raios do sol que alcançam a superfície terrestre voltaria ao espaço, e a Terra congelaria.

Chegando na Prainha, Guarda do Embaú, SC, Brasil

O problema, portanto, não está no efeito estufa, mas na sua intensificação ou no lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, tornando o planeta mais quente.
O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás causador da intensificação do efeito estufa, pois todo meio de transporte motorizado – carro, ônibus, avião, barco – utiliza combustível fóssil (gasolina, óleo, querosene). Estes combustíveis eliminam para o ambiente o CO2. O segundo gás estufa mais significativo, liberado pela atividade humana, é o metano (CH4), 20 vezes mais potente que o CO2. Ele é produzido pelo processo digestivo dos ruminantes, pela decomposição de aterros e em arrozais. No Brasil, a derrubada e queimada de florestas é responsável por 75% das emissões de CO2. Quando uma área é desmatada, além de deixar de capturar CO2, ela o devolve para a atmosfera, seja pela decomposição natural ou pelas queimadas. Outras conseqüências do aquecimento global: a Floresta Amazônica poderá desaparecer e alterar o regime de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, provocando por exemplo ciclones extratropicais no litoral.

Guarda do Embaú, SC, Brasil

O que podemos fazer para auxiliar na redução do aquecimento global?

1. Economize energia elétrica: troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e apague as luzes desnecessárias;
2. Utilize mais o transporte coletivo e a bicicleta: Um litro de gasolina emite 2,74 kg de CO2. Se alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10% desse valor (utilizando transporte coletivo, bicicleta ou caminhada), contribuirá com a redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano.
3. Dê preferência a carros a álcool: O resultado da combustão do álcool é água.
4. Participe de campanhas de preservação e recuperação de matas: uma árvore absorve 800 kg de CO2 em 20 anos. Uma floresta de 40 anos pode armazenar, em apenas um hectare, entre 100 e 200 toneladas de carbono. Todos os anos essa mesma floresta absorve da atmosfera até 3,5 toneladas de CO2.

Mapa da Praia da Pinheira

5. Recicle o lixo e consuma menos embalagens: A reutilização ou reciclagem de produtos pela indústria elimina ou reduz uma série de etapas de produção agressivas ao meio ambiente.
6. Contribua e apóie iniciativas de manutenção de áreas naturais: Quando uma área é desmatada, além de deixar de capturar CO2, passa a devolvê-lo para a atmosfera.
7. Pressione governos e empresas a substituírem fontes energéticas à base de combustível fóssil por fontes renováveis, como a energia solar e a eólica.
8. Exija da sua prefeitura a coleta de lixo seletivo: os resíduos sólidosconstituem importantes e crescentes fontes de emissão de metano.
9. Exija da sua prefeitura sistemas de transporte público e ciclovias eficientes.
10. Apóie e participe de campanhas de conscientização.
Fonte: http://spvs.org.br/clubedaarvore

Praia do Sono

Cinco motivos para andar de bicicleta:

1 – É um modal totalmente limpo, sem emissão de poluentes.

2 – Ao mesmo tempo em que você se locomove, faz exercícios físicos e contribui para sua saúde e bem-estar.

3 – O motorista que deixa o carro em casa contribui para melhorar o trânsito. Cada bicicleta é um carro a menos nas ruas.

4 – Com a bicicleta, o ciclista tem mais contato com a dinâmica da cidade e conhece melhor o espaço urbano.

5 – Além de não poluir, a bicicleta é silenciosa e diminui o barulho nas grandes cidades.

Praia da Pinheira

[[http:// www.armazemcumbata.com.br|Armazém Cumbatá]]

Por tamanha movimentação ecológica eu não poderia deixar de registrar nessa matéria O Armazém Cumbatá que nos recebeu na Guarda do Embaú com carinho e hospitalidade. Esse pólo cultural oferece um novo espaço aos visitantes e moradores da paradisíaca Guarda do Embaú. Nele se valoriza a saúde, a sustentabilidade socioambiental, a arte e a cultura, temperados com tradições e lendas deste povo acolhedor. Inaugurado em dezembro de 2008, o Armazém já é reconhecido pela excelente gastronomia e boa música. Um lugar harmônico, interativo e criativo. Nem só restaurante, nem só lojinha de artesanato, nem só bar ... os espaços do Armazém Cumbatá são:

Matéria

EmbauBarCafé: pães, doces e tortas, alimentos orgânicos, vegetarianos, coloniais e artesanais, especialidade em aromas e temperos multiculturais. Cafés especiais, chocolate quente e chás diversos. Cachaças e petiscos de boteco. Leitura, jogos de mesa, internet wireless.
Quintal da Guarda: Espaço musical de qualidade, chorinho, samba, MPB, jazz etc.
Temos toca-discos vinil no happy hour.

