Nas Férias de Julho Passa Quatro é um Passeio Imperdível para Crianças e Adultos.

No Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira entre Rio e São Paulo

  
  

Embarque nesse Trem bão uai... Quem nunca sonhou quando criança em voar sobre as nuvens, andar de trenzinho ou ter um mundo em miniaturas para brincar? Passa Quatro oferece tudo isso e muito mais. Oferece um turismo de qualidade e inesquecível para toda a Família!

Trem da Serra (Maria Fumaça) - Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira

No meio do caminho entre Rio Janeiro e São Paulo, no sul de Minas Gerais, existe uma cidadezinha encravada nas Terras Altas da Mantiqueira, onde o charme e o friozinho do inverno formam um clima maravilhoso e muito aconchegante. Neste inverno fomos curtir a família em Passa Quatro. Levamos nossa bebezinha de 8 meses e em todos os passeios encontrávamos outras famílias com gestantes, bebês, crianças, adolescentes e melhor idade, seja passeando observando as lindas e bem cuidadas ruas com suas casas antigas de jardins caprichados, seja no trem, no museu, na trilha ou na cachoeira.

Na Serra da Mantiqueira o inverno costuma ser seco e o verão é a época de chuvas. Diz a lenda indígena que a princesa Tupi e o guerreiro do Sol apaixonaram-se, a Lua enciumada queixou-se ao Deus Tupã que colocou uma enorme montanha entre a princesa e o guerreiro para separá-los em favor da Lua. Sem ver seu amado a princesa chorou rios de lágrimas dando origem às abundantes águas e chuvas da Mantiqueira (a serra que chora).

Acordando nas Nuvens - Pousada Maria Manhã - Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Férias com a bebê
Outras famílias passeando

Viajando Pelos Trilhos da História do Brasil:

No percurso da Maria Fumaça visualizamos as lindas paisagens das montanhas mineiras e a vida tranqüila do interior com cavalos, galinhas e vaquinhas pelos quintais. Lá ainda existem casas tradicionais de “pau a pique” cercadas com pomares e hortas abundantes.

Na Maria Fumaça violeiro ao vivo e degustação de queijos mineiros produzidos na região que vive em grande parte da economia leiteira familiar. O trem faz parada em 2 estações, a estação Manacá e a estação Coronel Fulgêncio, nas quais os turistas podem adquirir artesanatos local e guloseimas regionais como morango silvestre, pinhão, bolo de pinhão, mel e feijão tropeiro.
Na primeira estação é que inicia a subida da serra e enquanto os turistas aproveitam a parada, as crianças se divertem, o maquinista e o ferrista preparam a Maria para soltar Fumaça! O passeio tem 2 horas de duração.

Montanhas de Minas
Turismo responsável
Auraucarias ao fundo

Na segunda estação que leva nome de um dos participantes das batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932, visitamos o famoso Túnel onde houve a histórica batalha do Café com Leite entre São Paulo e Minas, na qual JK (Juscelino Kubitschek) atuou como médico socorrendo os soltados das tropas mineiras. A curiosidade é que a divisa entre Minas e São Paulo é dentro do túnel, de forma que cada uma das metades do túnel é de um estado.
O maravilhoso passeio de trem começa e termina da estação de Passa Quatro que foi aberta em 1884, tinha grande pátio de manobras muito usado, pois ali os trens eram segmentados para encarar o aclive da Mantiqueira. Ali era feita a manutenção das locomotivas a vapor. Até 1978 a estação funcionou para trem de passageiros e até 1982 para carga. A estação e o percurso do passeio já foram cenário de gravações para inúmeros documentários e séries de televisão.

