Itamonte, Sul de MG: No Circuito das Terras Altas da Serra da Mantiqueira

Volta dos 80, Pedra do Picú, Itatiaia, Agulhas Negras, Montanhas e Água para Todos os Lados

  
  
Trilha de Morro Grande ao Campo, Itamonte MG

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

A Cidade de Itamonte fica a 933 metros de altitude em meio à Serra da Mantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia, Agulhas Negras e Parque Estadual da Serra do Papagaio. mantiqueira significa erra que chora, tamanha a quantidade de nascentes de água. O símbola da Cidade é a Pedra do Picú. Estamos morando lá desde maio de 2009 e aproveitando para desbravar essa região intensa de potencial em Ecoturismo. A Primeira trilha que fizemos ao Campo foi em 5 de julho de 2009 e nossos guias foram Douglas e Thiago, nossos vizinhos e amigos.

Trilha ao Campo, Morro Grande

Ao final da trilha do Campo, Lage ao Funfo - Itamonte MG
Nossa Trupe em Itamonte MG

Iniciamos a caminhada as 6 hs da manhã, fomos presenteados com a quase lua cheia se pondo as 5 hs, simplesmente maravilhoso! O ponto de partida foi o mata burro da Cachoeira do Escorrega, seguindo sentido Morro Grande a cima. Passamos pelo centro, escola, igreja e campo de futebol de Morro Grande, pelo prédio abandonado e fazenda do Marcelão. Quando a estrada do Morro Grande acabou agente entrou à esquerda mata a dentro e caminhamos até a Pedra do Cigano quando o relógio marcava 10:30 hs. Fizemos alguns lanchinhos no caminho, a caminhada é longa e cansativa pela altitude e desnível constante.

Igreja de Morro Grande, Itamonte MG
Escola Municipal em Morro Grande, Itamonte MG
Na Pedra do Cigano, Itamonte MG

Precisa levar bastante alimento, e água nem tanto pois há dois pontos de água absolutamente limpa e pura. O retorno foi mais rápido, pois para baixo a gravidade ajuda, de forma que as 14 hs já estávamos no ponto de partida. É o tipo de passeio a se fazer com preparo físico adequado e no inverno, pois lá em cima no Campo o sol é de rachar. Esse local a 30 anos atrás era uma base de carvoeiros.

Água Pura em Itamonte MG
Picú Vista da Trilha ao Campo, Itamonte MG
Visual do Campo, Itamonte MG

Caminhando até a Pedra do Picú

Essa empreitada fizemos no dia 12 de julho de 2009. Nosso guia foi Célio, o filho de Seu Hélio e Dona Ana. Eles são nossos guardiões no Morro Grande, pois são nossos visinhos mais próximos, nos ensinam a plantar, usar as ervas medicinais nativas e a interpretar os sinais da natureza. Dessa vez a trupe foi maior: Célio, Jeferson, Esequiel, Daniel, Andi e Naiana.

Picú ao Fundo, Itamonte MG
Isac, Jeferson e Daniel em Itamonte MG

na verdade o acesso á Pedra do Picú pode ser feito via Fazenda Velha ou Engenho de Serra. Fomo pelo mais difício, pelo Engenho de Serra, pois nosso Guia é de lá. A trilha é bem fechada, muito íngreme e estava bem lisa pela chuva recente. Mas realmente sugerimos aos amigos turistas que optem pela Fazenda Velha, pois o bicho pegou pra gente hehehhehehe! Mesmo que a trilha fosse aberta e sem a chuva anterior, é necessário bastante preparo físico cardiorespiratório (aeróbico), bem como pernas fortes e flexíveis. O percurso é um show de bromélias sem igual. Lá de Cima agente tem visão panorâmica de Itamonte e cidades vizinhas.