Músicalidade Brasileira de primeira linha

Arte Tabuleiro: é o espaço do artesanato no Armazém Cumbatá, onde a atividade é promovida pelos proprietários do Armazém, Marli Luisa, a Lica, e Nelton. O objetivo é estimular a criatividade, a produção, o resgate e a valorização da cultura regional para melhoria na renda das famílias das comunidades, com diversos cursos em parceria com o Grupo de Mães da Guarda do Embaú, Senar Florianópolis, Sebrae, UFSC. São cursos de pintura em tecidos e emborrachados, cultivo de ervas medicinais, conservas de doces e salgados, confecção de acessórios.
Dentre os trabalhos em exposição para venda no Armazém Cumbatá tem patchwork, caixas forradas, fuxico, móbiles, pathcolagem, cerâmicas, crochês, bordados, acessorios, artigos em taboa e junco, mosaicos, esculturas em madeira, cestarias, bolsas e outros.

Fachada do Armazém Cumbatá

Eu mesma tenho uma esteira de taboa para praticar Yoga e um chinelinho também de taboa que é um luxo, natureba, ecológico, bonito, super confortável e saudável, pois essa palha tem várias propriedades terapéuticas. Ao passar por lá leve vários pares, pois o difícil depois é escapar das amigas louquinhas de vontade de raptar seu chinelinho hehehehehhe
Conversando com “Lica” ou Marli, idealizadora e proprietária, descobrimos que tudo começou com o envolvimento desta com uma crise de estresse de cidade grande. “A busca pela grana e não pela felicidade”. Depois, veio o entusiasmo e a inspiração para buscar uma forma de trabalhar com amor e junto com a comunidade melhorar o desenvolvimento local. “Sou de comunidade caiçara e ví minha cidade e muitos outros lugares mágicos desse Brasilzão se “enfeiando”. O povo se distancia de sua cultura em decorrência de vários fatores, entre eles a especulação imobiliária, o crescimento desenfreado do turismo “de massa”, diz a empreendedora. Segundo ela, mesmo em locais em que se criaram unidades de conservação não houve a preocupação de tratar as comunidades tradicionais com a dignidade que merecem. “Muitas vezes moradores de comunidades, pescadores, agricultores abandonaram seu lugar para viverem distantes, longe de seu chão, de seus laços históricos”. Como advogada socioambiental, Lica viu que podia fazer algo pra ajudar e arregaçou as mangas. “Nelton, meu companheiro e sócio, convive na Guarda há 18 anos, é veterinário e amarradão em agricultura orgânica, alimentação natural e nutracêutica, ele gosta muito de cozinhar. Escolhemos fazer o que nos dá prazer, com amor, simplicidade e bom gosto, e já que gostamos tanto de receber pessoas, de apreciar boa música, comida gostosa e cuidar de jardim, resolvemos unir nossas vontades e montamos este espaço. O nome do Armazém foi escolhido para homenagear uma amiga arvore que mora no quintal do Armazém e que também deu o nome à rua onde o Armazém se situa e que une a Guarda à Pinheira. Antigamente, era uma trilha cheia de Cumbatás unidos um ao outro como num túnel. Hoje o cumbatá do Armazém é uma das poucas árvores que sobreviveram à morte súbita das serras elétricas. A Cupania oblongifolia em tupi guarani significa “mato que serpenteia”.

Galera Curtindo o Ambiente

CAMBOATÁ

Lembro hoje da saudade
sentado à sombra do camboatá
onde na infância brincava pelas manhãs
árvore velha, da mata anciã
brincava de balanço em seus grossos galhos
em seu grosso tronco
meu balanço armei
árvore velha e antiga
em sua frondosa sombra, brinquei
os anos de infância, passando
meu corpo de menino crescendo
e tu velho amigo
com os anos também envelhecendo
no verão, ainda faz sombra gostosa
brinquedo da gurizada
no inverno, friagem rigorosa
protege a todos, do sopro do minuano
assim é tua vida ,velho companheiro
da sombra e brinquedo,todo o ano
na primavera é grande algazarra
teus inquilinos camboatá
de novo estão voltando
é a passarada em revoada
ninhos, em teus galhos, estão montando
agrada quem te vê,
tão viva e populosa
e a gurizada em ti ainda brinca
velho camboatá da minha infância
doces lembranças trago de ti
velha da mata, amiga de confiança.
Delonir Pereira Cavalheiro, Canoas – RS

Neste verão, o Armazém Cumbatá promove o movimento “Em busca da Sustentabilidade Socioambiental”, a idéia é que o verão na Guarda seja um verão sem emissão, portanto deixe seu carro na garagem caminhe e pedale pela região. A iniciativa do Armazém envolve ainda diversas atividades na área da saúde, meio ambiente, arte e cultura, alimentação saudável e diversão.

Nós turistas esperamos que todo o comércio e iniciativa privada tenham essa postura de turismo sustentável e responsável, interação com a comunidade e bom gosto!

