São Miguel Arcanjo- Parque Estadual Carlos Botelho

Ecoturismo na Capital da Uva Itália

Parque Estadual Carlos Botelho

Estivemos na cidade há uns 8 anos atrás, visitando o Parque Estadual Carlos Botelho na primeira vez. Cabe aqui, ressaltar que “descobrimos” a existência deste Parque, através de um Guia que nos foi muito útil e fonte de inúmeras viagens. Senta que lá vem história, mas como esse guia foi muito, muito usado, preciso dar os créditos a quem de direito... Falha nossa, tenho que atualizar na lista das Fontes Ogrotur. É o" Guia Parques de São Paulo – O único guia de Parques Estaduais de São Paulo", autores: José Luis Perucio, Edmilton Alves Gonçalves, Fernando Breda Vicente, Isabel Maria Fraga Perucio e Telma Magri,edição de 2001, portanto alguns dados já têm alterações, porém uma boa parte do guia é sim, muuuito útil. Conhecemos o guia por duas coincidências também. Uma das autoras, a Isabel trabalhou comigo, meio que indiretamente e na época do lançamento me contou sobre o guia e tivemos a indicação da prima do OgroJoão, que disse que tinha feito a revisão de um guia muito legal, que a gente tinha que conhecer.

Quando visitamos Intervales este ano, o nosso amigo Robson perguntou se conhecíamos este outro Parque, que ele havia visitado e feito um curso há pouco tempo, aí pronto, nossa curiosidade em visitar a cidade novamente foi aguçada e resolvemos retornar.
No site da cidade http://www.portaldoarcanjo.com.br nos deparamos com a possibilidade de visitação a três Parques, (Carlos Botelho, do Zizo e da Onça Parda) e acreditamos que teríamos programação mais do que suficiente para 4 dias do feriado.

Núcleo Sete Barras
Cogumelos azuis na Cachoeira do Travessão

Como chegar: Pegue a Rodovia Castelo Branco até o Km 77, entre a direita para Sorocaba (na bifurcação pegue à esquerda). Após o pedágio da Castelinho, pegue a saída 7B (rodoanel de Sorocaba) e entre a direita na Raposo Tavares (direção à Votorantim). Na Raposo Tavares, pegue a saída 102B com destino a Salto de Pirapora. É só seguir direto mais 74Km até São Miguel Arcanjo. Fica a aproximadamente 220 km de São Paulo.

Pousada Villa da Mata

Ficamos na Pousada Villa da Mata http://www.pousadavilladamata.com.br, muito confortável, quase no centro de São Miguel, pagamos R$ 138,00 a diária para os três, a pousada é novinha e fomos muito bem atendidos pelo Sr. Claudinei.
Chegamos cedo, tomamos café, deixamos a bagagem no quarto e seguimos logo em seguida para o Parque Estadual Carlos Botelho. Fones: (15)3379-1477,3279-1233,3379-9391,
e-mail:pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br. A Sede do Parque fica a aproximadamente 25 km de São Miguel Arcanjo, uma parte em asfalto e depois em estrada cascalhada, mas boa.

“Momento história:” O Parque foi criado em 1982, abrangendo uma area de 37.664 hectares. É um dos mais importantes refúgios de vida selvagem da região sudeste do Estado de SP, fazendo parte do contínuo ecológico de Paranapiacaba, composto pelos Parques Estaduais Carlos Botelho, Intervales, Petar e Estação Ecológica de Xitué. Como explicaria mais tarde a monitora Brenda, existe um projeto de viabilizar uma trilha para percorrer os principais pontos deste contínuo ecológico. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de um dia, quem sabe, percorrer esta trilha inédita e com uma riqueza de biodiversidades que não existe em outro lugar do mundo! Seria um grande atrativo até para amantes de trilhas do mundo todo, pensamos alto, sonhando acordados...
No Parque, fomos recepcionados pelo monitor Anderson, que nos explicou sobre o Núcleo, como chegar até o Núcleo Sete Barras e lá fomos nós...

Núcleo Sete Barras

Quando fomos da primeira vez, a estrada parque era ainda um projeto. Ficamos felizes em trafegar pela estrada agora, que recebe o nome de Nequinho Fogaça (SP 139) e podermos chegar ao Núcleo Sete Barras, 33 km depois, confessamos, que pareceram mais. Durante o percurso, há diversos pontos de interesse, como mirantes, rios e cachoeiras. Só trafegar pela estrada já vale o passeio.

Poço da Cachoeira do Travessão

No Núcleo Sete Barras, (13) 3872-6138, conhecemos o monitor Marcio, que nos indicou o caminho para a Cachoeira do Travessão. Segue-se a estrada em direção à Sete Barras por aproximadamente 5 km, até a indicação `a esquerda para o Bairro do Rio Preto. Passamos a primeira ponte de concreto e depois deveríamos achar a segunda ponte de concreto. Lóoooogico, que nos perdemos, naquela imensidão de bananais, onde tudo era a mesma coisa, mas finalmente, depois de muito perguntar, conseguimos achar. Achamos que a melhor indicação seria: depois de encontrar a primeira ponte, procurar a segunda ponte de concreto, que passa sobre o Rio Ipiranga (fica perto de um povoado e todo mundo consegue indicar), logo após a ponte, pegar a estrada à esquerda em direção à Vitifruti, passará pelo sítio dos Irmãos Tavares, segue a estrada sempre em frente até o último ponto à direita, até o final onde o carro alcança, numa espécie de “clareira” de bananais. Daí, percorra uma trilha quase intocada de cerca de 15 minutos.

Cachoeira do Travessão

Foi trabalhoso, mas valeu a pena! A cachoeira é linda e mais bonito ainda, é o imenso poço, formado abaixo. Mais especial ainda, foi que tivemos o privilégio de ficar neste lugar só nós 3, curtindo a beleza do lugar por um bom tempo... Chegaram, algum tempo depois, dois casais, mas observamos pelas placas dos carros, que eram moradores da cidade. Comentamos que para chegar sozinhos, ou sendo muito teimosos como a gente, ou o pessoal que já conhece o caminho...

Voltamos pelo mesmo caminho, a volta foi tranquila, passamos pelo Núcleo Sete Barras,para nos despedir e agradecer ao monitor Márcio. Este nos disse que há a possibilidade de acampar no local (até a construção prevista da hospedaria no Núcleo). No Núcleo existe a Trilha da Figueira, de aproximadamente 2000 metros, que apresenta como atrativo ao final, uma exuberante figueira com aproximadamente mil anos. Como já eram quase 17:00 hs, acabamos não fazendo esta trilha. Existe também a Cachoeira do Ribeirão Branco, que deveríamos ter agendado, mas como não foi o caso, não visitamos.
Voltamos para a cidade de São Miguel Arcanjo, para pousada, tomar um banho e procurar um restaurante. Não achamos nenhum, todos (não são muitos, na verdade) estavam fechados. Nos viramos com um yakissoba na pastelaria local. (R$ 7,00 a porção individual). Nada muuuito digno de nota, mas deu para saciar a vontade de comer comida mesmo. Vale citar o pastel, por cerca de R$ 2,00, e bem fresquinhos, até pela grande procura.

No dia seguinte, visitamos o Parque do Zizo, que merece uma postagem separada.

Pq.Carlos Botelho-Sede

No sábado, voltamos ao Parque, para visitar a Sede. Dormimos até tarde e chegamos por volta das 10:30 hs.Fomos recebidos novamente pelo Anderson e quem nos acompanhou na trilha foi a monitora Brenda.
Como diz o citado "Guia Parques", apesar de estar próximo a dois parques bem conhecidos- Intervales e Petar, o Parque Carlos Botelho ainda é um destino pouco conhecido de ecoturismo. Sorte de quem o descobre. O parque oferece sossego, hospitalidade e um visual maravilhoso.
Na Sede é possível fazer as seguintes trilhas:
Trilha da Represa /Fornos: 4000 metros. Trajeto alternativo da Trilha da Represa, onde é possível avistar as ruínas de fornos de carvão da década de 40. Fizemos esta trilha na primeira vez que estivemos no Parque.
Trilha da Canela: 2000 metros. O destaque nesta trilha são as diversas espécies de canela.
Trilha do Braço do Rio Taquaral. 10000 metros. Seu percurso é feito às margens do rio Taquaral, passando por morros e mirantes. Também necessita de agendamento prévio de pelo menos 1 semana para a monitoria.

Represa

Trilha da Represa: 2000 metros. Decidimos, por conta do horário e estarmos um pouco cansados das trilhas dos outros dias nesta trilha curta. Outro grupo também de 03 pessoas se juntou à nós neste passeio. Uma trilha bem tranquila, bem larga no começo, só descendo, depois fica estreita, margeando o rio, até chegar à represa. Dali, são mais 200 m aproximadamente para chegar à Sede. No caminho, conversando com a monitora Brenda e com o outro grupo, nos interessamos em visitar a Cachoeira do Rio Taquaral.

Cachoeira do Rio Taquaral

Seguimos a indicação da Brenda, seguindo a Estrada Parque e depois da "prainha", lotada de gente, achamos a plaquinha bem escondida e descemos até a cachoeira. A cachoeira possui duas quedas, e descemos até a segunda, onde batia mais um pouquinho de sol. Também tivemos o privilégio de termos o local só para a gente por um tempinho. Lanchamos lá mesmo, até começar a chegar muita gente, e iniciar aquele burburinho e gritaria que acontece em alguns lugares de muito fácil acesso e saímos rapidinho.

Na volta à cidade, paramos numa das vinícolas locais (existem algumas, é só seguir as placas indicativas e o mapinha da cidade dá a indicação de várias), no caso a Torre Alta e compramos vinhos e suco de uva. Recomendamos, não somos de forma nenhuma, versados na fina arte, mas agradou a nosso paladar.

Desta vez, conseguimos finalmente jantar na cidade, no restaurante Vem Ká. Não sabemos se foi a fome, mas a comida estava realmente gostosa, bem caseira, funciona quase como um prato executivo, com arroz, feijão, uma boa salada, batatas fritas e a carne de preferência, por R$ 12,00, muuuuito bem pagos. Durante o dia, trabalha no sistema self service, mas à noite, a proprietária comentou que não compensaria. Perguntamos por que os restaurantes da cidade não abrem à noite, então foi explicado que a cidade recebe normalmente grupo de pessoas das empresas locais, portanto o movimento é maior durante a semana, e para almoço.Nos feriados e finais de semana, os funcionários das empresas voltam para as suas cidades, daí a cidade não ser muito "povoada" digamos...Estranhamos realmente, que parecíamos os únicos com cara de "turista" andando pelo centro da cidade,durante este período, como diz o Ricardo Freirehttp://www.viajenaviagem.com , que turista tem cara de turista em qualquer lugar do mundo.

Placas da cidade

Nossas impressões: A cidade é bem estruturada, tem tudo para se tornar um grande pólo ecoturístico, mas achamos que alguns detalhes poderiam ser incrementados: cidadezinhas muito menores apostaram no potencial turístico e criaram um Centro de Atendimento ao Turista, ou algo semelhante, para orientar o turista.

Normalmente, o trilheiro anda o dia inteiro e fica à base de lanches e à noite, sente falta sim, de uma comidinha caseira.

Como o acesso ao Parque (nos dois Núcleos) também é rota de passagem para o pessoal que acessa o litoral, os Núcleos acabam sendo utilizados muitas vezes como parada rápida ou, como observamos no Núcleo Sete Barras, como passeio de um dia pelo pessoal local.
Se for construída a hospedaria (o que seria extremamente interessante, sim, desde que implementada também a área de restaurante), deveria ser estudado uma forma de acesso diferenciado, para quem vem desfrutar da quietude do local. Confessamos que os fatores música alta, gritaria no riachinho e churrasco nos assustou um pouco...
Faltaram algumas atrações, nos dois Núcleos, a Cachoeira do Ribeirão Branco, a Trilha do Braço do Rio Taquaral e ainda o parque da Onça Parda, portanto, mais uma cidade que voltaríamos e quem sabe, ter mais boas surpresas na próxima vez, como a construção da hospedaria no Núcleo Sete Barras ou ainda, a tão aguardada travessia entre os Parques!

ALINE

31/10/2013 00:47:04
REALMENTE É UMA CIDADE MARAVILHOSA NASCI E CRESCI LÁ ENTÃO POSSO DIZER COM CERTEZA QUE É UM LUGAR ABENÇOADO QUE TODOS QUE QUISEREM UNS DIAS DE DESCANSO E PAZ DEVERIAM IR PARA LÁ POIS IRIAM ENCONTRAR!

Os Caminhantes

Olá Aline, Obrigada pela leitura e pelo comentário! O lugar é realmente lindo e quem visitar essas terras certamente encontrará muita paz e terá incríveis dias de descanso. Para encontrar outros lugares igualmente especiais visite nosso blog: [[http://oscaminhantes.com |]] Um grande abraço, Marcia
Mara

03/10/2013 21:33:42
QUER RESPIRAR UM AR PURO VENHA CONHECER CARLOS BOTELHO É TUDO DE BOM nao percam tempo vcs nao vao se arrepender assinado eu mara

Os Caminhantes

Olá Mara! Obrigada pela leitura e pelo comentário! O Parque é sim, um ótimo refúgio, já visitamos o local duas vezes e recomendamos! Visite nosso blog para conhecer mais lugares lindos e respirar um pouco de ar puro: [[http://oscaminhantes.com |]] Um abraço! Marcia
Jeremias dos santos mopraes

23/02/2013 16:08:01
não esta precisando de nada esta muito legal o parque voltarei logo

Os Caminhantes

Olá Jeremias, Obrigada pela leitura e pelo comentário. Se quiser conhecer novos lugares, visite nosso blog, www.os-caminhantes.com Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Estefania Cassalho

01/11/2012 11:08:11
Ola...Eu morei em São Miguel Arcanjo - SP, morei a 3 km do PECB e cheguei até a trabalhar la, realmente la é um lugar perfeito, uma paisagem linda, como sempre brinco la é um pedacinho do céu na terra. Quem tiver a oportunidade de conhecer esse lugar vá sem medo pois não ira se arrepender,um lugar lindo, que transmite paz.

Os Caminhantes

Olá Estefania, Obrigada pela leitura e pelo comentário! Este lugar é lindo mesmo, toda esta região foi abençoada! Para conhecer mais roteiros, visite também nosso blog: www.os-caminhantes.com Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Diego nunes

20/10/2012 11:12:02
olaaaaa ja estive no parque varias vezes muito bom inclusive ja morei na cidade hoje moro em valinhos mas toda vez q vou ai naw deixo de visitar o parque.

Os Caminhantes

Olá Diego!!! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Já percebemos alterações para melhor, na nossa segunda visita e espero que o Parque nos surpreenda assim, a cada visita! Um grande abraço! Para saber um pouco mais sobre outros lugares, visite também o nosso blog: www.os-caminhantes.com Marcia, João e Júlia
Prof Míriam(escola Alceu Gomes/Itapê)

10/10/2012 17:13:45
Eu gostaria de agradecer a equipe do Parque Carlos Botelho que nos recebeu muito bem e teve muita paciência com nossa galerinha quando estivemos visitando o parque, muito obrigada e parabens pelo trabalho e paciencia, grande abraço.

Os Caminhantes

Olá Miriam, Estarei encaminhando seu agradecimento para a equipe do Parque. Pudemos perceber que eles fazem um bom trabalho realmente com a o grupo de escolas que visitam o Parque. Chegamos a receber comentários de alunos relatando que adoraram o passeio. Um abraço! Marcia, João e Júlia
Gabrielle

23/05/2012 18:45:15
eu adoro calos botelho eu ja fui la e muito devertio quem nunca fou olha o que tenm poredeno

Os Caminhantes

Olá Gabrielle! Obrigada pela leitura e pelo comentário! Você foi com a escola ou com os seus pais? Esta foi a segunda vez que estivemos lá e ainda faltaram algumas atrações para visitarmos! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Gonçalo

01/03/2012 15:37:17
oi adorei a cachoeira do travessao gostaria de saber e dificil de achar e pode acampar la

Os Caminhantes

Olá Gonçalo! Primeiro queria me desculpar, não sei o que aconteceu que não recebi as notificações dos comentários... Olha a Cachoeira do Travessão não é muito fácil de achar,"...Segue-se a estrada em direção à Sete Barras por aproximadamente 5 km, até a indicação `a esquerda para o Bairro do Rio Preto. Achamos que a melhor indicação seria: depois de encontrar a primeira ponte, procurar a segunda ponte de concreto, que passa sobre o Rio Ipiranga (fica perto de um povoado e todo mundo consegue indicar), logo após a ponte, pegar a estrada à esquerda em direção à Vitifruti, passará pelo sítio dos Irmãos Tavares, segue a estrada sempre em frente até o último ponto à direita, até o final onde o carro alcança, numa espécie de clareira de bananais. Daí, percorra uma trilha quase intocada de cerca de 15 minutos...". Não sei dizer se a Cachoeira está em uma propriedade particular, mas acho que seria melhor ligar para o Núcleo Sete Barras e se informar. Um grande abraço!
Yasmin

15/02/2012 09:37:24
eu vou ir esse ano com a escola

Os Caminhantes

Olá Yasmin! Desculpe pela imensa demora! Não tinha visto seu comentário. Espero que tenha gostado e aproveitado bastante seu passeio! Um abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Michele rodrigues

26/12/2011 19:46:22
olá.. adorei a postagem,eu sou moradora de Sao miguel arcanjo e estive no parque poucas vezes, mas fico feliz que tenham gostado bjs

Os Caminhantes

Olá Michele! Obrigada pela leitura e pelo comentário! Esta foi a segunda vez que estivemos na cidade e vimos que temos mais coisas a descobrir! É sempre um prazer voltar para este lugar tão bonito e acolhedor! Um grande abraço!
Nego veio

23/11/2011 12:34:37
ja fui la varias vezes e realmente e encantador parabens pelas fotos

Os Caminhantes

Olá!!! Obrigada pela leitura e pelo comentário! Foi nossa segunda vez, e agora "descobrimos" ainda outros lugares que não conhecemos e estamos pensando novamente em voltar! É isso mesmo,não? Quando gostamos do lugar, voltamos várias vezes, pois sempre existem coisas lindas a serem vistas (ou revistas!) Um grande abraço!
Dorival scalabrin

06/10/2011 15:23:12
Ola , gostaria de saber se tem area de camping para acampar, e valor para programar no feriado de 15 de novembro, agardo retorno !!

Os Caminhantes

Olá Dorival! Desculpe a demora, mas estava complicado estes dias conseguir 1igar para o Parque, pois eles atendem só até às 16:00 hs, e não consegui ligar antes lá. A reserva deve ser feita com o pessoal do Núcleo Carlos Botelho (15) 3379-1477. Falei com a Cláudia, que ficou de encaminhar um e-mail com as informações de hospedagem, mas ainda não recebi... Para esclarecer: o camping é permitido somente no Núcleo Sete Barras, na área do galpão, no Centro de Visitantes. Não é uma área propriamente para acampamento, com gramado, etc, e as instalações não são de um camping, propriamente dito. De qualquer forma, a reserva deve ser feita para vc não correr o risco de chegar lá e se deparar com um grupo de excursão, por exemplo.A Cláudia me citou 3 opções de hospedagem: o Villa da Mata, onde nós ficamos, um camping que fica na entrada do Parque e uma Pousada, que fica no bairro do Turvo e que até dá acesso ao Parque. Encaminho por e-mail assim que receber as informações. Abraços!
Mayara

06/10/2011 11:15:23
bem gostaria de ir mas os meus pais nao seixaram entao ficarei so n vontade de conhecer

Os Caminhantes

Olá Mayara! Obrigada pela leitura e pelo comentário! É uma pena que seus pais não deixariam você ir... por que você não convida eles para fazerem o passeio com você? Seria uma boa oportunidade de vocês passearem juntos e guardarem estes momentos na lembrança! Boa sorte aí! Um grande abraço! Os caminhantes
Beatriz

22/08/2011 23:02:25
viu eu fui e muito legal eu amei nao queria nem nir em bora no paseio da escola muito xique

Os Caminhantes

Olá Beatriz! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! O Parque é muito legal mesmo, têm várias atrações, num lugar muito agradável, os monitores são muito atenciosos e realmente não dá vontade de vir embora. Um grande abraço! Os caminhantes
Dorival Scalabrin

17/08/2011 19:07:57
Só gostaria de saber qual rodovia pegar para chegar até ai ? e geografico .Dorival Scalabrin

Os Caminhantes

Olá Dorival! Obrigada pela leitura e pelo comentário. O acesso segundo o blog do Parque: [[http://pecarlosbotelho.blogspot.com/2008/08/acesso-ao-parque.html..."|]] A Sede do Parque dista 220 km da capital paulista. De São Paulo, via Castelo Branco, chega-se à Sorocaba. Então, via Castelinho (alça de acessos à Rodovia Raposo Tavares), chega-se a Salto de Pirapora. São 78 km, na Rodovia José Ayubi, passando-se por Salto de Pirapora, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. Passa-se por fora da cidade de São Miguel Arcanjo e através da Rodovia SP-139, sentido Sete Barras, percorre-se 21 km desde a rotatória até a Sede do Parque, exatamente onde termina o asfalto."... Um grande abraço! Os caminhantes
Rô de Paulo

23/07/2011 22:49:13
gentemmmmmmmmmmm adorei o diário de bordo! :D

Os Caminhantes

Oi Rô!!! Aqui também amiga, obrigada pela leitura, e pelo comentário! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Isabella moraes

28/06/2011 20:14:36
ha estou pesquisando isso prq vou cm a escola nesse parque!!! deve ser maravilhso!!!

Os Caminhantes

Olá Isabella!! Obrigada pela visita e pelo comentário! O Parque é bem legal mesmo e espero que a visita com a escola seja bem divertida e proveitosa!! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Silvia Marcia

18/06/2011 23:59:50
Fiquei encantada com os registros que fizera sobre seus passeios.Meu esposo eu gostaríamos de fazer estes passeios, mas já não estamos tão jovens quanto vocês,mas desta vez vamos pensar com carinho.
Que Deus continue abençoando vocês,que curtam bastante, é assim que se aproveita a vida,nosso país é tão lindo....
Abraços .
Silvia e Mario

Os Caminhantes

Olá Silvia e Mario! Apesar das fotos enganarem um pouco, não somos tão jovens quanto aparentamos, acreditem...rsrsrs. Fica um duplo agradecimento aqui, pelo seu comentário e também por diminuir nossas idades! Acreditamos também que não existe melhor maneira de se aproveitar a vida, assim como estreitar os laços de convívio familiares e amigos, e também de conhecer novos amigos que as viagens. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Esteban.

18/05/2011 11:40:39
Conheço esse parque, maravilhoso pela natureza que tem em sua volta, vale a pena conhecer.

Os Caminhantes

Olá Esteban! Muito obrigada pelo comentário! Realmente, é um lugar maravilhoso, com a natureza ainda intacta em muitos locais, um diferencial que conta muito hoje em dia! Um abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes