Senador Amaral

Cidade integrante do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

Estivemos em Senador Amaral, Senador Amaral - MGcom os amigos Robson, Roseli e Giovanna, no último feriado de Corpus Christi. O município integra o Circuitos Serras Verdes do Sul de Minas http://www.serrasverdes.com.br, junto com aproximadamente 20 municípios. Distante 244 km de São Paulo, é a segunda cidade mais alta do Brasil, com 1553 metros de altitude, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. A temperatura varia de 4º C a 23º C.
O Ministério de Turismo divulgou o Resultado da III Chamada para Apresentação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Circuitos Turísticos de todo o Brasil participaram da seleção, que confere prêmios aos mais estruturados programas de turismo nacional. No case de Gestão Regional o Circuito Serras Verdes foi eleito o melhor do Brasil.http://www.jornalserrasverdes.com.br/

Primeiro dia
Saímos cedinho de SP, para não pegar a Fernão Dias muito congestionada de manhã, no êxodo dos paulistanos a cada feriado. Logo na entrada para a Fernão Dias um infeliz inventa de cruzar a Dutra, às 3:30 hs da manhã, no meio das duas passarelas. Resultado, além de quase atropelarmos o infeliz, que lógico, nem se importou e deve ter continuado seu caminho irresponsável, o susto fez o João descontrolar o carro e até giramos na pista. Tivemos que ficar encostados um pouco para voltarmos nosso caminho, depois desse susto medonho!
Mas, tudo seguiu tranqüilo na viagem e pelas indicações do Almeida, seguimos por dentro de Toledo e Munhoz e chegamos na Pousada Ilhas do Sol, http://www.ilhasdosol.com.br por volta das 06:30 hs, num friiiiiooo!!!!

Pousada Ilhas doSol

Já havíamos combinado, então ele deixou o portão destrancado e a chave do nosso quarto na porta. Essa tranqüilidade seria impensável em outros lugares! Considerando o susto no início da viagem, ninguém conseguiu mais dormir, então decidimos explorar a pousada, antes disso, voltamos para o quarto para vestir mais roupas (tudo o que vcs puderem imaginar, mais calças, mais casacos, cachecol e até luva a Júlia colocou!) até a hora do café da manhã. Nosso frio era tão grande que nem conseguimos comer direito!
Sob o sol da manhã, que começava a esquentar, ficamos conversando um tempão com o Almeida que nos indicou algumas opções de passeio pelas cercanias e optamos por conhecer a Cachoeira dos (parece estranho, mas está assim no cartaz) Luís http://www.cachoeiradosluis.com.br, e arredores.

Cachoeira dos Luis

Saímos da Pousada quase 11:00 hs. Existem placas indicativas e é fácil chegar. Fica a cerca de 6 km da Pousada. A estrutura do local é bem organizada, com uma parte disponível para hospedagens (chalés) e restaurante. Pagamos R$ 3,00 por pessoa para a visita. O acesso à Cachoeira, muito bonita, por sinal, é feita por um caminho bem tranqüilo, possível a visitação tanto na parte de baixo da cachoeira e depois você volta pela trilha e visualiza pela parte alta. Não existem poços para banho, só mais para baixo, visualizamos um local que poderia servir como poço de banho, mas ninguém se aventurou. Chegamos até as torres de onde partem as tirolesas, mas o receptivo local ainda não havia chegado. Esperamos cerca de 40 minutos, assim como vimos alguns grupos chegarem, visitarem, esperarem, mas como o pessoal não chegava, desistimos e pegamos a trilha de volta até o restaurante. Perguntamos e o restaurante só serve refeições aos hóspedes. Na saída (por volta das 13:30 hs), encontramos a agência chegando com o equipamento, que nos ofereceram os folders e os passeios...
Por causa do horário combinado para almoço, não deu tempo para conhecer a Cachoeira do Avestruz, que é bem pertinho.

Pousada Ilhas do Sol

O combinado inicial na Pousada seria meia pensão, deixando o almoço para perto das localidades onde estivéssemos visitando, porém existe a necessidade de agendamento prévio com todos os locais que pudessem fornecer o almoço, então acabamos optando pela facilidade e proximidade, em almoçar na própria Pousada.

Chegamos, o Almeida preparou uma caipirinha de limão bravo (ou rosa, ou cravo), não sei direito o nome, e seguimos para o almoço, preparado com ingredientes da região: arroz, feijão, uma vaca atolada com mandioquinha, deliciosa,( e eu não sou lá muito fã de mandioquinha, mas esta estava diferente!), ervilha torta, um franguinho grelhado, salada e suco de morango purinho, da região.
Bom, não precisa dizer qual foi o nosso destino depois do estrago feito, e para desespero da Júlia (que odeia dormir à tarde!), nosso caminho foi para lençóis, como costuma dizer nossa querida e saudosa ogroturma! O começo do caminho é que foi engraçado... cada um foi se encostando onde podia, alguns escolheram as redes que “maldosamente” o Almeida e o Madeirinha, seu assistente foram espalhando pela varanda da Pousada, outros foram direto para a cama nos quartos, e o João escolheu um banco baixinho de madeira no meio do campo. A Júlia até foi levar um travesseirinho de trilha que nós compramos para testar e lá ficou, o corpo estendido sobre a tábua, debaixo do solzinho quente da tarde...
À tardezinha, caindo a noite, quando o frio começou a tomar conta, foi todo mundo, assim como o João (que se deu conta que lá estava largado) começar a se recolher para um banho delicioso, quentinho (meu medo era ter que tomar banho frio, ou morno debaixo daquele frio todo), e depois para o refeitório para uma sopa de mandioquinha, muito boa, antes incrementada com uma bacia de pinhão fresquinho, saído da panela de pressão, uma boa dose de prosa ao pé da lareira entre o grupo e cama!!!

Campo de Aveia

Segundo dia
Acordamos por volta das 8:00 hs, desta vez não tão frio como o primeiro dia, ou porque o sol já começava a esquentar um pouquinho, ou porque começávamos a nos acostumar com o frio. Tomamos café e nos aprontamos para os passeios do dia:

Cachoeira do Julinho

Primeiro,visitamos a Cachoeira do Julinho, 4 km aproximadamente da Pousada. O Almeida nos acompanhou nestes passeios. Deixamos os carros na entrada da propriedade e uma trilha tranqüila, cerca de 1:30 h de caminhada depois, passando por um vasto campo de aveia, verdinho, verdinho, chegamos à Cachoeira. . No finalzinho da cachoeira, o Almeida indicou um lugar que dá para brincar de escorregar. Muito gostosa, o João tomou banho, logicamente, e escorregou também, mas só ele teve coragem. A Júlia ia tentar, mas o frio da água fez ela desisitr.
Fizemos o caminho de volta até os carros, por um caminho diferente e depois, na volta da Pousada, passamos em uma propriedade para a esperada colheita de morangos!

Colheita de morangos

Digamos que nossa “produção” não foi muito boa porque a cada 2 que colhíamos um era “degustado”, mas nossos amigos conseguiram uma boa colheita. Morangos fresquinhos, macios e doces, bem diferentes do que compramos no mercado, além do preço que o proprietário nos ofertou. Cada caixinha com 4 (daqueles de mercado mesmo), ele cobrou R$ 6,00! Havia também plantação de tomates cerejas e cobraram o mesmo preço. Também foi combinado que seria cobrado o valor de R$2,00 por pessoa para a colheita. Como nós comentamos entre nós, pagaríamos com prazer se fosse R$ 10,00 a caixa, ao produtor, como nós costumamos pagar em São Paulo (quando encontramos aqueles caminhões, vendendo “Morangos de Atibaia”). Daí podemos ter uma leve idéia de como os atravessadores ganham em cima do produtor, que é quem tem o maior trabalho e quem é menos remunerado nesta cadeia toda...
Voltamos para a Pousada, almoçamos, e depois do almoço fizemos uma pequena caminhada na estrada.

Fogueira na Pousada Ilhas do Sol

Á noite, ele combinou de acender a fogueira e para combinar com o evento, nossos amigos foram para a cozinha e prepararam um quentão, bem fraquinho que até a Júlia, completamente avessa a álcool, achou muito bom!
Depois da sopa (dessa vez um caldo verde), fomos um pouco para a fogueira e só então nos demos conta que a Júlia nunca havia visto uma. Nesta era de videogames, Wii, Nintendo DS, msn e afins, onde as crianças não se impressionam com mais nada, foi interessante observar o encantamento que uma simples e prosaica fogueira ofereceu a uma criança urbana. Nem pensar em coisas que fazíamos quando crianças, como pular fogueira (eu não, particularmente, nunca tive pernas o suficiente para isso), soltar fogos de artifício instruídas por nossos pais, comer pinhão e batata doce assada na fogueira e a oportunidade de ficar até altas horas, sem se preocupar como hoje, com a “friagem”, o “choque térmico”, o “sereno” na cabeça, que pode “fazer mal” para a rinite e a alergia...Será possível que somente em viagens tenhamos a oportunidade de experimentar ou de reviver sabores, prazeres e delícias antes esquecidas? Ou justamente, são momentos como esses que nos fazem nos “desprender” das amarras a que nós mesmos nos forçamos? Credo, momento filosófico, mas foi isso o que nos passou pela cabeça, também, por causa de uma simples e prosaica fogueira.

Vista da Pedra da Onça

Terceiro Dia
Com a Pousada com mais hóspedes, desta vez tivemos mais acompanhantes para os nossos passeios do dia.
Primeiro, visitamos a Pedra da Onça, como dito no site da Pousada, um dos lugares mais bonitos do sul de Minas, com uma vista espetacular, muito utilizado para saltos de asa delta. Deixamos os carros no pé da pedra, fomos recepcionados por uma siriema e subimos a trilha, tranqüila, uns 400 metros. Havia uma casinha de um senhor que morou lá durante algum tempo, do jeito que foi encontrado, com os restos de sua cama, o fogão, e os restos de uma colméia enorme!!!! De lá, foi possível avistar até a cidade de Cambuí. Uma vista realmente belíssima, mas o melhor estava por vir!

Avistamos subindo pela estradinha que dava acesso à pedra, um tratorzinho vermelho. Quando estávamos já descendo, o trator parou e corremos na frente, junto com o Almeida, porque achamos que os carros estavam bloqueando a passagem do trator para a propriedade. Nada disso, o senhor era proprietário das terras e só tinha feito uma paradinha para prosear. Ele perguntou ao Almeida se ele sabia que havia uma trilha que dava acesso á parte debaixo da pedra.

Almeida mostrando a

O Almeida se surpreendeu e perguntou se topávamos ir ver a trilha . –Claaaro!!! – foi nossa resposta e seguimos avidamente o senhor pela trilha que realmente, não dava para saber do caminho, quando passamos pela beira da estrada, fazendo todos os outros dar meia volta e avisar da recém “descoberta” trilha. Estava um pouco fechada, mas havia sinais de passagens de outras pessoas, infelizmente com um pouco de lixo, aqui e ali. A pedra, por cima, forma uma espécie de abrigo, e ali, o proprietário disse que era onde o senhor (aquele da casinha com a colméia) se abrigava antes e havia também sinais de fogueira.

Parte de baixo da Pedra da Onça

Nos remeteu, na hora, de uma pedra muito semelhante, que conhecemos em Piraí do Sul,http://www.pousadaserradopirai.com.brdo nosso amigo Emerson, e começamos a procurar, eu e a Júlia, sinais de habitações anteriores.Não somos arqueólogas, claro, mas achamos sinais, que lembram pinturas rupestres, como as vistas em Piraí, onde um destes desenhos demonstra o que parece a figura de um peixe.

Inscrições rupestres?

Ainda muito excitadas com a descoberta, resolvemos ver se contornássemos um pouquinho o caminho, onde iríamos chegar e fomos tocando em frente, com o Almeida logo atrás. Ele ficou receoso, dizendo que seria melhor voltarmos, mas a Júlia identificou uma trilha, mal feita, mas com marcas de passagem. Insistimos que se seguíssemos, conseguiríamos contornar o caminho e sair do outro lado da pedra. Ele foi para a frente, pediu que seguíssemos bem tranqüilamente, sem pressa e disse que voltaria com uma corda para auxiliar na subida. Neste intervalo, achamos que estávamos só nós três, mas o grupo todo já estava atrás de nós, subindo com dificuldade o finalzinho, bem íngreme, sem uma trilha certinha, e acabamos saindo bem do lado da casinha com a colméia que relatamos no começo e o Almeida, no final do grupo, carregando a corda nos ombros e com meu boné que deixei pendurado numa árvore, que seria nosso caminho de volta. Nem sei se alguém acabou usando a corda no final das contas.
Só por esta trilha, bem aventura, como disse a Júlia, nossa vinda a Senador Amaral já estava paga!!!

Túneis egípicios

Um dos atrativos comentados no jornal que recebemos sobre o Circuito Serras Verdes (motivo da nossa viagem, aliás), em uma das feiras de turismo, nem me lembro mais qual, fazia menção a estes túneis, que comentei com o Almeida, e ele sabia da existência, mas não havia tido a oportunidade de visitar antes. Com a nossa curiosidade (principalmente da Júlia, sim sua porção nerd, em todos os assuntos de mitologia grega e egípicia), ele arrumou um motivo a mais para visitar o local e fomos lá, passando de volta pelo centro de Senador.

Fomos recepcionados pelo Sr. Campos e sua família, assim mesmo, sem agendamento prévio. A propriedade estava desativada, mas este disse que em breve pretende ativa-la como Pousada, em aproximadamente um ou dois meses e também, a visitação aos túneis.
A propriedade tem um potencial muito grande, toda a estrutura é muito bem feita, bem acabada, com 6 quartos na parte superior, em madeira e vidro, onde os quartos dão visão para uma floresta de pinhos, ou para os campos. Existe uma estrutura para o restaurante muito bem feita também, e alguns quartos na parte inferior ainda. Com algumas melhorias, como as piscinas e o lago na entrada da propriedade e algumas implementações nos túneis, seria perfeito para receber grupos dos mais variados tipos, desde aqueles que procuram um local calmo para um retiro, até para algum evento com adolescentes.

Os túneis
Uma das saídas dos túneis

Os túneis: o Sr.Campos conta que o projeto surgiu a partir de uma visita feita ao Egito e a construção levou cerca de 10 anos para ser concluída. Existe uma infinidade de túneis, não foi possível sua exploração total, até porque estávamos sem lanterna para todos, então, literalmente, não foi possível ver muita coisa...rsrsrs. Fomos tateando, por aquelas paredes, agarrando quem a gente mal conhecia, pelo pavor do escuro, de cair e de se perder..hehehe...O “clima” ainda era maior por causa acho que neta, do Sr. Campos e mais duas amiguinhas, que brincavam dentro dos túneis, e gritavam a toda hora, entrecortando os gritos por gargalhadas... conforme ele ia andando, ia explicando, aqui, tem uma saída para tal lugar, ali, nós vamos sair em lugar tal, e isso nos aguçou a curiosidade para vermos os túneis em funcionamento total, com todas as saídas.

Sala do Silêncio

Após a saída principal, que dá acesso à chamada Sala do Silêncio, fomos “presenteados” até com uma revoada de morcegos, em cima de uma das corajosas integrantes do grupo, a Bia, que cismou de “ir ver o que tem naquela passagem”. Foi uma gritaria geral, daqueles que já estavam na Sala do Silêncio, sob os olhares daqueles que saíam assustados das escadarias escuras dos túneis, por causa dos nossos gritos, coisa de filme! Fala, Sr. Campos, tudo foi combinado e os morcegos o senhor contratou, né não?

Torre
Filhotes de gavião

Saímos por uma das “passagens secretas”, do outro lado por onde entramos. Ainda visitamos a Torre, que têm 3 quartos, muito diferentes e com um “quê’ de clima Harry Potter. Só faltou a coruja, mas na falta da Edwiges, a Bia e a Júia encontraram no alto da Torre, filhotes de (eu acho, o Sr. Campos falou, eu esqueci que bicho era) gavião, com dois ratinhos mortos, para completar o clima do passeio!

Nossa despedida foi feita com o tradicional suco de morango da região, gentilmente oferecida pelo César, filho do Sr. Campos.
Voltamos extasiados com os passeios do dia para um almoço tardio na Pousada e até dispensamos o jantar, por conta do horário, combinando um lanchinho só.

Último dia

Acordamos, e para não pegar o trânsito de volta, já armamos o carro e pegamos a estrada logo após o café da manhã e com pesar no coração. Lógico que acabamos pegando trânsito na volta, já em Atibaia, e o compromisso que eu tinha para a tarde não pude comparecer.

Cachoeira dos Luis

Nossas impressões finais
Um lugar bastante aprazível, com inúmeras possibilidades de visitação e de passeios, muito perto de São Paulo e com um potencial turístico riquíssimo, como consta do guia da Serras Verdes, romance, compras, ecoturismo, aventura, cultural, contemplação, rural e religioso, entre tantas outras oportunidades. Não sei nem porque não despontou antes.

A idéia das parcerias locais, investindo não somente na sua propriedade, única e exclusivamente, mas gerando oportunidades a todos envolvidos, desde o produtor, com a valorização da produção local, como o caso do cardápio envolvendo a cultura da mandioquinha e do morango, até a visita e indicação de passeios e pousadas vizinhas, do proprietário da Pousada Ilhas do Sol, Almeida, alavancando o turismo como um dos, se não, o principal atrativo turístico da região nos cativou e nos fez optar por semos acolhidos em seu refúgio.

Cabe dizer ainda, que aliado a sua visão, a calorosa receptividade, seu desprendimento, seu desejo em nos deixar a vontade, não somente a nosso grupo, mas a todos os outros hóspedes e promover a interação entre o grupo presente (o que acabou acontecendo de maneira bastante tranqüila e naturalmente),destaque aqui para o casal Bia e Guilherme, que tornaram nossa estadia ainda mais agradável, reforça a nossa inerente natureza de “trilheiros”. O prazer que nos foi proporcionado, de “descobrirmos” uma trilha, de conhecer lugares ainda quase intocados, de ter contato, de sentar e ouvir um “causo” com gente da própria terra, de conhecer lugares onde ainda imperam a simplicidade, a prosa no fogão a lenha, valem para nós muuuuito mais que locais graduados com inúmeras estrelas, onde você conversa (conversa não, solicita o serviço) com o “conciérge” ou o gerente do hotel, nas águas mornas das piscinas e da alta gastronomia mundial. Deve ser um prato cheio para quem gosta, afinal, futebol, religião e gosto por viagem não se discute, mas,pelas experiências que vivenciamos, não é a nossa praia.

Thiago

05/07/2012 16:48:55
Olá, neste fim de semana estarei indo para esta mesma pousada! Alguma dica de última hora ?

Grato...

Os Caminhantes

Olá Thiago! As manhãs e noites lá são frias, mesmo que esteja quente durante o dia. No restante, nenhuma dica assim, tão importante... Peça o suco de morango natural,normalmente tem,mas é uma delícia e o pão de queijo feito na hora também! Uma ótima viagem para você! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Clodoaldo Antonio da Costa

09/02/2012 13:03:16
Olá pessoal, gostaria de parabenizar a belíssima matéria que fizeram em Senador Amaral. Há seis meses assumi a secretaria de turismo da cidade e estamos caminhando na busca do turismo sustentável na região e também oferecer através de nossas ações melhorias no sistema de informação, capacitação na área e divulgação desta cidade que possui como maior riqueza, suas belíssimas paisagens e seu clima, além de outros fatores como sua altitude e grande potencialidade para o turismo rural.
Forte abraço.
Att. Clodoaldo Costa

Os Caminhantes

Olá Clodoaldo! Nós é que agradecemos a leitura, o comentário e o elogio! Adoramos a cidade, para nós também foi uma grande descoberta, e comentamos sempre que estamos ávidos ultimamente em encontrar lugares como aconteceu em Senador, onde o turismo ainda não foi massificado, trazendo um sabor de descoberta e autenticidade que infelizmente está se tornando cada vez mais raro nos locais que temos visitado. O seu desafio é enorme e de uma responsabilidade grande, para que a divulgação seja acompanhada de forma equilibrada, envolvendo e sensibilizando o maior número possível de pessoas, promovendo o desenvolvimento da região,e mantendo a autenticidade local, pois concordamos plenamente que a região tem um potencial turístico (ecológico e rural) enorme! Um grande abraço! Os caminhantes Marcia, João e Júlia
Rodes

19/01/2012 18:59:22
Amei as fotos e sinto-me orgulhosa por fazer parte dessa terra tao abençoada por Deus,parabens a vcs que tiveram a oportunidade de conhecer um pedacinho do céu.Valeu

Os Caminhantes

Olá Rodes! Desculpe a demora, achei que já tivesse respondido... obrigada pela leitura e pelo comentário! Realmente, é um pedacinho do céu e parabéns por viver neste lugar abençoado! Um grande abraço! Os caminhantes Marcia, João e Júlia
Fabiane Rezende

18/01/2012 16:58:02
Moro em Senador Amaral, realmente é uma cidade abençoada!!! Parabéns pelas fotos...

Os Caminhantes

Olá Fabiane! Muito obrigada pela leitura, pelo comentário e pelos elogios! Parabéns a você, por morar em um lugar tão deslumbrante! Um grande abraço!
Alexandre Camargo

18/01/2012 14:45:35
Primeiramente parabéns pelo conteúdo, vi uma crítica a cima, mas não se preocupem pois acredito que seja o formato que escolheram para relatar, sendo bem envolvente com detalhes até das próprias emoções!
Fica meu agradecimento pois sou da cidade de Munhoz,onde citaram que passaram e fica próximo aos pontos que visitaram. Bom, apesar de o turismo estar aumentando na região, acho que o principal problema ainda é o público não conhecer o que a região oferece, algo que vocês já demonstraram uma parte.
Parabéns !!

Os Caminhantes

Olá Alexandre! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário e pelos elogios! As críticas infelizmente (ou não) fazem parte do todo... Não somos repórteres profissionais ou jornalistas, portanto quando fazemos nossos relatos são as sensações reais e os acontecimentos de meros turistas e visitantes que procuramos passar nos nossos posts. É uma região com potencial riquíssimo, e esperamos realmente, que seja amplamente divulgado, mas que tomem o cuidado para que permaneça o aspecto singelo e acolhedor da região! Também obrigada pela dica. Podemos visitar Munhoz da próxima vez também! Um grande abraço!
Quéferson Rezende

18/01/2012 09:28:12
Fiquei muito feliz com essa divulgação, nasci nessa cidade que é uma cidade abençoda por DEUS, um lugar maravilhoso, com muitos atrativos e pessoas acolhedoras, os lugares são mesmo fantasticos com uma beleza deslumbrante vale apena conferir... Gostaria de ver mais fotos postadas desse belo roteiro. Um grande abraço!

Os Caminhantes

Olá Queferson! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Senador é um lugar muito bonito e foi realmente um dos lugares que mais nos surpreenderam, em termos de beleza, de atrativos naturais e de recantos inusitados! Um grande abraço!
Nilza Rocha

01/09/2011 13:03:38
E ai caminhantes,tudo bem?Fiquei deslumbrada com Senador Amaral,espero um dia chegar por la.Obrigada pelo roteiro.

Os Caminhantes

Olá Nilza! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário!:) Senador Amaral foi uma bela surpresa para nós também e também esperamos que possa desfrutar das belezas escondidas nesta aprazível cidade mineira! Um grande abraço! Os caminhantes
Rosemeire

03/08/2011 16:13:55
Será nossa próxima viagem, Senador Amaral MG, realmente Deus passou por minas e abençoou, td é muito lindo, nosso pais tem muito a ser mostrado.
Parabéns,através de vcs é que pude conhecer a Serra da canastra, outro lugar lindddoooo!!!!!!!
Rosemeire.

