Jalapão, Paraiso em Tocantins

Cachoeiras, Dunas, Serras, Chapadas, Capim Dourado, Fervedouros, Rio de Água Potável, Maior Expediçao de Rafting do Brasil

  
  

Turismo de Aventura é Transformação

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

Pura energia do amigo Juninho, Jalapão, Brasil

Atravessei o Brasil de Curitiba à Palmas para visitar o Jalapão em julho de 2007 fazendo a expedição com a Empresa 4 Elementos. Agente foi até Palmas e de lá para o Jalapão com o Caminhão Carcarodon, com tração nas 4, tipo motor home.

Escrevo para declarar que estou maravilhada com a magia daquele lugar composto de belas paisagens, e da mais pura essência da natureza. A viagem foi um verdadeiro espetáculo, os três primeiros dias em Terra e mais três dias de Rio, sendo cada minuto uma cena e os artistas principais: o sol nascendo cor de rosa e se pondo vermelho rubi

Na Serra do Gorgulho

Trilha, escalada leve, Apreciação do pôr do sol, acampamento em uma fazenda, comidinha caseira no jantar hummmmmm

Sol se pondo
Serra do Gorgulho, Jalapão, Brasil

As noites de céu sempre estrelado repleto de estrelas cadentes guiadas pelo cruzeiro do sul, a lua esplendorosa nascendo cada vez com um figurino diferente olhando de perto Scórpion,

Apreciando o céu do Cerrado, Jalapão, Brasil

Os pássaros voando, revoadas e razantes de Arara Azul, animais silvestres aparecendo, o Pato Penacho dando canja por vezes,
o ar simplesmente cheiroso, as montanhas, as serras, as chapadas,

Serra do Gorgulho, Jalapão, Brasil
Carcarodon o caminhão que nos levou, Chapada ao Fundo
Morro da Catedral

Nas Dunas

A subida é longa, lá em cima o visual é maravilhoso, Mais um pôr do sol para assistir e depois a brincadeira é rolar, pular e descer com criatividade!

Deitar e rolar no Jalapão, Brasil
Dunas e Lua no Jalapão, Brasil
Dunas, Jalapão, Brasil
Alegria geral, Jalapão, Brasil

No Fervedouro

Os lagos que refletem a alma, a água brota da terra com a força da vida e te joga pra cima, a vegetação é linda e a terra cheia de energia.

Fervedouro, Jalapão, Brasil
A força da água que joga pra cima

Cachoeira do Formiga

Cachoeira de água potável, límpida, verde azulado
Uma dica Eco ensinada pelos guias que nos conduziram com segurança e responsabilidade é evitar passar protetor solar e repelente 1 hora antes de entrar nesse local e no fervedouro, pois é água muito pura e precisamos evitar qualquer forma de poluição.

Cachueira do Formiga, Jalapão, Brasil
Feliz da Vida

Comunidade Mumbuca e o Capim Dourado

E por vezes cenário, por vezes figurantes do elenco, lá estavam os moradores dos vilarejos do Jalapão, com os quais pudemos conviver muito pouco, pessoas completamente carentes, não só de informação e recursos, mas também carentes de perspectivas...

Esquerdo

A estagnação do pensamento hegemônico de conformismo um tanto carimbada no coração dessas pessoas, seja pelos meios de comunicação de massa, pelas instituições políticas e religiosas ou pela pobreza dolorida mesmo. Passando por lá, certamente levamos conosco um pouco do nosso Brasil e deixamos recursos que favorecem essa população.

Passando pela comunidade Mumbuca, origem do artesanato divino de Capim Dourado, nos deparamos com a revolução acontecendo: presenciamos a abertura do projeto “Casinha na Árvore”, uma iniciativa de uma liderança da comunidade, um evento que trata da auto-alfabetização comunitária, maratona de leituras, educação ambiental e resgate da cultura local, como o dialeto Mumbuca e as ervas de cura da região.

Nossa! Foi a corredeira “mais emoção” da Expedição Jalapão composta pelas lágrimas de esperança de um mundo melhor para esse povo brasileiro.

Então, ao visitar o Jalapão, se puder, sorria dentro dos olhos dessas pessoas, brinque com as crianças, ensine alguma coisa a alguém, aprenda algo com alguém, troque energia, ofereça uma palavra que alimente qualquer movimento de transformação, não fique só na platéia, entre no palco, interaja com os artistas da natureza e com cada detalhe do cenário...

E assim vamos participando para quem sabe um dia o caminho dessas pessoas brilhar como o Capim Dourado podendo exercer o direito de sentir, pensar e agir com uma real liberdade social!

Naturalmente lindo
Capim dourado ainda verde
Capim pronto para ser costurado

Depois de 3 dias em terra visitando tudo isso, nos despedimos do caminhão e seguimos para mais 3 dias de Rafting no Rio Novo, a partir daqui, o mínimo de bagagem, pois os acampamentos passam a ser na beira do Rio. A cada dia as corredeiras vão aumentando o grau de dificuldade gradativamente até chegar na sessão extase após a Cachoeira da Velha.

Em cima do caminhão
Refresco no Rio antes de deixar o caminhão

Os Acampamentos nas Praias de Rio

Começa o Rafting

No rio as praias paradisíacas dos acampamentos. As barracas, colchonetes são levados pela própria empresa, sem contar os lanches, almoços e jantares que surgem do nada, no meio da natureza izolada. Toda a bagagem vai no bote cargueiro e nós turistas no bote normal remando e curtindo a paisagem. Todos dias nos divertimos montando e desmontando o acampamento etinerante, cada dia uma surpresa de local. Cada turista leva seu travesseiro, saco de dormir e pertences pessoais no saco estanque sedido pela 4 elementos.

Acampamento beira rio
Sol nascendo no acampamento
Visual do Acampamento, Jalapão, Brasil

A Presença da Cachoeira da Velha

Me pareceu fazer rafting sobre um aquário absolutamente transparente com corredeiras alucinantes até chegar na magnífica Cachoeira da Velha. Entramos de baixo dessa cachoeira e depois o bote passou no meio de um arco-íris ... Em baixo da Velha as pessoas choravam de alegria e gratidão pelo presente universal de estar alí.

Energia Divina
Pura Magia

Bem, e nos bastidores, a equipe que viabilizava tudo: os guias, que temperavam sua competência técnica com a alma, com brilho no olhar, o coração de chocolate, o carinho com a comunidade local, a programação perfeita, sem contar os jantares inacreditáveis que surgem no meio do nada!

Os Guias Paulão, André e Paulinho Spinelli

SE você ainda não fez Rafting, vá, mas vá forte, por inteiro;
Leve apenas o necessário;
Permita que a natureza vibre a harmonia em você;
Abra seu coração para aventura;
Abra seu coração para a beleza dos lugares;
Abra seu coração para as pessoas maravilhosas que certamente estarão contigo nessa trip;
Abra seu coração para a transformação inevitável que a natureza pura tem o poder de fazer.
Boa viagem !

No bote cargueiro hehehehe tirando onda no remanso
Aproximação das corredeiras da sessão extase
Vegetação
Flor do Cerrado
Jalapão, Brasil
  
  

Publicado por em

DITA ARAUJO

DITA ARAUJO

15/08/2011 10:12:21
Gente isto é o maximo e so agora encontrei. Da ate vontade de estar la . Sou escritora e estudante de jornalismo voces poderiam me mandar algumas fotos para eu trabalhar com elas por favor. Estão de para bens. fizeram uma boa escolha.
Da proxima vez me convide . Vou fazer uma materia e tanto.
Beijos. Dita Araujo

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Dita O Jalapão é maravilhoso mesmo! Todas as fotos do Jalapão que tenho estão na matéria aí do blog. Pode usar essas fotos e colocar os créditos. Onde moro a velocidade da internet é bem ruim para enviar fotos, se puder baixar por aí, melhor! Abraço, Naiana.
Katia

Katia

08/11/2010 13:13:52
Olá!
Por favor, a 4 elementos deixou de atuar em jalapão? A única opção agora de rafting é a korubo?
Se alguem tiver o endereço da 4 elementos agradeço.
Obrigada

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Katia A última notícia que eu tive é que a 4 elementos estava em parceria com uma empresa de São Paulo. Mas quem poderá lhe passar uma informação bem precisa é o coordenador das operações da última temporada, o nome dele é "Paulo Spinelli" <paulo@praiasecreta.com.br> Abraço, Naiana.
Filomena tapadinhas

Filomena tapadinhas

13/10/2010 09:06:18
Adorei esta descrição e gostaria de fazer uma viagem identica á sua,
gostaria de saber se fez este passeio com agencia de viagem, com viagem organizada , ou se foi programando á medida que fazia o percurso.
obrigada

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Filomena Fiz a viagem fechada com uma agencia, pois as estradas são muito esburacadas,mesmo tendo 4X4, não vale a pena ir por conta, pois a chance de arrebentar o carro é grande, e oficina no meio do deserto não tem. Entre em contato com o coordenador da equipe que nos guiou: "Paulo Spinelli" <paulo@praiasecreta.com.br>, prepare-se para passear no paraiso! Naiana.
Alexandre

Alexandre

11/04/2010 10:23:26
Puxa vida , que bonita a forma em que foi descrita essa viagem. Pareu-me mais uma poezia, tao simples que pode nos transportar para os locais descritos com muita beleza em encantos repentinos em um sonho. Amei.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Alexandre, tudo bem ? Você já foi para o jalapão? Estar lá sim é um sonho real ... Abraço, Naiana.