Serviços

http://www.guardadoembau.com.br/

http://www.guardadoembau.com/

http://www.vamosguarda.com/

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro:

Fone:(48) 3286-2624

Destina Agência de Turismo:

Site: www.destina.tur.br/contato

Armazém Cumbuatá:

Restaurante, Bar, Artezanato e Música Endereço: Rua Cumbatá, 101 (a 80 metros do centrinho da Guarda)

Orkut: Armazém Cumbatá
www.armazemcumbata.com.br
Twitter/ArmazemCumbata
Fones: (48) 3348-5824 e 9633-0090

Bar do Evori:

Site: http://www.bardoevori.com.br/

Pilates:

Aiágoda Morais

Fone:(48) 8813-8999
E-mail: movstar_sc@hotmail.com

Casa da Cultura:

E-mail: casadaculturaacoriana@gmail.com

  
  

Publicado por em

Marcelo Juliano

Marcelo Juliano

14/11/2011 16:52:36
Muito legal o espaço de divulgação que vcs criaram, com muita informação e conscientização, para o pessoal aproveitar as maravilhas da natureza, cuidando de nosso planeta...!
Lugares especiais como esta Praia inesquecível, Guarda do Embaú...cada vez que vamos temos sempre uma certeza, voltaremos...!!

Valeu mesmo!
Marcelo Juliano
Porto Alegre - RS

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Marcelo A Guarda é especial mesmo, assim como toda a natureza do nosso Brasil! Valeu, Naiana.
Clara

Clara

27/10/2010 12:55:35
Valeu Naiana!!!!! Beijao!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valewwwwwww Clara, Abraço.
Clara

Clara

18/10/2010 20:58:11
Oi!!
meu nome é clara; eu estou indo pra guarda do embaú neste proximo feriado de finados. Ouvi falar da casa de um moço que chama "fumaça"; que faz um jeito de viver, com alimentação orgânica e super alto astral e gente fina... queria saber como eh que eu faço p chegar lá, se alguem souber... queria o contato de alguém! hehe to afim mesmo de ir!!! valeu!! meu e mail é: clarex5@hotmail.com

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Clara, Tenho uma amiga que conhece bem lá, entre em contato com ela. marliluisa@onda.com.br Abraço, Naiana.
Arthur

Arthur

17/02/2010 15:57:05
Sim ja passei o Carnaval na Guarda do Embaú, surfei, toquei musica brasileira no Armazém Cumbata, e participei de um café colonial lá também, esse lugar é uma magia completa só quem visita pode sentir o encantamento de estar na Guarda do Embaú.!!
Arthur

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Arthur Maravilha mesmo estar na natureza e em ambientes de bom gosto e cultura! Abraço, Naiana.
Arthur

Arthur

29/01/2010 17:50:59
Legal mesmo!!!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Arthur Você já esteve na Guarda do Embaú ? Abraço, Naiana.
Patricia

Patricia

06/01/2010 21:00:08
Me enamore de Guarda,este año si dios quiere vuelvo!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Que o universo conspire para seu retorno! Boa sorte!
Lica

Lica

22/12/2009 21:45:35
Naiana, o que vocês fizeram nesta materia esta trazendo beneficos incriveis para a região! as pessoas locais sentem-se valorizadas e motivadas para novas propostas..
Não consegueria nesse pequeno espaço contar tanta coisa boa que ouvi sobre a materia!! Muito obrigado Naiana e Anderson, o EcoViagem é uma forma muito digna de ajudar o mundo a ser melhor e as pessoas mais felizes!! muito agradecida!! Arigatogozaimassu!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valeu Lica Nós é que parabenizamos pelo trabalho feito na Guarda! Como foi o Passeio Ciclístico dia 20 de dezembro? abraço, Naiana.
Kiryl

Kiryl

22/12/2009 14:25:26
Eu moro em Garopaba e é lindo, mas a Guarda do Embaú é mágico... Parabéns pelo texto.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valeu Kirl, aproveite essa natureza linda! Naiana.
Lenice

Lenice

20/12/2009 10:34:17
Parabens pela matéria! Final de fevereiro é um bom período para conhecermos este paraíso? quanto custaria 2 pessoas?

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Lenice não somo agencia de turismo, somos um site de conteúdos! Vou passar o contato de uma amiga que mora lá e poderá lhe informar sobre alguma pousada. Lica: marliluisa@onda.com.br Boas férias, aproveite e cuidem da natureza! Naiana.
Lizandre Ramos

Lizandre Ramos

19/12/2009 01:25:20
Realmente, Lica e Nelton são pessoas muito especiais, Lica com o seu dom quase que mágico de realizar coisas maravilhosas, idéias...mil, que unem as pessoas a uma sociedade melhor.Nelton abrindo espaços para Lica concretizar seus sonhos. Parabéns pela grande iniciativa Lica e Nelton vocês são seres humanos maravilhosos!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Isso mesmo Lisandre, parabéns a todos que trabalham por um mundo melhor! Abraço! Naiana.
PINKS

PINKS

17/12/2009 14:43:22
Lindo....que fotos linda do jimi, este cara tem o dom...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Sim, é artista nato e auto didata! Sem contar que as belas paisagens potencializam a beleza que está nos olhos de quem vê! Naiana.
Jose David

Jose David

17/12/2009 12:59:33
É bonito. Muito bom! Obrigado.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá JOsé, Vale mesmo conhecer, é um paraíso. Lembre de levar as bicicletas para o passeio e para a campanha sem emissão! A Natureza agradesce! Naiana.