Parque Nacional do Itatiaia

Para todas a idades, para toda família!

  
  
Prateleiras ao Fundo
Alto das Montanhas na Serra da Mantiqueira
Pico das Agulhas Negras

O Parque Nacional do Itatiaia fica localizado dentro do Circuito Terras Altas da Mantiqueira e foi o primeiro parque nacional criado no Brasil em 1937. Encontra-se em território do Rio e de Minas. Um dos acessos é pela cidade em que vivemos: Itamonte, no sul de Minas Gerais e o outro pela cidade de Itatiaia no estado do Rio de Janeiro. Do centro de Itamonte até a entrada do parque a paisagem da Serra da Mantiqueira é moldada por montanhas lindíssimas.

Como a região tem período definido de chuvas no verão e de seca no inverno, o período ideal para visitar o Parque é entre maio e agosto. O tempo é sempre limpo, os dias são lindos, e o sol é forte, portanto capriche no protetor solar, boné, óculos de sol e hidratação. O que me chamou a atenção é que apesar da altitude de responsa, mais de 2.500m acima do mar, o frio é leve, certamente pelos paredões de rochas que moldam todo Parque e a trilha. Mas, segundo o nosso guia (Fernando) depois que o sol sai de cena a temperatura cai junto, podendo reduzir mais de 10 graus de um instante ao outro.

Chegando no parque foi preciso preencher um cadastro de controle dos turistas. Saindo ãs 10 horas para trilha, caminhamos em ritmo lento até o Abrigo Rebouças para a visualização das Agulhas Negras e depois seguimos em caminhada para a visualização das Prateleiras, às 15 horas já estávamos na portaria dando baixa de chegada para deixar o Parque. Fica a dica de chegar mais cedo ao Parque para reduzir a exposição ao sol.

Optamos por esse roteiro de visualização devido ao perfil do nosso grupo. Mas quem gosta de mais aventura, além da caminha e contemplação é possível escalar, tanto as Agulhas Negras quanto as Prateleiras. Nesse caso você precisará de um dia para cada escalada, pois a caminhada até a base de escalada é mais longa comparada à distância dos platôs para a simples visualização. No caso de escalada o turista precisará de preparação, experiência em ambientes de montanha, equipamentos e guias especializados em turismo de aventura vertical. Lembre sempre de verificar se o guia contratado faz parte do Pragrama Aventura Segura organizado pela Associação Brasileira de Turismo de Aventura.

margaridas
vegetação
vegetação
vegetação
vegetação

Os mais animados e encalorados podem lavar a alma na cachoeira paradisíaca encontrada seguindo sentido Prateleiras ou na queda próximo ao abrigo Rebouças. A água é fria pra caramba. Além disso, você pode visitar o Morro do Couto, a Pedra do Altar e a Cachoeira do Aiuruoca.

Durante toda a caminhada observamos formações rochosas, vales, fendas, blocos, cristas, rochas com milhões de anos, de antes da divisão dos continentes. A região é na verdade uma antiga boca de vulcão em processo de desconstrução moldada pelos ventos, chuvas, sol, calor, frio, escultores do tempo que vão desenhando nas rochas formas variadas como de agulhas e prateleiras. De maneira que as pedras dos rios da região são pedacinhos desse antigo vulcão que desceram rolando carregados pelas águas.

Cadastro de controle e segurança dos turistas
Observe a característa da trilha

Até o Abrigo Rebouças a trilha para o Pico das Agulhas Negras e para as Prateleiras é a mesma, do abrigo pra frente é que há a bifurcação. O Abrigo Rebouças é o ponto tradicional de descansar na sombra, lanchar, tomar água, ir ao banheiro, retocar o protetor solar. Os banheiros são bem limpinhos.
Além desse QG geral onde pudemos parar, há também uma outra sede, no próprio abrigo, que pode ser alugada para pernoite de turistas mediante reservas. Deve ser incrível passar a noite naquele paraíso!

O Parque parece bem cuidado em termos de manutenção, durante todo o trecho encontramos apenas uma garrafa PET jogada. Segundo nosso guia Fernando, professor de biologia, muitas das espécies da flora local que pudemos apreciar são únicas na Terra, são adaptadas à altitude acima de 2.000m e aos longos períodos de seca com sol intenso durante o dia e frio intenso durante a noite, material genético não encontrado em nenhum outro lugar.

Uma das vantagens de visitar o parque, é que o passeio é para todas as idades, pode-se levar a família toda de bisneto a bisavó, pois a trilha é acessível e de carro a caminhada fica mais curta até o Abrigo Rebouças. No período de reprodução dos sapinhos símbolos do Parque os carros devem parar na entrada do Parque. Fora desse período então, molesa! De qualquer forma a trilha é curta, plana, e a temperatura amena durante o dia. Para visualizar as Agulhas e as Prateleiras caminhamos apenas 3km. Eu mesma cumpri o trajeto confortavelmente com 18 semanas de gestação. A trilha é cheia de pedras soltas, o que nos sugere atenção em cada passo e cuidado especial com um calçado adequado para evitar entorses nas articulações do tornozelo e joelho. Um bom par de tênis de cano alto (tipo bota) é o mais indicado.

Cachoeira de água potável
Captando Energia Vital do Ar Puro
Absorvendo Energia Vital da Água Pura
Abrigo Rebouças
Muita Macela por toda trilha
Banho gelado para os mais animados
Montanhas
Formações Rochosas
O Time quase completo
Taí o fotógrafo completanto o Time

Outra regalia aqui é encontrar água potável por todo o trecho junto ao ar puro, o que renova as energias e torna a bagagem "reduzida", pois o maior peso de muitas outras trilhas de montanhas é ter que carregar água o tempo todo, o que vai cansannnnndo... e não há como escapar, pois a hidratação é sempre prioridade.

A Estrada de Acesso:

é estrada de chão, tem bastante curvas, pedras e buracos. Normalmente o pessoal prefere ir de carros com tração traseira tipo fusca, gurgel e combi ou então 4X4. Carros com suspensão mais alta são preferíveis. No entanto quando lá estivemos, vimos carros tradicionalmente urbanos, micro ônibus e ônibus, que devem ter subido com certa dificuldade. Sendo assim, prepare-se para encarar a aventura desde a estrada!

Quando visitar o Parque Nacional do Itatiaia,
leve seu lixo de volta e volte recarregado de uma energia pura!
Deixe a gratidão pelo privilégio de ter estado lá, deixe o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Taxa de entrada no Parque: R$10,00
Taxa do Guia Luiz Fernando
R$150,00 divididos pelo grupo de 10 turistas.

  
  

Publicado por em

GGG

GGG

08/07/2014 12:26:59
Adorei as paisagens e as informações. Gostaria de saber quais são os melhores passeios no parque, direcionados para família com duas crianças pequenas (7 e 9 anos).

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá GGG Creio que a Trilha até pedra da tartaruga e até as Prateleiras a família vai adorar. Abraços, Naiana.
Tayana

Tayana

28/06/2012 18:27:13
Muito lindo esses lugares! Fantástico, mas que belezura!
Tayana.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Tayana, Que bom que gostou, vocês já esteve no Parque Nacional de Itatiaia? Abraço, Naiana.
Noeli Lange

Noeli Lange

13/07/2011 13:23:44
Realmente as paisagens são encantadoras, e fazem a gente sentir a grandeza da natureza, e que bom q vcs podem apreciar constantemente, parabéns.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Noeli Curtir essa natureza em família é maravilhoso! Abraço, Naiana.
Cap Henrique

Cap Henrique

03/06/2011 17:45:26
Pow amigos moro em Belé/Pa...estive aí em 2000, fazendo o COESP. Que emoção me deu em relembrar os momentos aí em Itatiaia, e em particular no abrigo rebouças onde ficamos acampados. Um grande abraço a todos!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Henrique O Itatiaia é lindo mesmo! Abraço, Naiana.
Edlaine

Edlaine

29/04/2011 21:17:10
Adorei as fotos, parabéns !!!! Pretendo visitar Itatiaia e conhecer essas maravilhas .

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Edlaine Você vai adorar. Aproveite que agora começa a época boa de visitar. Abraço, Naiana.
Semíramis Alencar

Semíramis Alencar

07/07/2010 17:54:21
Oi Naiana !
Fiquei maravilhada com as imagens e postei tudo no site da pousada Chalet do Ribeirão. Pode deixar que mantive os créditos das fotos e coloquei o link de vcs!!!
Tenho certeza de que deve ter sido mesmo um passeio inesquecível

Abraços fraternos

Semíramis

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Semíramis Conhecer o senário do Parque Nacional do Itatiaia foi sim maravilhoso! Obrigada pela participação! Naiana.
João Dos Anjos

João Dos Anjos

01/06/2010 21:33:52
Parabéns, eu sou amante da natureza também, sou pescador profissional de Cuiabá Mt... ABRAÇOS!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá João Dos Anjos Que maravilha apreciar a natureza! No portal EcoViagem, você mesmo que se adiciona, entre no www.ecoviagem.com.br e clique em cadastrar para receber o EcoNews, assim, você ficará adicionado para receber notícias de turismo no Brasil e diversas matérias e viagens para a natureza. valeu, Naiana.
Patricia de sousa

Patricia de sousa

01/06/2010 12:15:52
Já fui e gostei muito, qualquer pessoa que puder conhecer vai se deliciar com tanta beleza!
Patrícia de Sousa

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Patrícia, Isso mesmo, é um passeio para todos desfrutarem das belas paisagens! Abraço, Naiana.
Mauricio Rosa

Mauricio Rosa

01/06/2010 09:33:44
Que bom ver esta materia sobre o Parque Nacional do Itatiaia, nosso primeiro parque e colocada de maneira esclarecedora e ascessivel a todos.
Vamos continuar divulgando esta região e também seu entorno, como Visconde de Mauá que creio que ainda não foi contemplada.
Parabéns.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Maurício, Na verdade faz tempo que quero passar por Visconte de Mauá, mas ainda não houve oportunidade. Assim que formos para essa cidade escreveremos matéria com certeza. Aguarde! Naiana.
Weliton

Weliton

30/05/2010 21:29:34
Olá Pessoal,

Gostaria de algumas pousadas ou hoteis de Itamonte-MG, para passar um fim de semana.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Weliton Veja no link a baixo o cadatro no EcoViagem de todas pousadas em Itamonte: [[http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/itamonte/hotel-pousada/|]] Boa Viagem e aproveitem! Naiana.
Fabi

Fabi

30/05/2010 10:57:40
Olá!

Estou louca para conhecer itatiaia...tenho tres filhos uma de 13, 12 e 8 será que a pequena aguenta a caminhada?

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Fabi, Sim, com certeza que a filha de 8 anos encara a trilha no Parque do Itatiaia. Falo como professora de Educação Física. Basta caprichar na hidratação, alimentação, boné e protetor solar. Prefiram iniciar a trilha cedo, tipo 8:30 hs para escapar do sol forte. Boa Viagem e aproveitem! Naiana.
HELIANE

HELIANE

29/05/2010 20:27:39
PRIMEIRO PARABÉNS AO FOTOGRAFO. SOUBE CAPTAR BEM A GRANDEZA DA BELEZA DO LUGAR. ACHEI TAMBÉM LINDO ESTA TURMA COM IDADES VARIADAS E CHEIOS DE VIGOR. É ISTO QUE A NATUREZA FAZ COM A GENTE, " RENOVA A VIDA". LEGAL GALERA. QUE OS TRAJETOS QUE PERCORREREM SEJAM SEMPRE LINDOS COMO ESTE.VOCÊS SÃO EXEMPLO.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Heliane, Poxa, realmente jó a natureza mesmo para alimentar nossa alma de energia, e assim vamos seguindo pelas trilhas! Obrigada, Naiana.
Ilka Gracek

Ilka Gracek

29/05/2010 10:59:17
Pois é! Lindo demais da conta! Conheci um pedacinho deste lugar, através do CCB - Camping Club do Brasil. Nem sei se ainda tem camping na região. Boas lembranças.
Abraço.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Legal Ilka, Que bom que você já teve o previlágio de conhecer as belezas do Parque do Itatiaia! Abraço, Naiana.
Semíramis

Semíramis

26/05/2010 20:02:46
Oi, Naiana!

Linda matéria! a copiei (mantendo os créditos) em meu blog. Fico feliz por vs terem gostado tanto do passeio. O Parque Nacional tem inúmeras maravilhas naturais, espécies de flora e fauna nativas da mata atlântica que são impossíveis de contemplar tudo num único dia. A atmosfera e o cenário mágico nos convida à novas e profundas visitas.
Muita paz para seu bebê e para sua família!

Semíramis

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Semíramis Na próxima expedição esperamos sua presença! Abraço, Naiana.
VLADÍMIR FRANCISCO TOMAZONI

VLADÍMIR FRANCISCO TOMAZONI

25/05/2010 17:24:48
CAROS AMIGOS!!!...

NOS ANOS 90, CONHECI ESTE PARQUE...

UMA OBRA DIVINA DA NATUREZA

VLADÍMIRFRANCISCOTOMAZONI(OPOETA)

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Poeta Vladmir O Parque Nacional do Itatiaia só pode ser explicado como uma poesia impressa nas paisagens, montanhas, flora e belezas da natureza local! Literatura Divina sem sombra de dúvidas! Abraço, Naiana.
Luiz Fernando Guia do Parque

Luiz Fernando Guia do Parque

25/05/2010 09:57:13
Olá a todos...

Meus amigos, esse humilde guia e hospedeiro está muito emocionado por levar vocês a experiências belas rumo às paisagens que escolhi para viver. Acredito que somos guiados por desejos de nossas almas - esses encontros não se deram por acaso...O grupo estava lindo, todos tão jovens e decididos a encontrar riquezas interiores! Pedro e Samantha estou com saudades da sopinha que vocês fizeram... enfim, agradeço a Deus por estas companhias de jornada em nossa rápida e nem sempre fácil viagem pela Terra - nosso planeta é lindo e precisa de atitudes positivas para nossas próximas gerações. Estou sempre à disposição no Challet do Ribeirão em Itamonte e no 35) 3363 3281 ou 35) 9185 2110. Vida longa e Prosperidade a todos( como dizia Spock no Jornada nas Estrelas).

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Luiz Fernando nosso guia no Parque Nacional do Itatiaia, Obrigada por participar e orientar nossa expedição! Foi incrível descobrir aquelas montanhas e paisagens! Abraço, Naiana.
Alex Bossle

Alex Bossle

24/05/2010 17:59:29
Parabens pelo passeio em plena gestação!!! O Bebê ja deve estar curtindo este astral de natureza pura. Forte abraço,
Alex.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Alex Bossle Realmente o herdeiro já entrou no ritmo aventura da família. Sabe com é, avô motoqueiro, mãe metida a montanhista, tia corredora, primo surfista, só pode gostar de trilhas mesmo rsrsrsrsrs! Forte abraço para toda a família paraíba, Naiana.
Leandro

Leandro

24/05/2010 15:28:19
Olá! Parabenizo por esta incrível aventura em família! Gostaria de saber um telefone de contato do Parque, para buscar maiores informações. Obrigado!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Leandro Que bom que a matéria te motivou conhecer o Parque. Os telefones que encontrei no panfleto do parque são: (24) 3352-1461 ou 3352-7001. Ou então, entre em contato com o guia Luiz Fernando que nos orientou com muita qualidade: (35) 3363-3281 ou (35) 9185-2110. Boa viagem e aproveitem! Abraço, Naiana.
Penedo Blog

Penedo Blog

24/05/2010 14:10:46
O Parque Nacional do Itatiaia é mesmo lindo! A matéria ficou muito legal! Parabéns! Vale lembrarmos de Penedo, a única colônia finlandesa do Brasil, e que também pertence a Itatiaia. Abraços! Penedo Blog

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Priscila e Blog Recentemente visitamos Penedo, achamos lindo! cachoeiras, restaurantes, artesanatos e chocolates deliciosos. Gostaríamos de ter publicado uma matéria sobre a sua cidade, mas nossas 2 máquinas fotográficas estavam estragadas, uma pena mesmo ... Na próxima compensaremos, pode aguardar! Abraço, Naiana.
Graziani Helio da Silva

Graziani Helio da Silva

24/05/2010 13:50:11
A matéria ficou muito boa, o lugar é lindo, porém devemos ressaltar sobre a importancia em preservar um local como aquele!
Sou frequentador da região, e devido a isso conseguimos perceber a falta de consciência de alguns visitantes, deixando seu lixo para atrás !!
Gosta de aventuras? Então cuide da natureza!
Graziani,
juaventuras.multiply.com

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Isso mesmo Graziani, Vamos falar bem alto sobre preservação ambiental, a mãe natureza agradece! Muitas aventuras pra você na trilha da vida! Abraço, Naiana.
Paulo César Dacache Balieiro

Paulo César Dacache Balieiro

24/05/2010 13:30:30
Naiana, parabéns pela matéria, pena que voce não falou que parte do parque de itatiaia está tambem localizado o municipio de Bocaina de Minas, aliás a divisa se dá no rio das Agulhas Negras o que muitos poucos conhecem.
Beijos

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Paulo Pois é, uma pena agente não ter conhecido o lado de Itatiaia/Bocaina de Minas, pois fomos pelo acesso de Itamonte. Mas pode deixar que quando agente passar por lá, certamente publicaremos! Abraço, Naiana.
Ivone Rocha

Ivone Rocha

24/05/2010 12:59:52
Que bom rever esse local maravilhoso e lembrar que já estive alí com o pessoal da Farias Brito Guarulhos em 1996.....Se alguem daquela turma estiver lendo essa mensagem, um abraço muito forte e com muitas saudades. Certeza que todos nós cotinuamos envolvidos ainda hoje com a preservação dos nossos ecossistemas e transmitindo sempre "conhecer para preservar". Abraço, Ivone

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Ivone Tomara que o pessoal do seu grupo encontre sua mensagem! Muito bom saber que vocês também trabalham pela preservação da nossa mãe natureza! Um Abraço a todos da farias Brito de Guarulhos, Espero encontra-los pelas trilhas da vida! Naiana.
Marcelo L. Nolasco da Cunha

Marcelo L. Nolasco da Cunha

24/05/2010 12:23:04
Oi Naiana
Bem pessoal estou vendo que as visitas ao parque e montanhas da região são um deslumbramento permanente, estive no abrigo rebolças em 1978 e 1979 fiquei acampado ao lado do próprio abrigo e fiquei surpreso com a visão do local, parecia um outro planeta, a geografia local, as rochas, não havia insetos, mosquito, moscas (rs)nada disso, incrível. A estrada para o abrigo inicia no alto da serra ao lado das bicas na estrada que sai de Eng Passos em direção à são lourenço, Itamonte, Caxambú, etc. Nunca esqueci as três viagens que fiz ao rebolças e olha que tem um tempão, foi espetacular. Valeu!
Marcelo Nolasco
Rio de Janeiro

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Marcelo Ahhhhh concordo que passar pelas montanhas do Parque do Itatiaia é inesquecível! Certamente que daqui a 30 anos estarei com as memórias do passeio muito bem claras! Aliás, espero estar cheia de memórias de vários lugares da nossa natureza brasileira que é encantadora! Muitas Eco viagens para todos nós! Abraço, Naiana.
Neusa Maria

Neusa Maria

24/05/2010 11:26:09
Amei essa matéria sobre o Parque Nacional! por enquanto só o conheço o lado de Itatiaia, que é encantador também, tenho muita vontade de conhecer esse lado de Minas, e lendo essa matéria muito bem elaborada , fiquei mais entusiasmada para fazer esse passeio. Moro em Penedo a uns 8 anos, um recanto típico Finlândes, também muito gostoso e prazeroso de se morar, espero que um dia voces possam vir conhecer. Abraços.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Neusa Também não conhecemos o lado de Itatiaia e gostaremos de um dia conhecer! Recentemente estivemos passeando em Penedo, é muito agradável mesmo, só não escrevemos uma matéria de Penedo, pois nossas máquinas fotográficas estavam estragadas, foi um pena! Mas na próxima agente registra e publica! Abraço, Naiana.
Deblair salles

Deblair salles

24/05/2010 11:25:49
Eu moro em Barueri SP e conheço o Parque do Itatiaia, é uma maravilha! Sempre que posso estou lá com meu filho e esposa. Nós adoramos passar o fim de samana e bem gostoso nas montanhas.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Deblair e família, Que bom saber que mais gente gosta de desfrutar das belezas da natureza! Continuem aproveitando! Abraços, Naiana.
Silvio

Silvio

24/05/2010 11:08:15
Que lugar maravilhoso!!!Gostaria de ver bem de perto...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Silvio Se programe mesmo para ver de perto as montanhas do Parque Nacional do Itatiaia, as Agulhas Negras e Prateleiras! Vale a viagem, seja bem vindo a essa região e aproveite! Abraço, Naiana.
Luis Carlos França Guimarães

Luis Carlos França Guimarães

24/05/2010 10:34:06
Estive no local na década de 80. Estivemos Luís (eu), Zé (Gariido), Luiz (Tutu), Ferreira e Elzo, (todos na FAU-MACK),na cruz do Pico das Agulhas Negras, uma das mais belas vistas quando não se está de avião. Já estive outras vezes também, sempre na década de 80 entre 1981 e 1985. Lá também iniciei um namoro e até hoje estou com a mesma pessoa - inclusive casei-me com ela. É um local marcante, e pretendo um dia - retornar. Boa matéria. LuísCFGuimarães.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Luis carlos, Poxa, que história legal! Que maravilha ter um casamento arranjado e abençoado pela beleza e pureza das montanhas! Tudo de bom, Abraço, Naiana.
Luciane Siqueira

Luciane Siqueira

24/05/2010 10:24:01
Olá, achei por acaso esta pagina, como fazemos para ir neste passeio? Já fui no parque mas tem mais de 10 anos e gostaria muito de ir novamente, da 1. vez fui nas Prateleiras, fiquei com agua na boca de subir do Pico das Agulhas Negras.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Luciane Para saber maiores detalhes sobre como fazer o passeio, entre em contato com o guia que atendeu muitíssemo bem agente. Se programem para essa época do inverno e aproveitem! Guia Luiz Fernando: (35) 9185-2110 e (35) 3363-3281 Bom Passeio! Abraço, Naiana.
Jorge Santana

Jorge Santana

24/05/2010 09:35:30
É muito bom ver a energia e astral de quem faz turismo de aventura. Sou morador de Mambaí em Goiás e gostaria muito de recebe-los por aqui. No Google e Youtube tem muito informação sobre nossa região. Venham, vale a pena.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Jorge, Nosso Brasil é assim maravilhosos em termos de belezas naturais, em todos os estados temos turismo de aventura pra todos os lados! Abraços, Naiana.
Carla

Carla

24/05/2010 09:28:28
Não falaram que a estrada está péssima para chegar até a parte alta! Então não ponha o seu carro lá! É um perigo!Se é que pode ser chamada de estrada, pois a conservação está péssima. E a cidade de Itatiaia está suja e feia!
Abraços
Moradora de Itatiaia.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Carla, Obrigada pelas considerações! Vou reforçar os detalhes sobre a estrada, pois os turistas precisam mesmo dessa informação. A cidade de Itatiaia nós não conhecemos, pois fomos ao parque por Itamonte. O urbanismo de Itamonte também não apresenta estética ... Uma pena, cidades cercadas de belezas naturais sem a valorização da beleza urbana. Que isso melhore um dia! Abraço, Naiana.
Wilson

Wilson

24/05/2010 09:27:27
Conheço o Parque, já 'escalei' subindo pela chaminé e descendo pelo caminho da vovó. Até as Prateleiras já fui outras vezes. Recomendo.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Wilson, Muito Bom saber que conhece bem o Parque do Itatiaia. É uma beleza mesmo aquele lugar! Abraços, Naiana.
Ligia

Ligia

24/05/2010 08:39:19
É ótimo saber que existem pessoas que admiram e cuidam da natureza assim como eu. Adorei as fotos e as dicas.
Valew galera !!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Ligia Isso mesmo, vamos cuidando dessa natureza linda e alimentando a alma com ela: a beleza, as paisagens, a água pura, o ar fresco, dias incríveis passeando muito! Abraço, Naiana.
José Paulo Oliveira

José Paulo Oliveira

24/05/2010 08:36:58
Olá, estamos planejando uma caminhada por lá com um grupo parecido com este de vocês. Gostaria de saber detalhes do trajeto até chegar proximo ao Abrigo Rebouças, ou seja, da Rodovia até lá. É possível ir de Van ?
abraços

José Paulo Oliveira

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá José Paulo, Quem que vocês estão organizados para visitar o parque nacional do Itatiaia. Aproveitem essa época de inverno! Da rodovia até a entrada do parque tem um trecho de estrada de de chão com bastante curva, pedra e buraco. Geralmente as pessoas preferem carros de tração traseira tipo fusca ou 4X4. Mas no dia que agente foi vimos até micro ônibus e ônibus lá, então van deve subir. Mas derrepente seria melhor você conversar com alguém que tenha mais experiencia nessa estrada, entre em contato com o guia que nos orientou, ele pode dar informações mais precisas! Sejam bem vindos à região e boa aventura! Abraço, Naiana.
Dimas Caninéo Faria

Dimas Caninéo Faria

24/05/2010 08:33:41
O Parque Nacional do Itatiai é realmente fantástico. Fizemos à cerca de 8 anos, uma caminhada partindo de Visconde de Máuá, passando por Maringá e Maromba. De Maromba fomos pelas trihas até o Abrigo Rebouças e no dia seguinte, voltamos por outra trilha até Itatiaia.
Foi muito cansativo mas deslumbrante. Isso não tem preço.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Dimas, Nossa, seu grupo fez uma verdadeira expedição pelo Parque Nacional do Itatiaia! É muita beleza mesmo! Abraço, Naiana.
Pedro e Samantha Rizzi

Pedro e Samantha Rizzi

24/05/2010 08:22:00
Naiana,
Voltamos sexta-feira do parque. Fomos escalar o pico das agulhas negras. Realmente a energia daquele lugar é cativante! Achamos muito legal sua matéria pois mostra que o parque é acessível para pessoas de todas as idades, desde caminhadas leves até escaladas desafiadoras. Todos deveriam conhecer esse lugar maravilhoso! E por coincidência ficamos hospedados na pousada do guia Luis Fernando, que por sinal recomendamos à todos! Tem um clima caseiro muito gostoso e uma paisagem de cair o queixo!
Parabéns pela reportagem

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Pedro e Samantha Rizzi Que bacana saber que estivem nas Agulhas Negras recentemente como agente. Que legal termos ido com o mesmo guia, coicidencia mesmo ... realmente o guia Luiz Fernando é muito competente e também recomendamos! Voltem sempre a nossa região! Muitos passeios maravilhosos na natureza pra vocês! Abraço, Naiana.
Lica

Lica

23/05/2010 23:24:24
Oi papi e mami!! Que dia maravilhoso para esta caminhada! Que delicia! Bu amo este lugar, fui com 16 anos, agora com 44 nem sei se tenho coragem!! Mas foi bom relembrar pelas fotos lindas! bjosss

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Lica Nossa, então você conhece bem o Parque nacional do Itatiaia! Trate de arrumar coragem para retornar lá com agente! Abraços, Naiana.
Elli Nowatzki

Elli Nowatzki

23/05/2010 19:00:15
Ohhh vontade de beber essa água potável de verdade!
Parabéns a todos,a reportagem, as fotos, e a mamãe valente.
Abraços

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Elli, Poder beber uma Água pura de verdade é mesmo sem igual, somente em poucos lugares como no Parque Nacional do Itatiaia! Agradeço ao universo! Abraço, Naiana.
Neide e Cattoni

Neide e Cattoni

22/05/2010 21:56:01
Naiana,
Achamos encantadora a paisagem do Parque Nacional do Itatiaia. Quem bom que vocês tem energia para enfrentar aquelas trilhas. Aproveitem bem enquanto não tiverem 66 e 74 anos. Boa sorte sempre!
Neide e Cattoni de Floripa SC.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Neide e Cattoni, Aproveitaremos até mais de 100 anos rsrsrs! Preparem-se para as trilhas quando vierem pra cá! Essas trilhas do Parque Nacional do Itatiaia são super acessíveis para todas as idades. Nosso grupo mesmo tinha integrantes de 65 e 70 anos e tiraram de letra! Esperamos por vocês! Abraço, Naiana.
Carmen cal

Carmen cal

22/05/2010 16:23:58
Vocês estão de parabéns!A matéria é de dar agua na boca.É pra relaxar qualquer cidadão. Otimo!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Carmen, Que bom que a matéria te motivou! Venha curitir essa região ao vivo! Abraço, Naiana.
Marcelo Maestrelli

Marcelo Maestrelli

20/05/2010 15:55:10
Que linda matéria!!!
E você foi com 18 semanas de gestação!
Já está enchendo o bebê com as mais puras energias das montanhas do Itatiaia!
Adorei.
Beijos.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Marcelo, Pois é, o neném tem que acostumar desde cedo com o ritmo da família rsrsrsrs! O parque do Itatiaia é lindo mesmo, incrível, energia pura! Abraço, Naiana.
LYS

LYS

20/05/2010 10:49:17
Que linda caminhada ... que maravilha! Desejo que esta energia flua por muito tempo entre voces e em voces! Que bom estar na paz das montanhas! Bjs, LYS

Chico Terra

Chico Terra

20/05/2010 10:13:54
Que Deus te guarde em todas trilha as pela vida.