Patagônia Argentina- El Calafate e Glaciar Perito Moreno

translado para El Calafate e visita ao Glaciar Perito Moreno- Parque Nacional Los Glaciares

  
  
Glaciar Perito Moreno

Dia 1- 30/12/10- 5ª feira- São Paulo- Buenos Aires

Saímos do Aeroporto de Guarulhos aproximadamente às 22:30 hs, chegando no Aeroparque de Buenos Aires por volta das 23:30 hs, (menos 1 hora, por causa do nosso horário de verão). Deixamos de desembarcar em Ezeiza, como era o previsto, e o nosso primeiro problema acabou acontecendo aí, pois pretendíamos trocar o dinheiro em Ezeiza, pois todas as informações que pegamos diziam que o câmbio melhor era lá. Mas, depois de algumas cabeçadas, conseguimos sacar dinheiro via cartão de crédito.Deu preocupação de não conseguir sacar e passarmos apuro sem grana nenhuma, mas deu tudo certo, no final...

Ps. Vale a pena informar-se sobre a habilitação de saque no exterior na moeda local via cartão de sua conta corrente particular. Ainda, lembre-se de habilitar a utilização do cartão de crédito para utilização no exterior. Dicas meio básicas, mas que foram importantes,para nós “iniciantes”

Hostel America del Sur-El Calafate

Dia 2- 31/12/10- 6ª feira- Chegada em El Calafate

Achamos que nossa espera seria de aproximadamente 5 horas, para pegar a conexão para El Calafate, mas acabou se estendendo para umas 7 horas... Devemos confessar que não foi lá muito confortável, mas acabamos até dando risada depois da nossa inventada “posição para dormir no Aeroporto”. E não éramos só nós, tinha mais gente, e alguns mais práticos, acabavam dormindo no chão mesmo, o que achamos que seria até mais confortável...
Enfim, embarcamos às 7:45 hs, num Aeroporto num caos total, fizemos conexão em Trelew e chegamos em El Calafate às 12:20 hs.
O táxi mandado pelo Hostel América Del Sur http://www.www.americahostel.com.ar já nos esperava. Aqui devemos comentar todos os serviços que utilizamos da equipe: a hospedagem em El Calafate, dos dias 31/12 a 02/01, os transfer de táxi, ida e volta, do Aeroporto para a cidade, o passeio para o Parque Nacional Los Glaciares- (Perito Moreno), no dia 01/01/11 e o transfer para o Parque Nacional Torres Del Paine, no dia 02/01/11. Todos estes serviços estão no site da empresa, e achamos mais conveniente e mais prático (além do preço acabar sendo mais acessível) em todos os serviços oferecidos.
Chegamos, fomos recebidos por toda a grande equipe, nos encaminharam para o quarto, só deixamos a bagagem e fomos bater perna, afinal, por ser o último dia do ano, o comércio não estaria funcionando até tarde.

Casinha típica-El Calafate
Rosas, rosas, rosas-quintal em El Calafate
O colorido das flores locais-El Calafate

El Calafate é muito graciosa, com o Lago Argentino ao seu lado, casinhas típicas do frio, com rosas, muitas rosas, por todo o lado mais canteiros imensos de lavanda e flores multicoloridas. Procuramos as casas de câmbio mas estavam todas fechadas. Almoçamos na La Lechuza Pizzas, o tão famoso e recomendado bife de chorizo com papas fritas (AR 63,00) e bife a milanesa (AR 38,00). Fomos ao mercado depois para comprar os mantimentos para o trekking em Torres Del Paine. Como o João estava com medo de passar fome, achamos que compramos um pouquinho de coisas demais... Voltamos para o Hostel, deixar a “compra do mês”, acabamos cochilando um pouquinho, para desespero da Júlia e saímos para passear de novo. Fomos até a Laguna Nimez, ver os flamingos rosas e os patinhos.

Caminho para a Laguna Nimez-vento!!!

Tivemos o primeiro contato (que seriam depois inúmeros, mal sabíamos, do vento patagônico).Voltamos pelo centro da cidade e nossa ceia de Ano Novo foram empanadas e bombas de vários sabores de uma padaria (La Baguette) numa travessa da Av. Libertador, (a principal da cidadezinha). Aproveitamos para levar algumas mais 3 alfajores caseiros para comer no Perito Moreno no dia seguinte. Foi a primeira vez que precisei usar óculos escuros às 20:00 hs, pois o sol estava me incomodando...Voltamos cansados mas felizes, por passar um Ano novo tão diferente e fomos dormir após uma ducha deliciosa do Hostel, às 22:30 hs, com o sol ainda se pondo.

Glaciar Perito Moreno

Dia 3- 01/01/11- sábado- Glaciar Perito Moreno

Acordamos tarde, tomamos café (cereais, pães, 2 tipos de bolo, panetone, café, chá, leite, 2 tipos de suco, manteiga e doce de leite), o ônibus nos pegou às 10:00 hs no Hostel para a excursão para o Perito Moreno.
Iríamos fazer o passeio na volta, porém no dia 01/01, não haveria a excursão para Torres Del Paine, e para não ficarmos de bobeira na cidade, descansar um pouco depois da noite mal dormida,lá fomos nós. É excursão que vai todo mundo, aquele bando de turistas, aquela coisa que todo mundo vai, é, mas uma vez que você está lá, é passeio obrigatório, inclusive pegar o barquinho e andar todas aquelas escadarias muito bem montadas, parar em cada lance do mirante, e tirar n fotos.

Passeio de barco

Logo depois da entrada, existe um restaurante, onde você pode almoçar ou tomar um lanche. Não foi o nosso caso, pois tínhamos nossas empanadas.
Chegamos no parque por volta das 12:30 hs, a entrada é de AR 75,00 e criança até 12 anos não paga. O barco é AR 50,00 e criança até 12 anos também não paga.

É um visual indescritível, as fotos, aliás, como sempre, nunca fazem jus ao impacto de você ver pessoalmente, a grandiosidade da natureza que se descortina na sua frente!!!

Saímos do Parque às 16:30 hs e voltamos para o Hostel.
Comemos o tão aclamado churrasco deles e realmente, segundo o lema: coma até explodir!!! Muuuito melhor que o bife de chorizo de qualquer restaurante. Não me lembro realmente do valor, mas era algo em torno ao equivalente a R$ 40,00 por pessoa, incluído a bebida.

  
  

Publicado por em

Mônica

Mônica

20/11/2012 20:05:47
Olá!
Estou indo para Patagonia em janeiro e gostaria de saber se vale a pena alugar um carro por 2 dias em El calafate.
Abs
Mônica.

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Mônica, Obrigada pela leitura e pelo comentário e desculpe pela demora, estávamos em férias e só vi agora. Olha, para Calafate acho desnecessário alugar um carro. Vc vai precisar de um táxi, do aeroporto até a sua hospedagem (veja se o Hotel não fornece o serviço de translado). El Calafate é bem pequenininha, vc percorre ela à pé mesmo, e é uma delícia. E os passeios que todos fazem o melhor a fazer é pegar um ônibus de excursão, facilmente você encontra agências na cidade. O pessoal do Hotel também certamente poderá indicar alguma agência. Nós fizemos todos os passeios agendados pelo Hostel America del Sur e recomendamos. Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Marina

Marina

01/01/2012 22:46:51
Olás! Nossa seu relato está sendo muito bom. Super completo. Parabéns! Agora no final de janeiro/2012 farei um passeio semelhante ao de vcs por El Calafate e El Chálten. Mas ao invés de só levar uma criança, vou levar também uma senhora. E lá vamos nós, todas as gerações! Por isto (e somando o fato que ficaremos só dois dias em El Calafate) quais são os passeios que não podemos deixar de fazer? Obrigada pela atenção

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Marina! Muito obrigada pela leitura, pelo elogio e pelo comentário. Na verdade, ficamos também só dois dias em El Calafate, juntando tudo.Acho imprescindível vcs conhecer o Glaciar Perito Moreno e faça sim, o passeio com o barco. Dá outra dimensão ao passeio. Nem fizemos o mini-trekking nem o big-ice, aquele tradicional do whisky com gelo, pois era muito caro.Vc deve avaliar as condições físicas da criança e da senhrora que irão junto, para ver se fazem este passeio ou não.O outro meio dia passeamos a pé mesmo pela cidade, e como era dia 31/12 não tinha muita coisa aberta, e visitamos a Laguna Nimez. Outros passeios que o site de El Calafate mostra: [[http://www.elcalafate.gov.ar/turismo/index.phpoption=com_content&view=category&layout=blog&id=46&itemid=91|]]. Ouvimos falar dos museus, do Centro de Interpretação Histórica e o Museo del Hielo Patagônico. A cidade também é bem bonitinha, têm muitas lojinhas e dá para passar um dia (ou uma tarde)bem agradável na cidade. Abraços!
Leia

Leia

04/06/2011 14:04:38
Pretendo ir para calafate no final de ano, estou super empolgada, todos esses relatos, me deixam mais animada. Beijos

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Leia! Muito obrigada pelo comentário! El Calafate é uma cidadezinha muito charmosa e vale a visita. Se vc quiser mais detalhes dos passeios, só dar um alô por e-mail, ok? Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Cristina

Cristina

09/02/2011 00:06:04
Se voce for até Perito Moreno faça o treking com grampões, vale a pena (é um pouco caro)mas é lindo,e não tem restrição de idade. Em El Chalten tem um outro passeio parecido com este que deve ser até melhor(mas eu não fui).Por falar em El Chalten ,eu achei muito mais legal que El Calafate.

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá novamente, Cristina! Também um bom motivo para voltar ao Perito Moreno, é mesmo muito bonito! Realmente, El Calafate é toda bonitinha, mas tirando o Glaciar, não sei se tem mais passeios que valem a pena. "Precisamos" voltar para lá, para conhecer El Chaltén e ver o tão famoso Fitz Roy! Um abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Ró

25/01/2011 20:00:22
Infelizmente gostaria de poder dar sugestões, mais faz uns 2 anos que gostaria de fazer essa viagem com o meu marido, portanto, na falta de informações, conhecimento,medo, insegurança não consigo montar um roteiro, porém, fico muito feliz ao ler que vcs.conseguem realizar muito de nossos sonhos.Um gde abraço.