Os Caminhantes

Olá Rosemeire! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Adoramos também Minas Gerais, tem recantos realmente belíssimos e ainda faltam muitos lugares para conhecer! Obrigada por embarcar conosco nessas viagens! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Marco antonio dos anjos

26/07/2011 22:10:19
Não conheço as pousadas citadas,mas,conheço S.Amaral.Cheguei lá através de Bragança Paulista,vindo de Amparo,no caminho Pedra Bela,que também vale a pena ser vista.No caminho Munhoz,e através de estradas,sem ninguém,em meio a vegetação impar,cheguei a S.Amaral e depois saí por Cambui.Altitude,quietude e paz.
Vou voltar lá!!!

Os Caminhantes

Olá Marco Antonio! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário. Fizemos outro caminho, mas o pessoal que estava na Pousada também comentou sobre Pedra Bela, e ficamos curiosos também. Passamos também por Toledo e Munhoz, e vale realmente, passar por lá! Também devemos voltar em breve para lá! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Lú

26/07/2011 21:59:00
Parabéns!! Adorei a reportagem, adoro seu jeito de escrever: é como se estívessemos vivenciando o passeio ;)
E o melhor... o seu feedback, sempre gentil, esclarecendo eventuais dúvidas.
Acabei de falar c/ o Almeida, que é uma pessoa muito simpática e vou pra lá com certeza!!
Um grande bjo :)

Os Caminhantes

Olá Lú! Muito obrigada pela leitura, pelo comentário e pelo elogio! Nos deixou imensamente felizes, orgulhosos e na indicação que devemos estar seguindo o caminho certo, na nossa vontade de compartilhar nossas experiências com gente com a mesma vibração que a nossa e de poder ajudar no que for possível, para que as pessoas possam usufruir dos prazeres de viajar! O Almeida é extremamente simpático mesmo! Um grande abraço e uma ótima viagem!!! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Eduardo Andreassi

25/07/2011 17:57:24
Excelente reportágem. Conciso e ao mesmo tempo, bem relatado.
Parabéns!!! Continuem assim.

Atenciosamente
Eduardo Andreassi
www.eduardoandreassi.com

Os Caminhantes

Olá Eduardo! Obrigada pela leitura, pelo comentário, pelo elogio e principalmente pela honra em nos visitar neste nosso modesto espaço. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia os caminhantes
Cris

25/07/2011 14:25:45
Fiquei entusiasmada e curiosa. Penso que fugir prá estes lugares no verão vai ser uma ótima ideia, até porque estou em Atibaia, um pouco mais perto. Obrigada caminhantes.
Gostei messssss !!!!

Os Caminhantes

Olá Cris! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! No verão, a visita deve ser bastante prazerosa também, pelo clima mais ameno e a possibilidade de várias cachoeiras ao redor, além do fato de vc estar bem pertinho mesmo. Vi pelo site da Pousada Ilhas do Sol, que existe um acesso por dentro de Bragança, para vc deve ficar mais perto ainda. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Jair Pazzini Lobo de Freitas

24/07/2011 11:24:22
Parabéns aos caminhantes e pela postagem! Fiquei realmente fascinado com o lugar. Como arqueólogo, gostei de saber da descoberta e, me parece, é um sítio ainda não cadastrado no IPHAN, razão por que recomendaria que entrassem em contato com aquele órgão para informá-los da descoberta. Seria (será) mais um excelente ponto da memória ancestral. Um abraço.

Os Caminhantes

Olá Jair! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário e pelo elogio! Por sua indicação, tentamos encaminhar um e-mail para o IPHAN, mas infelizmente o site parece estar com problemas, mas contactamos o IPHAN de SP, e esperamos que tenhamos retorno, para notificar a possível descoberta. Vc nos deixou muito contentes também em saber que poderá ser uma descoberta e que esta, além de agregar um valor ecológico ao local, pode trazer um valor histórico também. Agradecemos a orientação! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Jose Bernardino dos Santos

23/07/2011 20:38:40
Fiquei encantada com todos os relatos mencionados, claro que isto deixa mais claro e convencido das belezas naturais deste nosso pais, que maravilha, como um recente aposentado e apreciador de tudo que Deus criou, colocarei na minha agenda mental e pretendo conhecer estas maravilhas. Parabens a vcs. Abracos. Fiquem com Deus.

Os Caminhantes

Olá! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Sempre comentamos que não temos tempo suficiente para conhecer todos os recantos existentes no Brasil!! O que dirá do mundo inteiro! Um amigo comentou certa vez, que estas viagens são como se nos religássemos com Deus, e acreditamos realmente nisto! Um grande abraço, aproveite este novo status de aposentado, viajando bastante e conhecendo lugares incríveis! Fique com Deus também!! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Antonio Carlos

23/07/2011 16:33:27
Sou médico(já aposentado e viajante contumas) e desde minha juventude sempre fui mateiro.Gostava e gosto muito de pescar,esportivamente;tambem tive a oportunidade de viajar pelo interior dêsse nosso Brasil pelas "asas"da FAB-quando me formei, em 1967 ,fui em muitos vôos pelo Brasil quando ainda nossas florestas e nossos rios estavam quase intocados.Muitas vêzes fiquei num alojamento da FAB no rio Xingu em meio às tabas indigenas onde me sentia "em casa".Enfim voçeis me proporcionam um gostoso retorno a êsse periodo já que com os anos chegando e as articulações rangendo são poucas as oportunidades de vivenciar êsses passeios.Não sei se voçeis conhecem,mas recentemente fui rever a serra Gaucha-Cambará do Sul e adjacências,S.J.dos Ausentes,etc. e acho que ainda é uma regiâo bem preservada.Um abraço prá todos e lindas e prazeirosas viagens A.Carlos.

Os Caminhantes

Olá Antonio Carlos! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Deve ter sido indescritível realmente, conhecer lugares ainda intocados, como vc conheceu!! São comentários e trocas de experiências como a sua que nos deixam imensamente felizes em compartilhar nossos modestos relatos com todos os apaixonados por viagens. Conhecemos Cambará do Sul, quando a Júlia ainda tinha uns 3 anos, como o Pq. Nacional de Aparados da Serra e a Serra Geral, mas ainda falta conhecer S. José dos Ausentes. E sempre é bom voltar à Região Sul. Seu comentário nos proporcionou uma sensação boa, de compartilhamento e cumplicidade,e acredito, meu amigo, que ainda com os anos chegando e as articulações não tão em dia como antes,(creia-me, também não somos tãao novos assim...) as experiências que você vivenciou são incomparáveis e são as melhores lembranças que podemos levar. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
MARCELO TOURINO BARBOSA

22/07/2011 23:53:54
Achei sensacional, gosto muito da natureza, principalmente vista através de caminhadas e com companias agradáveis. Moro no Rio de Janeiro e não tenho muito conhecimento de grupos de aventureiros.
Qualquer comentário me será muito útil. Parabéns Marcelo Tourino.

Os Caminhantes

Olá Marcelo! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário!!! Também não conheço muita gente no Rio, mas tem um pessoal do blog que eu te indico, que pode te indicar novos companheiros e também novas aventuras: [[http://alemdatrilha.blogspot.com/ |]] Boas caminhadas e boas viagens! Um grande abraço! Marcia,João e Júlia Os caminhantes
Dorival Scalabrin

22/07/2011 19:33:47
lindoooooooooooo ,muito lindo, estarei ai assim que puder .A NATUREZA É MEU FRACO OU FOTE MAS PARA MIM É TUDO , SOU GESTOR AMBIENTAL E ATUO NA AREA ESTOU DENTRO !

Os Caminhantes

Olá Dorival, Muito obrigada pela leitura,pelo comentário e pelo elogio!!! Também para nós, as viagens na natureza, a interatividade com o meio ambiente, as pessoas do local são também o nosso fraco, é a nossa moeda de troca em casa... Um grande abraço!! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
MARIA JOSÉ LOBATO MEDEIROS

22/07/2011 18:37:03
lindo esse lugar!!,dá vontade de está lá fazendo essas caminhadas,parabéns pelas belas fotos!

Os Caminhantes

Olá, Maria José! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Realmente, o lugar é muito belo! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Rogério

22/07/2011 17:14:08
Muito bacana a matéria...essa região nossa é muito rica em agricultura e beleza e tem os melhores MORANGOS que ja vi...porém trabalho com eles levo pra mercados na zona sul e oeste...quando quiserem um produto desses meu n.é(35)9915-6142.

Os Caminhantes

Olá Rogério! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Realmente, os morangos são muito diferentes, macios, doces e suculentos! Obrigada pela dica, já sei onde pedir mais morangos fresquinhos quando estiver com saudades deste sabor maravilhoso! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Maria Helena mozini

22/07/2011 16:38:40
Faço parte de um pequeno grupo para viagens ecológicas e em especial para trilhas.Amei a descrição e iremos conhecer Senador Amaral.Mto bom poder contar com tantas e tão boas dicas.Obrigada

Os Caminhantes

Olá Maria Helena! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Comentários como esse nos incentivam ainda mais a compartilhar nossas experiências com almas irmãs viajantes! Boa viagem para vc e seu grupo! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Tatiana

22/07/2011 15:54:27
Que lugar lindo! Quero conhecer! Parabéns pelas fotos postadas e muito grata por compartilhar !

Os Caminhantes

Olá Tatiana! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Nós é que agradecemos o prazer de poder compartilhar nossas viagens com vocês! É este tipo de vibração que nos incentiva ainda mais a continuar compartilhando nossas experiências! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Louraci

22/07/2011 15:44:09
fantásticoooooooooooooooooooooooooooooo
maravilhosooooooooooooooosimplismente belooooooooooooooooo
isso é nosso Brasillllllllllll gente

Os Caminhantes

Olá Louraci!!! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Abel Sidney

22/07/2011 14:24:25
Dá vontade pegar a estrada, depois as trilhas e sair carreganda as tralhas...;)

Pena que moro tão longe. Mas quando puder incluirei este circuito nos meus planos de viajante!

Valeu a "viagem"!!

Os Caminhantes

Olá Abel! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Inclua sim, o circuito nos seus planos! Conhecemos apenas um pedacinho, faltou muita coisa para conhecermos também, e deveremos voltar várias vezes para esta tarefa "árdua" de conhecer todas as outras localidades! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Dimas Tadeu

22/07/2011 11:43:34
Parabéns,pelo trabalho da equipe,gostaria de convidalos para conhecer a serra do ccipó,MG a bordo do Residencial Aventura MG
Abraços Dimas

Os Caminhantes

Olá Dimas! Obrigada pela leitura e pelo comentário! Pois não, será um prazer! Conhecemos a Serra do Cipó, mas coincidentemente, comentamos que nossa filha ainda não conhece. Está aí uma bela oportunidade, através deste convite! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Claudio Roberto

22/07/2011 09:41:23
Local bem interessante, com atrações inéditas, e bem perto de São Paulo. Pena que o reporter estava mais interessado em comentar sobre imprudencias na estrada, as pessoas do grupo foram citadas várias vezes, em vez de dar mais informações sobre sobre o local. Não fiquei sabendo o que tem de serviços na cidade, local mais próximo com banco e posto de gasolina, se existe outros locais para se hospedar, etc.

Os Caminhantes

Claudio, Obrigada pelo comentário. Sentimos pelo fato do relato não ter sido satisfatório.Segue anexo, outros links com maiores informações sobre a cidade:[[http://www.senadoramaral.mg.gov.br/portal1/municipio/hospedagem.asp?iidmun=100131773,|]] [[http://www.serrasverdes.com.br/cidades/senadoramaral/senadoramaral.htm|]] As pessoas do grupo (que estavam na Pousada) foram citadas várias vezes por terem vivenciado e compartilhado conosco essas experiências. A cidade possui dois bancos, o Banco do Brasil e o Bradesco, dentro da cidade um posto de gasolina, o Autoposto Paratodos,e outros nas imediações e com relação a hospedagens, existe uma outra, que fica em cima do posto de gasolina. R$ 30,00 a diária, sem café da manhã e refeições.Estaremos encaminhando estas informações detalhadamente através do seu e-mail para que sua estadia nesse local seja amplamente desfrutada e seja bastante proveitosa.Infelizmente,o e-mail informado retornou como incorreto.Seria possível encaminhar novamente?
Maria da Silva Bruschi

22/07/2011 08:58:48
Olá, Juventude!!! Amei o relato de vocês sobre a região de Senador Amaral! Caminhantes, vocês são protegidos pelos Arcanjos dos Viajantes, soldados do Senhor, que os acompanham, sempre!!! Muito obrigada pelo passeio que fiz " de carona" com vocês.Na verdade, gostaria muito de conhecer esse local em breve, mas esperarei o tempo esquentar, literalmente... rsrsrs
Um abraço
Maria Bruschi

Os Caminhantes

Olá Maria! Obrigada pela leitura e pelo comentário! Nós é que agradecemos por ter o privilégio de levar "na carona" gente alto astral como você. A grande alegria da vida, além de viajar é compartilhar estas experiências! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Sônia - Pb

22/07/2011 08:33:12
o lugar é lindo mesmo. Vale a pena conferir!

Os Caminhantes

Olá Sônia! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Francisca

21/07/2011 23:33:49
muito lindo tudo isso, nasci e vivi em lugares assim plantando e colhendo da roça, matos, caminhadas, etc:
tudo bem diferente dessa vida agitada que vivemos aqui em são paulo, parabéns pelo passeio.

Os Caminhantes

Olá Francisca! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Realmente, esta tranquilidade é muito diferente da nossa correria aqui em SP!! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Noeli Lange

21/07/2011 22:22:06
AMEI OS LUGARES, DE VERDADE, POIS SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA E OBSERVEI AS PINTURAS RUPESTRES, AS CONSTRUÇÕES ANTIGAS E OS LOCAIS MARAVILHOSOS, POR ISSO PARABENIZO A VCS E AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PODER VER COISAS TÃO LINDAS EM NOSSO PAÍS.

Os Caminhantes

Olá Noeli! Muito obrigada pela leitura e pelo seu comentário! Agradecemos imensamente pelas suas palavras carinhosas. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes