Arkansas, New Mexico, Colorado...rumo à Utah

...Dia longo de viagem, paisagem maravilhosa de deserto... dormimos em mais um KOA

  
  

...926 km percorridos no dia de hoje... Acordamos em mais um camping KOA, conversamos bastante com as pessoas do mesmo e, no final, acabamos ganhando uma placa do estado de Arkansas, estamos colecionando as belíssimas placas dos estados americanos... Na estrada novamente, passamos por Oklahoma, uma pequena parte do imenso Texas e paramos em New Mexico.

Trecho da Route 66

A paisagem, aos poucos, foi se tornando árida e desértica e fomos subindo gradativamente... o que pensávamos não sentir mais... o frio nos pegou novamente, a temperatura baixou dos seus 32º F, ou seja, dos 0º C - frio seco e um vento forte típico desta região. Estamos muito felizes, pois esta paisagem nos agrada demais... sol, céu azul, ar seco, frio gostoso e muita gente simpática está fazendo parte desta etapa da viagem!!!!!

Por várias vezes pegamos trechos da famosa e histórica "Route 66", conhecida como a mãe de todas as estradas americanas, foi estabelecida em 11 de novembro de 1926. Iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 3.755 km. A mesma quantidade de km de Porto Alegre até a cidade de Aracaju no Brasil. Atualmente é considerada como uma "Histórica Rota 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e turística.

Paramos no KOA da cidade de Tucumcari e dormimos com a temperatura abaixo de 0 grau Celsius...

...Dia longo de viagem, paisagem maravilhosa de deserto... dormimos em mais um KOA.

Square Tower House

...Visitamos o parque Mesa Verde, onde a ação do homem é uma atração maior do que a natureza, pois conhecer as curiosas habitações talhadas em penhascos é algo misterioso. Cerca de 1.400 anos atrás antes dos europeus chegarem a América do Norte, um grupo de pessoas que vivia na região de "Four Cornes” (região de limites territoriais dos estados de Novo México, Colorado, Arizona e Utah) escolheu Mesa Verde como sua morada, por mais de 700 anos eles e seus descendentes viveram ali construindo habitações e vivendo em comunidade nas regiões abrigadas das alcovas dos paredões dos cânions. Sem saber o motivo desapareceram no século 13.

Realmente é fantástico o visual, além de ver as casas ao longe, visitamos a "Spruce Tree House" onde um guia foi nos explicando, baseado em informações de arqueólogos, como vivia aquele povo.

Após um dia bastante prazeroso, voltamos ao camping, preparamos o nosso jantar e conseguimos falar com nossa família via internet, o que tem sido difícil, pois o fuso está grande - estamos a 5 horas de diferença do Brasil, o normal seriam 3 horas, mas aqui está com horário de inverno, uma hora a menos e, no Brasil, com horário de verão, uma hora a mais...

Cliffn Palace

...Saímos de Mesa Verde passamos por Four Cornes, onde existe um monumento mostrando o limite dos Estados já citados acima. Em seguida, entramos no estado de Utah rumo ao Monument Valley, local cinematográfico, não é a toa que muitos filmes de Hollywood foram filmados aqui, este é um dos lugares mais bonitos que já vimos. Diferente dos parques nacionais, aqui é uma propriedade indígena, onde os Navajos lhe dão boas vindas e compartilham da beleza, cultura e tradição do local. As formações rochosas ali presentes são resultado das forças do vento e chuva, levando milhões e milhões de anos para se formarem. A área do parque se estende desde o Arizona até o Utah.

Fomos a procura de um camping, não encontrando nada aberto resolvemos seguir para o Natural Bridges National Monument, após uma serra estreita e sinuosa, chegamos pela noite e dormimos no camping do parque.

Cliff Palace é lindo

...É possível ver as pontes naturais já da estrada com a possibilidade de descer até elas, foi o que fizemos em duas das três que existem no Parque. Realmente são muito belas, trata-se de mais uma amostra da riqueza geológica do estado de Utah.

Após o nosso "picnic", seguimos para Moab pela Scenic Byway 95 (estrada de belas paisagens). Chegamos a Moab, demos uma volta na pequenina e bonita cidade, que vive em função do turismo dos parques nacionais Arches e Canyonlands.

  
  

Publicado por em