Delta do Parnaíba o único das Américas

Um passeio surpreendente pelo Delta do Parnaíba, conhecendo uma abundancia natural da fauna e flora no estado do Piauí

  
  

Vou abrir mais um parenteses aqui só para mostrar o vídeo do Delta do Parnaíba “o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão” (fonte: wikipedia).

Importante falar também um pouco do caso do rio Parnaíba, refletindo muito sobre todos os rios Brasileiros, que hoje já não é mais navegável, por todo seu curso, devido ao seu assoreamento, provocado pelo desmatamento nas margens do rio, que inclusive é uma das causas para constantemente haver a formação de novas ilhas no delta. Infelizmente, a falta de políticas de preservação, ou até mesmo o não cumprimento das leis de proteção provocam esse tipo de situação.

Ponto positivo, são os atuais controles de tráfego de navios pelo delta, que também não estão ausentes dos impactos no meio.Hoje é permitido somente a trafegação de um barco por dia, fazendo com que as agências de turismo tenham que se revesar nos finais de semana. Essa medida é importantíssima para que se tenha um turismo sustentável, preservando nosso meio ambiente.

Contudo, não deve parar por ai, devem-se existir constantes pesquisas e criar novas tecnologias minimizando ainda mais esses impactos, como pro exemplo a utilização de emabarcações mais silenciosas, não poluentes, com a utilização de energia renovável (vento e solar muito abundante), reciclagem dos resíduos produzido, e porque não também o serviço com alimentação vegetariana.
Gostaria de agradecer a Clip Ecoturismo que forneceu o apoio ao Projeto Pedais pelo Mundo e proporcionou conhecer esse belo cenário do nosso país.

Deixe o seu comentário.

E acesse também o site do Projeto Pedais pelo Mundo

  
  

Publicado por em