Bromélias em Itamonte MG
Casal apreciando as montanhas da Mantiqueira, Itamonte MG
Célio e trupe apreciando a vista, Itamonte MG

Volta dos 80

Esse é um roteiro bem tradicional na cidade, pode ser feito de moto, carro ou a cavalo. Ideal para quem gosta d eapreciar as paisagens das montanhas mineiras. Ar puro, revoadas de pássaros e estrada de chão com bastante buraco, pedra e desnível. No entanto, qualquer taxista da cidade trabalha nesse passeio.Pagamos R$ 100,00 por um taxi, incluindo corrida e guiada.

Itamonte vista da Estaca

O trajeto saindo do centro da cidade, pega a estrada sentido Rio de Janeiro passando por: Coqueiro, Sobradinho, Capelinha, Estaca, Engenho de Serra, Brejo da Lapa, Vagem Grande, Serra Negra, cachoeira da Fragaria, Campo Redondo, Berta, Cachoeirinha, Souza e Uzina dos Braga. Ainda fizemos alguns desvios para conhecer a entrada do Parque das Agulhas Negras e a Cachoeira do Escorrega. Nossos guias foram Paulo, o taxista e Olavo, nosso amigo.

Capelinha, nossa primeira parada, Itamonte MG

Engenho de Serra

Esse é o bairro mais famoso da cidade, pois a princesa Izabel por lá passou e se hospedou quando veio a região buscar curar-se da anemia através da ingestão das águas ferruginosas. Tanto curou-se que conseguiu engravidar. A casa que ela pernoitou foi conservada pelo proprietário que recebe os turistas e conta a história com muita atenção e carinho. A casa é cedida também para ser usada com a igreja do bairro. A lojinha de artenasato oferece alguns produtos artesanais da região como geléias, doces, compotas, mel puro, pólen, licores e cachaças. As casas de lá são bem cuidadas e preservam o estilo colonial, os jardins recebm muita atenção e manutenção vísiveis pela beleza, limpeza e organização. A água mineral de Itamonte é de lá. E há também uma mina de água gazosa fora da fábrica. Do Engenho de Serra é possível visualizar a Pedra do Picú.

Fábrica de Água Mineral, Itamonte MG
Mina de Água Ferruginosa Gazosa, Itamonte MG
Praça do Engenho de Serra, Itamonte MG
Artesanato, Itamonte MG
Produtos Regionais d eItamonte MG
Pouso da Princeza Isabel em Itamonte MG
Restaurante, Itamonte MG

A próxima parada foi a lanchonete para tomar caldo de cana e comer pamonha e milho verde. De lá seguimos para o trecho de estrada de chão, fazendo o contorno na BR, depois desviamos uma pouco a rota tradicional para conhecer a entrada do Parque nacional do Itatiaia, pois no inverno estamos programados para subir até as Agulhas Negras.

Pamonha e Milho Verde, Itamonte MG
Entrada para o Itatiaia após o contorno, Itamonte MG
Picú entre as mmontanhas, Itamonte, MG
Parque Nacional do Itatiaia, Itamonte, MG
Vista da Casa do Getúlio Vargas, Itamonte, MG

Depois de alguns kilômetros de estrada de chão encontramos um casal aproveitando a tranquilidade do local e na próxima certamente levaremos umas cadeirinhas hehehehehhehe. Na sequência pudemos visitar o casarão de pedras, construída em 1937 para abrigar o então presidente Getúlio Vargas em suas viagens, ela se destaca por sua arquitetura, toda feita em blocos de pedras e com um belo visual para a serra da Mantiqueira. Realmente o ex presidente desfrutou de uma paisagem sem igual, cercado de montanhas, vegetação, ar puro e um mar de hortências.

Casa do Getúlio Vargas, Itamonte, MG
Casal numa boa, Mantiqueira ao Fundo Itamonte, MG
Cachoeira da Fragaria, 110 metros de altura, Itamonte, MG

De lá passamos pelos bairros rurais entre a base do Parque Nacional do Itatiaia e a Usina dos Braga. Nesse trecho os principais atrativos foram a Cachoeira da Fragaria que tem 100 metros de altura e o Campo Redondo. Esse bairro chamado Campo Redondo ficamos impressionados com a organização e beleza pelo cuidado da comunidade. Soubemos que há uns 20 anos atrás um casal de fora mudou pra lá buscando a tranquilidade da zona rural para criar o filho que estava para nescer. No primeiro banho de cachoeira o casal descobre que as casas não tinhas tratamento de esgoto, sendo este despejado no rio da cachoeira. A revolução cultural abara de começar, pois a futura mãe resolveu mobilizar toda a comunidade para regularizar o sistema de esgoto e a partir disso vários projetos foram implantados na área educacional, cultural e política. Hoje o filho desse casal pode desfrutar dos banhos de rio em água pura e da convivencia em uma comunidade organizada. É visível a diferença, ao passar por lá você sentirá esse algo mais em cada detalhe das casas, jardins e demais estruturas. Que mais pessoas sigam esse exemplo de trabalhar por um mundo melhor.

Chegando em Campo Redondo, Itamonte, MG
A Paisagem é linda, mas o desmatamento é visível, Itamonte MG!
Usina dos Brada, com uma queda de respeito! Itamonte MG

Mais uma vez desviamos um pouquinho para refrescar na cachueira do Escorrega, pois os Deuses nos presentearam com um dia lindo de sol e finalizar o passeio nas águas da Mantiqueira seria o ideal. Na nossa opinião, o Escorrega seria o melhor ponto do passeio. E população sabe disso, pois todo domingo o local recebe muitos moradores e turistas. Uma pena que na cominidade de Morro Grande a maioria das casas não têm rede de esgoto e este acaba seguindo direto para a cachoeira! Ao menos o volume de água é bem grande e pela proporção a poluição não prevalece. Mas isso não é desculpa para manter essa pendência com a natureza!

Escorregando no escorregador natural que deve ter cerca de 10 metros de adrenalina, Itamonte MG
Domingo de Sol no Escorrega, Itamonte MG

Para quem gosta de mais emoção, em Itamonte é possível vivenciar o Ácqua Ride, uma descida de Rio de Corredeira com suporte inflável, acompanhamento de guia, instruções e equipamentos de segurança.

Isso foi só para aquecer, pois em Itamonte e região tem muita coisa para visitar, cada cidade vizinha tem seu charme e atrativos.

Ácqua Ride no Rio Capivarí em Itamonte MG
Ácqua Ride em Itamonte, MG
Ácqua Ride em Itamonte MG

Serviços

Secretaria Municipal de Turismo:

Site: http://turismo.itamonte.mg.gov.br/contato.asp
Fone: (35) 3363-2241
Endereço: Praça 17 de Dezembro, nº 20.

Agência de Turismo em Itamonte:

Site: www.rotaturismo.com.br
Endereço: Rua Presidente Vargas, 455

Aqua Ride:

Ricardo (35) 3363-1212 / 8417-8260
ricardo_acqua@yahoo.com.br

Passeio de Acqua Ride para iniciantes:
Duração aproximada: 2hs
Local de saída: Bairro Capelinha
Local de chegada: Estância kpelinha (Laurinho)
Nível de corredeiras: I a II+
Equipamentos fornecidos: Capacete, colete, luvas-mão-de-pato, canejoelheiras
O que levar: camisa, bermuda e tênis (obrigatório) para molhar.
As instruções são ministradas no loca de saída.
Preço: R$ 42,00 p/ pesso
Qtde: 6 pessoas por passeio
Horários: 10:00, 13:00 e 16:00

  
  

Publicado por em

Jeferson

Jeferson

09/06/2012 14:20:45
Vocês deveriam ter visitado a cidade de Alagoa, pertinho do lugar que vocês visitaram, já estive por ai, lugar maravilhoso, pena que não vi nem uma foto da garganta do registro, onde fica o hotel Sao Gotardo, tenho boas recordações de quando passei por lá,realmente belo trabalho de vocês. Parabéns.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Jeferson Pode deixar que vou anotar Alagoa para incluir no próximo roteiro! valeu a dica! Abraço, Naiana.
Rodrigo Rafael

Rodrigo Rafael

21/12/2011 15:41:54
Parabéns Naiana pelo trabalho realizado nesse maravilhoso lugar chamado de Itamonte. Tenho vários parentes na cidade inclusive nas áreas rurais: meu pai nasceu na Conquista, parentes na Cachoeirinha e no Garrafão. Adoro aventuras em 4X4, me pareçe que tem um passeio chamado Volta dos 80 por aí néque somente em 4X4 é aconselhável. Sou de Jacareí e sempre estou pela cidade. Abraços e mais uma vez Parabéns pelo trabalho, fotos e o maravilhoso texto.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Rodrigo Sim a volta dos 80 é bom que seja em 4X4, mais garantido, né! Que bacana seus parentes serem da vizinhança, valeu! Abraço, Naiana.
Milca

Milca

08/12/2011 01:12:28
Itamonte é de tirar o folego, adoro Morro Grande, pois tenho parente lá, mas faz uns 7 anos q não vou ai, moro em Piracicaba SP, teria como vcs me enviar fotos da paisagem do morro grande em especial, par mim? beijos.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Milca Eu moro no Morro Grande, mas agora estou viajando e complica enviar foto fora de casa. Assim que puder enviarei! Mas nessa matéria sobre Itamonte tem bastante fotos do Morro Grande. Será que seus parentes são meus visinhos? Quem são? Abraço, Naiana.
Laerson

Laerson

12/12/2010 15:24:45
Estou me programando para conhecer Itamontes que pelo visto é uma beleza . Vou botar meu "Jeep" para rodar e passar alguns momentos com esta natureza linda que tem este lugar.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Laerson Faça boa viagem e aproveite!Cuidado para escapar do período de chuva (dezembro a março), pois com chuva nessa região fica complicado de curtir, pois chove bastante mesmo! Melhor programar a viagem para o período de seca (inverno), que é inclusive indicado para visitar o Parque Nacional do Itatiaia. Abraço, Naiana.
Jerri adriano zeferino

Jerri adriano zeferino

03/06/2010 18:45:10
Naiana e Anderson,
Muito legal o trabalho de voçes nesse lugar lindo que eu nasci e fui criado até meus vinte anos. Hoje moro e trabalho em Maringá no Paraná, mas sinto muita saudade daí! Um abraço, fiquem com Deus! Sucesso!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Jerri Sua terra é mesmo cheia de atrações naturais e belas paisagens! Abraço, Naiana.
Ricardo

Ricardo

26/12/2009 21:28:51
Parabéns pela bela iniciativa Naiana! Itamonte agradece pelo espaço e estamos esperando vocês para uma descida.
Valeu!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Maravilha Ricardo, será muito bom descer os Rios de Itamonte no Acqua Ride! Valeu!
Levis Litz

Levis Litz

17/12/2009 22:36:27
Achei muito legal o texto. Deu vontade de sair de casa (de Curitiba) e ir correndo para esse lugar maravilhoso. Quem sabe, nessas férias, não faço isso mesmo (risos). Parabéns!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Então Itamonte ficará te aguardando! Naiana.
Elli Nowatzki

Elli Nowatzki

17/12/2009 19:42:18
Parabens aos desbravadores Anderson e Naiana e aos guias e moradores locais.
Pelas fotos e comentários, Naiana é ótima, muito valente e tem fôlego de sobra para nos apresentar esses lugares maravilhosos,ainda desconhecidos do nosso amado Brasil.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Elli, a região te espera para ser desbravada! Naiana.