Musica ao Vivo na Maria Fumaça
Turistas caminhando até o Tunel
Tunel Histórico

Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
jardins e fachadas arrumadinhas pela cidade
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira

Museu de Miniaturas:

Logo na frente da Estação de Passa Quatro visitamos o imperdível Museu de Miniaturas, uma iniciativa educativa para os jovens da cidade chamada Projeto Brasil 10. Os jovens confeccionam maquetes temáticas dos cenários das passagens históricas mais importantes do país, e em escala 1/87-HO, o que significa que são muito pequenas e de dificílima construção, incrível! As crianças adoram pois parecem brinquedo.
As salas museológicas apresentam réplicas em tamanho real de construções e até da Maria Fumaça, além de inúmeros utensílios originais da nossa história, especialmente dos fatos da história do Brasil que aconteceram em Passa Quatro. Visitar o museu é uma forma muito agradável de conhecer e valorizar nosso passado, refletir e aprender com ele, para nos ajudar a transformar o presente e construir um futuro ainda melhor.

Maquetes Históricas no Museu de Miniaturas
Réplica de Casa de Pau-a-Pique
Sala Museológica
Maquete do quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo

Os guias que conduzem os turistas e estudantes são os próprios adolescentes do projeto que contam as páginas da história com impressionante propriedade, desenvoltura e elegância, abundantes de cultura, arte e educação. Muitas escolas levam seus alunos para aprender sobre a história do Brasil de forma divertida e interativa. Ali aprendemos história e cidadania.
O projeto foi fundado em 2007 pelo Instituto Real de profissionalização para o trabalho e atualmente recebe incentivo da prefeitura, mas realmente precisa de patrocínio para dar continuidade a construção de mais maquetes históricas. Quem quiser ajudar, entre em contato direto com o museu.

Eco Viajando:

Em meio a tanta natureza abundante, Passa Quatro não podia deixar de ter belas cachoeiras, e claro que fomos conferir a cachoeira do Iporã situada dentro da Floresta Nacional de Passa Quatro sob os cuidados do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, antigamente era o IBAMA). A entrada é gratuita. O carro para bem próximo da cachoeira, ficando para uma agradável caminhada cerca de 500 metros. A queda é linda e banhar-se ali é divino, mesmo durante o inverno! O Parque é muito bem cuidado e tudo é limpinho, e lixo vimos somente no lugar certo: nas lixeiras de coleta seletiva. Fora da Floresta Nacional, indo pela BR em direção à divisa com São Paulo, logo no início da subida da serra, está a entrada para a cachoeira da Gomeira, cuja trilha para chegar também é acessível e tem cerca de 1 Km. Pena que já estava tarde e a vimos somente de longe, mas deu pra ver que é realmente enorme e com 3 lindas quedas em sequência. Uma maravilha.

Artesanato Mineiro
Entrada da Floresta
Cachoeira do Iporã - Tudo em família
Lindos jardins na Floresta Nacional

Dicas de Turista:

Na Pousada Maria Manhã onde ficamos hospedados literalmente acordávamos todos os dias nas nuvens e ao som dos pássaros. Pela visão panorâmica que proporciona, vale levantar bem cedinho, lá pelas 6 da manhã, para observar a linda neblina encobrindo a base das montanhas e deixando seus picos em descoberto, uma visão inesquecível que nos faz sentir acima das nuvens e dentro de um cartão postal. A visualização das estrelas lá pelas 23 horas é sem igual, dá um pouquinho de frio, mas depois a lareira compensa. Na pousada pudemos desfrutar de sauna e escalda pés, além das geléias caseiras deliciosas servidas em lindas cerâmicas artesanais que enfeitavam o café da manhã. Durante o dia observar os pássaros é outra experiência muito agradável. Em fim, o relaxamento foi completo.

Turismo Sustentável:

Gostamos de ver as iniciativas de turismo sustentável da pousada como o painel solar para aquecimento de água e o reflorestamento feito. Segundo as fotos que vimos, quando o terreno foi comprado era pasto zerado de árvores, atualmente podemos ver diversas espécies da vegetação nativa, diversidade no jardim e muitas frutíferas que proporcionaram sucos naturais de frutas fresquinhas tiradas do pé. O flagrante que demos na cozinheira colhendo as verduras da salada na hora do preparo foi uma ótima surpresa! Pelo jeito o projeto de reflorestamento vai longe, pois ao lado do estacionamento tem um viveiro diversificado de mudas. A proprietária nos disse que as árvores que já estão atraindo muitos pássaros e que pretende ainda este ano investir em uma trilha com observatórios para os pássaros que a cada dia aparecem em maior número e diversidade. Isto que é visão de turismo qualificado e ecologicamente correto. Parabéns Odete!

Esporte de Aventura:

As primeiras trilhas desbravadas pelos bandeirantes constituem o caminho velho ou Estrada Real. E para o pessoal mais animado esses caminhos levam à trilhas, rapel, cicloturismo, e trekking radicais como a travessia da Serra Fina, essa está anotada na nossa cadernetinha para quando a filhota estiver maiorzinha, pois é a trilha de montanha mais difícil do Brasil, passa pela divisa de são Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais alcançando desníveis de 2.000 metros, baixas temperaturas, pouca água, tudo isso em 4 dias de caminhada pesada. É um trecho da Mantiqueira com mais de 10 picos. Há quem encare essa como treino para subir o Aconcágua da Argentina, o pico mais alto das Américas.

Ficamos 3 dias na cidade e ainda faltou muita coisa para conhecer, olha só o tamanho da lista multi gostos que agrada turistas de diferentes estilos:

Cardápio Turístico:

- Passeio na Maria Fumaça: R$ 28,00 / pessoa
- Floresta Nacional e cachoeira do Iporã: gratuito
- Museu de Miniaturas: gratuito
- Café na Roça – Fazenda Taboão: R$ 15,00 / pessoa
- Cavalgada (Cavalo manga larga) – Pousada Maria Manhã
- Escalda pés – Pousada Maria Manhã: R$ 15,00 / pessoa
- Ciclo Turismo e Montain Mike – Pousada Maria Manhã
- Cachoeiras: Iporã, Gomeira, Boa Vista, Mato Dentro e Rio Verde
- Trekking: Serra Fina (4 dias) e Itaguaré (1 dia)
- Museu da Cachaça: gratuito
- Alambique Guapiara: gratuito

Pousada Maria Manhã - Passa Quatro - Sul de Minas - Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira
Bom Gosto na Pousada Maria Manhã
Reflorestamento na Pousada

Pratos Típicos:

Além dos famosos queijos, doces e cachaças, a mineirada da Mantiqueira oferece muitas outras guloseimas deliciosas:

Feijão Passa Quatro: Preparado com várias espécies cozidas juntas e com carnes defumadas da região;

Pinhão: Uma espécie de castanha que é a semente do Pinheiro Araucária, pode ser saboreado cozido ou assado, puro ou em bolos, farinhas, farofas, doces, risotos e tudo mais que a criatividade permitir;

Truta: Peixe que vive em água bem gelada, o filé assado na manteiga geralmente é servido com molhos deliciosos de castanhas, ervas finas, cogumelos ou alcaparras;

Feijão Tropeiro: Receita dos bandeirantes que preparavam uma farofa com o feijão bem temperado, couve, ovos, cebola e para quem preferir defumados.

Contatos:

Trem da Serra (Maria Fumaça):
(35) 3371.2167

Museu de Miniaturas:
contato@brasilnota10.com.br
www.brasilnota10.com.br
(35) 3371.3999

Pousada Maria Manhã:
mariamanha@pousadamariamanha.com.br
www.pousadamariamanha.com.br
(35) 3371.3100 / 9113.5875 / (12) 8178.0701

Acorde cedinho para conferir a geada
Vista do quarto
Vida boa!
Painel solar, ecologicamente correto, a natureza agradece
  
  

Publicado por em

NELSON FUGITA

NELSON FUGITA

16/08/2011 10:07:41
ESTA REGIÃO É ÓTIMA PARA PASSEIOS A DOIS.
CONHEÇAM TAMBÉM CAXAMBU, BAEPENDI QUE TEM ÓTIMAS POUSADAS.UMA INDICAÇÃO. GOSTEI DO HOTEL FAZENDA CHALES DE MINAS.
COMIDA MINEIRA ÓTIMA...CAFÉ DA MANHÃ IRRESISTÍVEL.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valeu a dica Nelson! Abraço, Naiana.
Teresa Maria

Teresa Maria

07/08/2011 23:05:48
Oi Naiana, fico feliz em saber q vcs gostaram muito de Passa Quatro.
Queria tambem te agradecer pelas fotos e divulgação do prato tipico "Feijão Passa Quatro". A loja de artesanato(Minas de Minas) e a receita do "Feijão Passa Quatro" são minhas. Apareçam qdo quizerem. bjos Teresa Maria

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Tereza Maria Paraboens pela criatividade e bom gosto! Qualquer hora agente aparece! Abraço, Naiana.
Simone S M Sousa

Simone S M Sousa

26/07/2011 17:37:21
Olá Naiana,
Fui mesmo ao encontro de Minas...! Acabei de vir de Monte Verde (22 a 24/07)
Bbeleza,aconchego...frrrriiiioooooo!!!
Mas foi ótima viagem!
Recomendo e voltarei ...
Abraço

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Beleza Simone A região é ótima mesmo! Volte sempre!braço, Naiana.
MOYSÉS TOMAZ DE OLIVEIRA

MOYSÉS TOMAZ DE OLIVEIRA

17/07/2011 16:59:34
É uma linda viagem e passeio.
Voltarei a Passa Quatro o quanto antes.
Valeu demais.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valeu Maysés, Lembra de visitar a cachoeiras, o museu e a maria fumaça. Abraço, Naiana.
Simone S M Sousa

Simone S M Sousa

16/07/2011 22:16:16
Maravilhosa escolha!!! Minas é história...é natureza...é romance...é um lindo pedaço de nosso Brasil !!
Abração...
ps.tbém tô indo pra lá ...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Simone Esse é nosso lindo Brasil, quem sabe agente se encontra por aí! Abraço, Naiana.
Rose ruotulo

Rose ruotulo

16/07/2011 15:17:39
Nossa!! Amei, é meu sonho fazer um passei assim, cheio de lugares que retratam a natureza, as artes, a vida de um povo. Nossa, e eu nunquinha viajei de trem, ah, que sonho, ainda farei este passei, e indico com certeza! Maravilhoso!
bjosssssssss

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Rose Hum, então corre, pois do jeito que as Marias Fumaça estão em extinsão, daqui a pouco passeio de trem só será visto em aulas de história! Bjs Naiana.
Idelma

Idelma

16/07/2011 15:17:13
Qual o valor da estadia nesta pousada??
Penso que este é um roteiro singular, quem sabe será minha proxima viagem...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Idelma Acesse o site da Pousada Maria Manhã pois geralmente cada caso deve ser um pacote diferente dependendo do tamanho da família e época do ano. Abraço, Naiana.
Alfredo Marques de Abreu

Alfredo Marques de Abreu

16/07/2011 14:53:52
O lugar é maravilhoso, com certeza vou me programar para dar um passeio na maria fumaça aproveitando ao máximo.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Isso mesmo Alfredo! Lembra de visitar as miniaturas e cachoeiras! Abraço, Naiana.
José Geraldo

José Geraldo

14/07/2011 20:03:26
Olá Naiana,
Muito bakana!!!
Vc se importaria de dizer quanto custou este belo passeio?
Abraço,

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi José Geraldo, O passeio de trem foi R$28,00 Reais. O passeio na Floresta é gratuito e nas miniaturas também.Pra saber sobre a pousada Maria Manhã acesse o site deles pois cada pacote é diferente! Abraço. Naiana.
Jose Francisco

Jose Francisco

14/07/2011 18:44:31
E linda estas paisagem é pena que tão poucos podem aproveitar este lindo lugar que é Passa Quatro no sul de minas, parabens pela reportagem.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi José Francisco Pois é quem sabe um dia o turismo seja mais fácil para a maioria! Abraço, Naiana.
Sonia maria

Sonia maria

14/07/2011 14:03:47
Achei especial, gosto e cheiro do interior, lembrando infância, oferecendo aquele ambiente de ternura e humanismo que falta hoje no mundo. Obrigada

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Sonia, O sul de minas tdo assim especial! Abraço, Naiana.
Luís Carvalho

Luís Carvalho

14/07/2011 08:16:12
Parabéns.Ficou muito bonito. Abçs

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Luiz Venha conhecer a região ao vivo! Abraço, Naiana.
Marilia / Rio de Janeiro

Marilia / Rio de Janeiro

14/07/2011 07:55:03
Muito lindo, adoro lugares assim onde a natureza chama pra te transmitir paz. Muito linda as fotos.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Marília Dá um pulo em Passa Quatro, é pertinho do Rio de Janeiro! Abraço, Naiana.
Zaragiuseppe

Zaragiuseppe

13/07/2011 14:23:35
Não precisamos ir para a Europa gastar $$$$, se aquí em nossas terras temos estas maravilhas que eu e minha esposa Zilpa conhecemos muito bem. É lindo maravilhoso, conhecer pessoas, ter amigos, ser bem tratado, mineiro é mineiro, uai. Conheça também, Itanandu, a Pousada da Tais, que tratamento, beijos, tenho muita coisa para compartilhar. Professor Zaragiuseppe, São João da Boa Vista SP. Conheça o Brasil. É lindo, lindo, e se gasta pouco.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Isso mesmo Professor Zaragiuseppe, turismo no Brasil é o melhor do mundo! Abraço, Naiana.
Noeli Lange

Noeli Lange

13/07/2011 13:26:10
Que belas paisagens, lindas mesmo,continuem a nos presentear com tão belas imagens, abração.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Noeli Se puder apareça no circuito turistico terras altas da mantiqueira para prestigiar as paisagens ao vivo! Abraço, Naiana.
JULIETA

JULIETA

13/07/2011 12:05:27
Naiana,

Fiquei feliz em ver minha cidade natal. Estou com saudades de lá. Obrigada.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Julieta, Parabéns por ter nacido em uma cidade tão arrumadinha! É linda mesmo! Naiana.
Kleber

Kleber

12/07/2011 22:33:09
Adorei a reportagem, nas fotos e no texto, mostrou as poucas mas especiais iguarias de Passa Quatro.
Dias limpos e ensolarados também ajudam muito...
Passar pela Pousada Maria Manhã faz uma grande diferença, devido ao local, aos proprietários,a cultura que desenvolvem e o turismo que praticam.
Passa Quatro agradece...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Kleber Visitar Passa Quatro e a Pousada Maria Manhã é muito bom mesmo! Naiana.
Maria Aparecida Rathol

Maria Aparecida Rathol

12/07/2011 18:29:34
Que lindas paisagens!Adorei esse lugar,aliás as cidades do sul de Minas são todas especiais, cheias de charme, poesia e histórias,sem falar das comidas....
Abraços.....

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Maria Aparecida A região é mesmo maravilhosa! Abraço, Naiana.
Odete

Odete

07/07/2011 18:20:27
Ficou lindo, parabéns pela sensibilidade, diversão, escolha dos lugares, lindas fotos, adorei.........

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Odete Quando o lugar é lindo é assim mesmo, a escrita torna-se poesia! Abraço, Naiana.
Luis sapato bandarra

Luis sapato bandarra

06/07/2011 16:45:23
Olá
Meu comentário é uma poesia:

Não Pense Pessoas e Não Mova a Natureza.
Mova as Pessoas a Pensar na Natureza !!!

Ou seja, mova-se para a natureza. Não queira mais mudar a sua natureza

Abraço

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Linda Poesia Madhu, Obrigada! Naiana.