Patagônia

Patagônia - El Calafate, Glaciar Perito Moreno, Roteiro W em Torres del Paine e Punta Arenas

  
  
Parque Nacional Torres del Paine

A motivação

Quando pensamos em ir para a Patagônia, assim, sem pesquisar, pensamos (na nossa ignorância) que seria visitar um glaciar (o Perito Moreno),beber whisky com gelo de geleira, e tínhamos ouvido falar em El Calafate, El Chaltén, em Monte Fitz Roy, em Torres del Paine, mas tudo muito solto,e não sabíamos das infinitas possibilidades de passeio neste lado do mundo.
Pesquisando um pouco mais (cabe ressaltar aqui que foi o relato do Michel, nos mochileiros,http://www.mochileiros.com/trekking-w-em-torres-del-paine-guia-de-informacoes- t33579.html
nossa motivação principal para começar a pesquisa, a viagem para o mesmo lugar de amigos,mais a ajuda de vários outros blogs e uma outra coisa pinçada na internet que aguçou nossa curiosidade e resolvemos nos aventurar por essas terras.

O planejamento

Loucura total para os nossos padrões de planejamento!!! Resolvemos de última hora, depois de uma conversa informal numa viagem no feriado de 02 novembro, que iríamos para a Patagônia e daí foi uma corrida contra o tempo para conseguir concretiza-la.
O começo de tudo foi conseguir comprar as passagens aéreas, que conseguimos através de uma agência de viagens de amigos dos tempos antigos em que fazíamos viagens com agências de ecoturismo.http://www.semfronteiras.tur.br, somente em 26/11/10!!
Daí, decidir o que fazer dentro de aproximadamente 10 dias de férias. Poderíamos optar pelo lado argentino, fazendo El Calafate e El Chaltén, com seus roteiros clássicos (entenda-se Pq. Nacional Los Glaciares- Perito Moreno e Fitz Roy, Poincenot, Laguna de Los Tres e Piedras Blancas, Cerro Elétrico, acampamento de Agostini, com acampamento selvagem e contratação de guia ou agência local) ou o Parque Nacional Torres Del Paine, na Patagônia Chilena, e fazer um dos circuitos, também um roteiro clássico de trekking e ainda as cidades mais austrais, Punta Arenas, Ushuaia...
Concordamos que não teríamos tempo nem disposição para fazer tudo desta vez, então acabamos optando pelo W em TDP, que consideramos mais viável devido ao tempo, por ser autoguiada, existir uma estrutura (ainda que por vezes precária) para acampamento e nós ditaríamos o ritmo conforme nossa disposição, fator importante considerando que estaríamos com criança e depois visitar o lado “shopping’-Zona Franca de Punta Arenas.

As dificuldades no Planejamento

Desde o tempo escasso, até informações desencontradas, e-mails não respondidos,a própria língua, afinal não falamos espanhol, tivemos dúvida para fazer uma simples reserva, a falta de um guia (sim, acredito que apesar do advento da era da informática, nada substitui ainda um bom guia impresso com informações confiáveis). Procuramos em São Paulo, nas maiores livrarias e não achamos. Comprei um em Puerto Natales, da Lonely Planet, finalmente!. Portanto, para auxiliar aqueles que estão pesquisando, vamos colocar algumas informações que de alguma forma poderão ajuda-lo no seu planejamento.

Transporte
Companhias de ônibus em Puerto Natales:

Bus Sur: (061-614221; www.bus-sur.cl, Baquedano, 658) para Punta Arenas, Torres Del Paine, Puerto Montt, El Calafate, Rio Turbio e Ushuaia.
Buses Fernandez: (061-411111; www.busesfernandez.com, cnr Esmeralda & Ramirez) para Torres del Paine e Punta Arenas (CH 4.000,00, quatro horas).
Buses Gómez: (061-411971; www.busesgomez.com , Arturo Prat 234) para torres del Paine.
Cootra: (061-412-785; cootra@cotecal.com.ar, Baquedano 456) para El Calafate, às 8:30 hs.
Turismo Zaaj (061-412260-411471; www.turismozaahj.co.cl, Arturo Prat 236/79) para Torres Del Paine e El Calafate.

Glaciar Perito Moreno

Parque Nacional Los Glaciares-Glaciar Perito Moreno

Administração de Parques Nacionais- (011) 4311-6633 0303
Site: www.parquesnacionais.gov.ar

Como chegar: partindo de Rio Gallegos, Ruta Provincial nº 5 e Nacional nº 40. Continuando pela Ruta nº 11, se chega a El Calafate, distante 50 km do Parque Nacional.
A entrada é de AR 75,00 e criança até 12 anos não paga. O barco, para o passeio até a proximidade do Glaciar custa AR 50,00 e criança até 12 anos também não paga.

Parque Nacional Torres del Paine

Parque Nacional Torres Del Paine
Fone: (56-61)69 19 31
E-mail: pptaine@conaf.cl
Oficina de informações, reclamações e sugestões: infoirs@conaf.cl

A entrada no Parque Torres Del Paine custa CH 15.000,00 e criança até 12 anos também não paga.

Catamarã. No período da alta temporada, existem 3 horários, 10:30, 12:00 e 18:00 hs. Não precisa reservar. Você chega um pouquinho antes dele partir, e paga a viagem (one way) por CH 11.000,00 por pessoa. Criança até 12 anos não paga.

Para refúgios e áreas de camping: a Vértice http://www.verticepatagonia.cl administra as áreas de Paine Grande, Grey, Dickson e Perros; O Fantástico Sur http://www.fantasticosur.com/pt/ administra as áreas do Cuernos, Chileno, Torres e Serón. A Vértice nos respondeu prontamente, mas tivemos dificuldades com o Fantástico Sur. Nossa confirmação do camping (que todos diziam não ser necessário e depois a empresa disse que teríamos que fazer a reserva) chegou uma semana antes somente, da nossa viagem.

Distâncias, tempos e graus de dificuldade segundo a Conaf- Corporação Nacional Florestal

Circuito W 76,1 km (4 dias aproximadamente)

De: A: km hs Grau de

dificuldade

Refúgio Pehoe Refúgio Grey 11,0 3,5 Média
Refúgio Pehoe Camp.Italiano 7,6 2,5 Fácil
Camp. Italiano Camp.Britânico 5,5 2,5 Média
Camp. Italiano Camp.Cuernos 5,5 2,5 Média
Camp. Cuernos Host.Las Torres 11,0 4,5 Média
Host.Las Torres Mirador Torres 9,5 3,5 Média

Circuito “Macizo Paine” 93,2 km (7 dias aproximadamente)
De: A: km Tempo hs Grau
dificuldade
Refugio Pehoe Camp. Italiano 7,6 2,5 Fácil
Camp. Italiano Camp. Britânico 5,5 2,5 Média
Camp. Italiano Camp. Los Cuernos 5,5 2,5 Média
Los Cuernos Host. Las Torres 11,0 4,5 Média
Host.Las Torres Mirador Torres 9,5 3,5 Média
Host. Las Torres Camp. Serón 8,9 4,0 Média
Camp. Serón Refugio Dickson 18,5 6,0 Média
Refugio Dickson Camp. Los Perros 8,7 4,5 Média
Camp. Los Perros Camp. Paso 12,0 4,5 Alta
Camp. Paso Refúgio Grey 10,0 4,0 Média
Refugio Grey Refúgio Pehoe 11,0 3,5 Média
Refugio Pehoe Sede Administrativa 17,5 5,0 Média

Dicas

1-O parque é organizado, sinalizado, não dá medo de ficar sozinho, ainda mais em temporada, você encontra gente o tempo todo.

Uma dica, que é meio óbvio, mas para que você não caia no mesmo erro, onde nos perdemos (de leve, para variar). A trilha toda tem marcação através de uns postezinhos (às vezes bonitinhos, às vezes bem tortos e toscos) alaranjados, ou umas marcas laranjas nas árvores. Quando você ficar em dúvida, procure o próximo poste laranja (ou uma marca laranja) que não tem erro.No Vale do Francês eram fitinhas cor de rosa nas árvores. Quando o caminho começar a ficar muito fechado, (principalmente nesta época de alta temporada, quando passa gente o tempo todo, a vegetação não tem tempo de ficar cerrada), pode voltar e procurar o caminho certo.

2-O roteiro W de Torres Del Paine, é factível sim, porém desaconselhamos para crianças (apesar da nossa ter ido, completado o percurso, mas sofrido um pouco, coitada, pelo fato de ter que carregar seu equipamento) até completarem seus 14~16 anos, a não ser que sejam crianças muito habituadas a trekkings pesados.

3-Achamos que a estrutura de Puerto Natales para quem vai a Torres Del Paine fazer o circuito, ou que seja um trekking com alguns dias é bem melhor que El Calafate. Os mercados têm mais opções de alimentos, existem casas que vendem frutas secas de todos os tipos, a oferta de suprimentos de acampamento são maiores, as opções de transporte são maiores e a distância para o Parque é menor.

4- Existe um ônibus do Fantástico Sur que sai às 14:00 hs de frente da Hosteria e que nos leva até a Guarderia Laguna Amarga, por CH 2.500,00 por pessoa. Como comentado nos mochileiros, realmente é um percurso de 7,5 km numa estradinha sem graça, e creia-me, depois de ter andado tanto e visto tanta coisa linda, vale a pena pegar o ônibus. Não precisa reservar, é só subir e pagar.

5-Se possível, reservem tudo com antecedência, principalmente se estiverem com crianças.Além de diminuir a quantidade de dinheiro que você vai carregar, (ou passar pelo câmbio, é mais garantido), não é nada agradável chegar em um lugar à noite, morto de cansado ,descobrir que não tem vaga e sair procurando. Só tem um probleminha, se você quiser negociar isto, principalmente com o Fantástico Sur não tem conversa. Perguntamos se poderíamos trocar a hospedagem no Chileno pelo Torres quando estávamos ainda no Cuernos, com medo da distância e eles disseram que não, que poderíamos reservar para o Torres, mas perderíamos o valor pago para o Chileno (mais as refeições que pagamos adiantado).

Seguem nos próximos capítulos, nosso roteiro, dia a dia, em detalhes...

  
  

Publicado por em

Tatiana

Tatiana

18/08/2014 22:04:04
Olá minha filha tem 5 anos, está louca para ir. Adorei as informações, mas queria saber sua opinião. Vc acha q ela agüentaria o passeio? Em novembro tem neve p pegar ou só para ver??rsrsrs. Ela é uma menina sagaz e não reclama atoa de fazer trilhas.
Adorei o site.

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Tatiana, Desculpe a demora, vc já deve ter até esquecido que comentou aqui. Estava tomando mais conta do nosso blog pessoal e acabei não passando por aqui. Se você for para a Patagônia Argentina, mais especificamente para o Glaciar Perito Moreno, é super tranquilo sim, sua filha irá gostar. Já o lado da Patagônia Chilena acho meio pesado ainda, com exceção dos pontos onde chegam os ônibus de excursão, como o Salto Grande ou para se divertirem e dar um gostinho de aventura mais, pegar o catamarã para o acampamento Pehoe (ou Paine Grande). Mais informações, acompanhe-nos no nosso blog: [[http://oscaminhantes.com|]]
Daniel Guajardo

Daniel Guajardo

08/08/2012 13:23:29
Bom dia
O site fslodges.com foi rebatizado fantasticosur.com
Por favor, você pode atualizá-lo?
Obrigado

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Daniel, Obrigada pelo aviso, Já atualizei na postagem. Abraços, Marcia
Raphael

Raphael

19/06/2011 18:24:19
Bem,eu vou agora em meados de agosto.
Vou ficar em el calafate e partir para as torres
o que vejo sao poucas informações sobre este periodo ou informações que desencorajam a viagem.
Que opinião vc teria?

Obrigado pelas dicas muito importantes
Raphael

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Raphael! Muito obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Realmente, as informações são escassas sobre o período, pois a grande maioria vai na alta temporada, como nós fomos. Melhor você se informar, pois até onde eu li, alguns serviços, como os translados (de ônibus e o catamarã por exemplo)têm seus horários cancelados ou diminuídos. Vou pesquisar um pouco e depois encaminho o que achar para o seu e-mail, ok? Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Augusto

Augusto

16/02/2011 09:28:56
Adoro a Patagônia. Ainda vou publicar os relatos de minha viagem no meu blog. Mas já tem muitos relatos interessantes, de viagens pelo Brasil e exterior, publicados no blog. Fiquem à vontade> Leiam, comentem, divulguem: http://viajantesustentavel.blogspot.com/

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Augusto! Muito obrigada pelo comentário! A Patagônia é realmente maravilhosa e inesquecível! Vamos te visitar no seu blog! Um abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Paula Peixoto

Paula Peixoto

26/01/2011 19:35:25
Vou para Patagônia na primeira semana de março, com mais 3 pessoas, e estamos pensando em alugar um carro, você acha que vale a pena? Passarei por El Calefate, El Chaltén e Torres del Paine.
Obrigada!

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Paula! Fizemos nossas contas e resumindo, gastamos com transporte o equivalente a cerca de US$ 275,00 aproximadamente por pessoa. Uma amiga nossa foi um pouquinho antes e gastou num aluguel de um carro padrão econômico, pela Avis, em El Calafate cerca de US$ 1.200,00. No nosso caso, fomos 3 pessoas e nossa amiga também. Bom, estes são os valores reais, estão atuais mas cabe vc considerar detalhes como horários disponíveis de ônibus, comodidade, agilidade ,transporte de bagagem, disponbilidade de tempo,estudo de rotas e estradas, combustível, postos de aduaneiras e de combustível e n de pagantes... Espero poder ter te ajudado e qquer dúvida, entre em contato! Abraços
Mary

Mary

26/01/2011 10:25:57
Eu achei excelente, estão de parabéns

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Mary, Muito obrigada pela leitura e pelo comentário!! Abraços
Família Müller

Família Müller

25/01/2011 23:47:07
Queridos Amigos !
Que gostoso poder ler no ecoviagem a primeira reportagem de vocês! E diga-se de passagem, "Que reportagem!"
Sem dúvida super útil para quem pretende ir, conhecer, ou até relembrar uma viagem.
Parabéns !!!
GRANDE abraço
Ronny, Lu e Matheus
Família Müller

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Amigos!!! Ficamos honrados com seu comentário aqui neste espaço!! Nós temos somente a agradecer a vocês todo apoio, o "primeiro empurrão" e o estímulo para compartilhar nossas viagens!! Estamos aqui graças á vocês!! Muito obrigada!! Marcia, João e Júlia
Marcelo Maestrelli

Marcelo Maestrelli

25/01/2011 21:37:47
Noooossa.... que saudaaaades da Patagônia!
Excelente relato, com detalhes, contatos, valores, enfim... um verdadeiro guia!
Parabéns Marcia, João e Julia.

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Marcelo, Quanta honra, sua visita no nosso modesto relato... Nós é que temos a agradecer a vc por esta oportunidade de podermos compartilhar nossas viagens com tanta gente!! Muito obrigado!! Marcia, João e Júlia
Claudia baqueta

Claudia baqueta

25/01/2011 11:56:39
seria legal sempre colocar os valores das viagens em real...pra gente se programar..
obrigada
pela atenção

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Cláudia, Obrigada pela visita e pelo comentário. Olha, para esta viagem, nós usamos duas conversões, de pesos argentinos para o real, pensamos em torno de 1 peso argentino para R$0,44. Na hora, pensávamos algo como em torno da metade do preço para chegar no real. Para pesos chilenos: 1 peso chileno, equivaleria a cerca de R$ 0,004, ou na prática, multiplicávamos por 4, assim, um refrigerante de CH 2.000,00 seria algo entre R$ 7,508,00, mais ou menos... Abraços, Marcia, João e Júlia Os caminhantes
André Sampaio

André Sampaio

25/01/2011 11:45:08
Estou programando de ir para a Patagônia esse ano, porém no início de mês de julho, o qua acham?
O meu foco é chegar na terra do fogo, terei 30dias. Estou com o propósito de fazer algumas travessias a pé, outras de bike e curtir o snow. Caso vcs possam me ajudar nessa planejamento serei muito grato!
Desde já agradeço!
Abraços;
André Sampaio

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá André! Obrigado por comentar e nos contactar. Vou te encaminhar um e-mail caso vc não se importe, para poder te ajudar melhor. A princípio, dizem que o Parque está aberto o ano todo, mas alguns relatos de amigos dizem que em condições de muita neve, eles fecham. Tem que prestar atenção também nas conexões (translados) porque na temporada eles colocam mais horários e mais transportes, sendo diferente em baixa temporada, o que pode dificultar ou inviabilizar de certo modo a sua ida para lá neste período. Abraços! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Valéria Cunha

Valéria Cunha

25/01/2011 11:07:31
Muito bom as informações de vocês, bem escrita e organizada. Parabens!

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Obrigada Valéria, pelo comentário e pela participação. Qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos à disposição! Um abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes