Machu Picchu e Huayna Picchu

A tradicional Machu Picchu e a subida cansativa (mas valiosa) a Huayna Picchu

Machu Picchu

Deixamos a cargueira no Hostel e levamos s uma mochilinha de ataque para Machu Picchu. Samos 5:30 hs para o ponto do bus que nos levaria pela estradinha.
Sai um nibus atrs do outro, s esperar na fila. Tem muita gente indo a p, mas de novo, no nos arrependemos de ter pego o bus. No tem cenrio, so 2.400 m, mais o pedao do Pueblo de Aguas Calientes at a entrada principal.
Chegamos por volta das 7:00 hs, com uma horda na fila de entrada.
O Osgel nos levou bem para cima, perto da Casa da Guarda, depois da paradinha bsica para a foto clssica, e comeou sua explicao (e que aula!) sobre Machu Picchu. A primeira coisa que ele disse foi: Bienvenidos a Machu Picchu, dizendo que muitos guias no comeam com essa frase, e para muita gente, como no meu caso, a realizao de um sonho de vida, o que j encheu meus olhos dgua, por mais besta que isso possa parecer.
No meio da explicao, paramos todos para admirar o nascer do sol, olha o clich, mas no tem como descrever este momento, com toda aquela atmosfera local, o pessoal da trilha inca chegando ao amanhecer passando pela Ponte Inca e vibrando, mais choror...

Templo del Sol

O Osgel circulou com a gente pelos pontos principais, explicando tecnicamente tudo, por volta das 9:30 hs, nos despedimos j com saudades, pois o que vivenciamos em pouco tempo, mesmo sendo um cliente ou um turista a mais para os guias, nos marcou bastante, pela intensidade. Vimos e recebemos a explicao do Recinto del Guardin e os chaskis, o setor agrcola, o Templo de las Tres Ventanas, a Plaza principal, as Fuentes, o Templo del Cndor, o Templo del Sol, com sua torre arredondada e pontiaguda e que no seu interior h um altar esculpido e uma srie de nichos, a Rocha Sagrada, onde se acreditam que transmite uma fora energtica quase palpvel, e hoje est cercada por cordas e no permitido tocar nela.

Algumas pequenas dicas: se quiser usar os toaletes, use antes, pois l dentro, no existem. No permitido mochila maior que 20 litros (os trilheiros precisam descer at a portaria e deixar a cargueira, para subir de volta), no permitido bastes de caminhada e no permitido fumar. Outra coisa que no parece importante, mesmo lendo bastante antes, muito diferente receber a explicao ao vivo e cores de algum guia ao seu lado, mostrando detalhes, na frente de cada monumento.

A vista de Machu Picchu de Huayna Picchu

Esperamos a entrada s 10:00 hs da bilheteria para a subida do Huayna (ou Wayna) Picchu, at agora no descobri qual o certo. A subida prevista para 1:00 h, e terminei em 2:00 hs, os dois subiram mais rpido e me esperaram l em cima. A descida bem mais rpida, em torno de 45 minutos. mais rpida, mas d medo, porque as escadinhas so estreitas, qualquer vacilo naquelas pedras escorregadias, no tem corrimo, lgico, causam um acidente srio.

As escadarias em Huayna Picchu

A subida foi bem penosa, d vontade de desistir (vi algumas pessoas desistindo), alm das pessoas do turismo padro, gente com bota de couro de cano alto, por exemplo, mas o visual l de cima compensa. Encontramos os meninos de Porto Alegre, Guilherme, Rodrigo e Felipe que nos emprestou a bandeira no topo em Salkantay.
Neste ponto, uma grande parte fica por aqui, um tipo de plataforma e onde se tem uma vista linda de Machu Picchu bem pequenininha l embaixo. Continuando a subida mais um pouco, passamos por um estreito tnel escavado na pedra at uma rocha no alto, onde se tm uma vista de 360. O espao pequeno, o Osgel j havia nos alertado, mas como no tinha muita gente, pudemos ficar na rocha um bom tempo apreciando a paisagem.

Outra vista de Machu Picchu

A volta para Machu Picchu depois feita por uma trilha mais tranquila, e para descer, tudo mais fcil. Passamos de novo por dentro da cidadela, cheeeeia, e mais uma nota mental aqui: mesmo com a emoo, o choror e tudo o mais, tudo o que eu pensei em relao a parte espiritual e energtica de Machu Picchu foi meio decepcionante. O visual lindo, a histria maravilhosa, o exemplo de cultura e espiritualidade impressionante, mas aquele monte de gente,me incomodou. D para sentir mais a atmosfera l em cima de Huayna Picchu mesmo. (ou ser a falta de ar e o cansao que tornam a experincia mais penosa,e por isso mais significante???)

Na volta, mais umas fotinhas, pegamos o bus de volta para o Pueblo, comemos um sanduche tenebroso perto do Hostel, seco, duro e que s desceu a base de muitos goles de chicha morada, pegamos nossas coisas no Hostel e fomos para a estao de trem, pegar o VistaDome das 15:20 hs.

O Vistadome

O trem vai margeando o rio Urubamba, a paisagem bem bonita.
No sabamos que havia servio de bordo e inocentemente pegamos uma gua mineral, pela mdica quantida de US$ 5,00. O pior que com o carrinho no meio, entre as fileiras de bancos, eu estava sozinha de um lado e os dois do outro lado, no vimos o que cada um estava pegando, ento o Joo e a Jlia tambm pegaram outra garrafinha do outro lado, e pagamos portanto US$ 10,00 por 1 litro de gua mineral...

Uma cortesia no Vistadome

Quando veio o segundo servio, com um pratinho bonitinho, decorado com florzinha e tudo o mais, ficamos nos entreolhando, como: quanto ser esta coisa, mas desta vez fazia parte do servio. Chamei de amostra-grtis de comidinhas...bonitinho, mas...
Depois teve uma apresentao, de parte de uma festividade local, que particularmente achamos que demorou um pouquinho demais, e depois um desfile de moda de blusas de l de alpaca, lgico que com a devida maquininha da tarjeta de crdito no final do desfile.
Legal, bacana, mas tambm achamos meio longo demais e dispensvel at. Nestes dois momentos, algumas turistas (alems pelo jeito), se entusiasmaram, danaram junto, pularam, desfilaram alguns modelos e compraram bastante tambm, e a parte divertida e o resumo da pera foi o comentrio aborrecente e moda Facebook da Jlia: As gringa pira...
Salvou a viagem, mil vezes, alm do visual claro, minha conversa com uma senhora simptica que estava do meu lado, chilena, paisagista, que estava de frias com os 4 filhos e ouvir duas americanas no banco da frente, conversando e rindo o tempo todo.
A viagem que deveria demorar cerca de 4 horas teve problemas com a troca de locomotiva (da o prolongamento da dana e do desfile) e atrasamos 1 hora do horrio previsto, chegamos s 20:00 hs, com a Magaly e o Gualter nos esperando na estao de Poroy.
Mais meia hora de estrada, estvamos em Cusco e de volta ao Dom Bosco.
Como no havamos comido nada, descemos de novo at a Plaza das Armas e fomos de... MacDonalds. Ai se arrependimento matasse...