Punta Arenas

Conhecendo Punta Arenas -a parte

  
  
Punta Arenas

Dia 11-09/01/11- domingo- Puerto Natales- Punta Arenas
Café bem simples no hostel. Café, chá, pão, manteiga, geléia, suco de laranja e iogurte. Pegamos o ônibus às 10:00 hs e combinamos de deixar todo o equipamento de camping, que não iríamos utilizar no hostel para pegar na volta, no dia 11/01.
Chegamos a Punta Arenas às 13:00 hs, e mais um probleminha. Não anotamos o endereço do hostel, pois em toda cidade que chegamos as pessoas sabiam pelo nome onde ficavam as hospedagens (até aqui no Brasil, em qualquer cidadezinha). Perguntamos no terminal do Buses Fernandez, para os taxistas e nada. Ficamos lá parados, e apareceram na nossa frente nossas fadas madrinhas , Marilisa e Voluspa, que tentaram nos ajudar a descobrir o hostel, mas como disse a Voluspa, em Punta Arenas, com 250 hostels, se não tivermos o endereço do lugar, nada feito.
Nos levaram ao Hostel que elas ficariam, Joshiken, http://www.hostaljoshiken.cl na mesma rua do Buses Fernandez e acabamos ficando lá mesmo, pois o preço era bem semelhante ao que havíamos reservado antes, ficava pertinho do centro, havia a indicação das nossas recém conhecidas amigas além de ser muito limpo e aconchegante.

Punta Arenas

É uma cidade portuária, e sua principal atividade hoje está centrada no turismo. Seu porto recebe transatlânticos que utilizam a cidade como ponto de partida para viagens à Antártida. É uma cidade bonita, e o que surpreendeu foram as grandes construções, antigas, com uma arquitetura muito bonita.
Deixamos nossas coisas no Hostel, passamos no mercado, Unimarc, compramos algumas coisinhas para comer, fizemos farofa ali mesmo no estacionamento do mercado, para vergonha completa da Júlia; encontramos um pessoal que fez o W, em Torres Del Paine também,nos cumprimentamos como velhos amigos. Muita gente passa por Punta Arenas para seguir para Ushuaia. Depois, pegamos um táxi (CH 2.000,00~2.500,00 ) até a tão famosa Zona Franca, na entrada da cidade, na verdade, nosso motivo principal para visitar Punta Arenas.

Punta Arenas

É um “shopping”, praticamente, com várias lojas, mas sinceramente, foi uma decepção. Qualquer shopping de São Paulo é maior, e infelizmente, como estamos acostumados na metrópole de compras do Brasil, acabamos comparando preços, oferta de produtos, variedades, novidades e em nenhum quesito destes a Zona Franca ofereceu vantagens. Como era domingo, nem todas as lojas estavam abertas, mas serviu para vermos os preços. O que vale a pena, são realmente, as roupas, sejam elas as esportivas e técnicas (loja Balfer) ou as roupas normais mesmo.
Atravessamos em frente a Zona Franca e fomos ao mercado Sanchéz & Sanchez e lá fizemos a festa comprando roupas para o inverno, com preços realmente bons.
Voltamos ao Hostal, e pedimos indicação de restaurante, e nos indicaram o Restaurante Arco Íris, ao lado do Unimarc, na Rua Bories. Um bufê de self service imenso, com comida chinesa, vários tipos de salada, massas, churrasco, muita variedade, com sobremesa (vários tipos) incluída por CH 6.500,00 por pessoa. Vale muito a pena!
Voltamos rolando para o Hostal para descansar.

Dia 12-10/01/11- 2ª feira- Shopping

Café no Hostal com pão, manteiga, duas fatias de queijo e presunto para cada um, café e suco.
Dia literalmente de comprar. Depois de nos despedir das nossas fadas madrinhas que estavam indo embora, fomos para as lojas no centro de Punta Arenas, (principalmente na Rua Bories e arredores), e nesta época, os grandes magazines, (Johnson, Corona, Estilo de Vestir, etc) estão fazendo suas liquidações, com 60, 70% de desconto ou do tipo pague 1 e leve 2. Almoçamos no centro novamente no Restaurante Arco Íris, que foi muito bom e aproveitar o horário da siesta, onde todas as lojas fecham (entre 12:00~12:30 hs, retornando por volta das 15:00 hs, inclusive na Zona Franca).

Punta Arenas

Andamos numa ventania horrorosa, que quase nos arrastava pelas ruas!! Parece inacreditável, mas é essa a sensação mesmo, de ser carregado a qualquer momento pelo vento!! Soubemos no dia seguinte, no Hostal, que o vento atingira 120 km/ h!!!
Seguimos depois novamente, para a Zona Franca para dar uma última olhada, agora com as lojas abertas, confirmar que não vale a pena mesmo, passamos em frente, no mercado Sanchéz & Sanchéz para mais algumas aquisições. O taxista que nos levou para a Zona Franca nos informou da greve que teria início no dia seguinte, mas não imaginávamos a dimensão desta paralisação. Voltamos para o centro à noite, comemos um tostado com chá e chocolate quente e fomos ver o mar de Punta Arenas no friiiiiiooooooo.

o Ogro usando uma das lembranças
  
  

Publicado por em

Fernanda

Fernanda

17/10/2014 16:52:38
Ola, Bete.
Parabéns pelo blog!
Estamos programando uma viagem para Punta Arenas, Puerto Natales etc. e estou na duvida se vou ou nao a Zona Franca.
Em um relato seu, vc diz que voltou la para "confirmar que não vale a pena mesmo". Você achou os preços altos ou a qualidade dos itens ruins, pouca variedade?
Obrigada pela ajuda!

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Fernanda, Obrigada pela leitura e pelo comentário. O que achamos que vale a pena na Zona Franca foram as roupas, normais (principalmente de frio) e as roupas técnicas. Nos itens eletro eletrônicos, achamos tudo bastante defasado e caros, sem novidades. Qualquer Rua Santa Ifigênia têm muito mais novidades. Um abraço, Marcia
FERNANDO

FERNANDO

14/03/2011 21:54:41
ola bete, voce esteve em punta arenas? estou programando uma viagem com minha esposa para aniversario de casamento, e gostaria de saber se voce tem alguma dica para la. outra duvida, la tem como fazer passeio a geleiras?
obrigado pelo retorno
fernando

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá, Fernando! Sim, estivemos em Punta Arenas, o relato está antes deste último que saiu publicado, onde deixamos nossa impressão de Punta Arenas.(ou no nosso blog).Não existem geleiras lá, é mais compras, museus, construções históricas, urbano. Geleiras , têm em Ushuaia (que não conhecemos), mas pelo relato de amigos, é pequeno. Se vcs querem ver geleiras, é um lugar comum, tradicional, mas o Glaciar Perito Moreno, na Argentina, é muito bonito, e dificilmente achamos que vcs terão uma visão de geleiras que superem este. Qquer dúvida,por favor, entrem em contato. Abraços! Marcia, João e Júlia Os caminhantes
Bete

Bete

01/03/2011 15:44:50
Adorei ! sempre viajo com vcs atraves suas narrativas,precisas,suaves,magicas ! Parabens !

Os Caminhantes

Os Caminhantes

Olá Bete! Muito obrigada pelo comentário! Nós é que agradecemos o prestígio e o elogio! Através deles é que nos sentimos cada vez mais estimulados e encorajados a escrever e contar um pouquinho das nossas andanças! Um grande abraço! Marcia, João e Júlia Os caminhantes