Santuário do CARAÇA/MG - Turismo Alternativo!

Um verdadeiro Santuário transformado numa RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) protegido por lei federal!

  
  
Lindo
Descrição

Um verdadeiro Santuário transformado numa RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) protegido por lei federal. Grande desfiladeiro, é o que significa caraça em tupi-guarani, uma grande e exótica depressão situada numa serra. Então, sintam-se à vontade e vão ver de perto o que este Santuário, no mais amplo sentido da palavra, tem a oferecer. São momentos mágicos por entre trilhas, cachoeiras, construções do século XVIII, tanques e piscinas naturais. É um encontro íntimo e harmonioso com a Natureza. E o mais espetacular, e forte motivo que nos trouxe até aqui, foi saber que todas as noites um visitante chega às dependências da pousada. A Reserva do Caraça recebeu visitantes ilustres no passado, como Dom Pedro I e Dom Pedro II, mas o mais ilustre, sem dúvida, vindo dos bosques silenciosos, é um animal dourado de cauda curta. Lobo Guará e Caraça, dissociar um do outro não faz qualquer sentido. Não fosse a iniciativa do Padre Tobias, talvez este santuário não tivesse tomado vida novamente. Algumas lixeiras começaram a aparecer reviradas e derrubadas, suspeitava-se de cachorros, porém o Padre Tobias achou muito difícil, porque cachorro não subiria a Serra com tanta freqüência. Começaram a observar e descobriram o “grande cachorro”, o lindíssimo e vulnerável Lobo Guará. Então, começaram a colocar uma bandeja de carne em cada portão e elas amenheciam mexidas. Aos poucos, foram aproximando as bandejas da escada da Igreja, até que resolveram subir com a bandeja. “A bandeja subiu, o padre subiu, o lobo subiu!” E o espetáculo estava formado! Pessoas do mundo inteiro vem conferir um show cheio de adrenalina, porém com muito respeito à vida animal!

Lobo Guará com turistas ao fundo
Lobo Guará se alimentando

CURIOSIDADE

“Como Centro de Turismo, o Santuário do Caraça recebe, em média, 60.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada. Isso faz com que seja, por sua relevância e implicação social, uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado.” (fonte:http://www.santuariodocaraca.com.br

GPS – Terra sem Fronteiras

Como Chegar

Igreja do Santuário

A RPPN - Santuário do Caraça está localizada aos Municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, Minas Gerais. Está inserida na porção sul do contraforte da Serra do Espinhaço, no Quadrilátero Ferrífero, no Circuito do Ouro e Estrada Real. A Reserva faz divisa com os Municípios de Ouro Preto e Mariana.O único acesso à RPPN - Santuário do Caraça, determinada pela PBCM, é passando pelo Município de Santa Bárbara. Entrar pela Rodovia do Caraça que também dá acesso ao distrito de Brumal, e sub-distritos de Sumidouro e Santana do Morro. A Portaria está situada no km 9, desta Rodovia. Da Portaria até a sede, são mais 11 km de estrada asfaltada.
Distâncias: 25 quilômetros do Município de Santa Bárbara, a 33 km do Município de Catas Altas e a 130 km de Belo Horizonte, capital do Estado.

Onde ficar

Pousada do Caraça, são mais de 40 apartamentos e oferece pensão completa. Reservas pelo e-mail: pousadadocaraca@hotmail.com

O que levar

Roupas de banho, tênis ou bota para caminhada (sempre sapatos fechados), agasalho, repelente, boné, câmera fotográfica e muito protetor solar.

O que ver

A natureza reservou belas imagens, então se prepare, pois há muitas trilhas e cachoeiras, como: Cascatinha, Cascatona, Tanque Grande, Bocaina, Pinheiros, Taboões, Piscina, Banho do Belchior, Cruzeiro, Capelinha, Gruta de Lourdes, Ponte do Bode, Prainha, Banho do Imperador e as trilhas que exigem acompanhamento de guias: Pico da Carapuça, Pico do Sol, Pico do Inficionado, Pico da Verruguinha, Pico da Canjerana, Pico Três Irmãos, Pico da Conceição, Campo de Fora, Gruta da Bocaina. Além destas maravilhas naturais, é imperdível ver o lobo solitário e de hábitos noturnos se alimentando na porta da Igreja.

Bonito ganso

Quando ir

Qualquer época se desfruta deste paraíso. Em abril e maio é a época de acasalamento do lobo, quando é possível ver o macho e a fêmea subirem até a igreja e se alimentarem juntos.

  
  

Publicado por em

Vanderlei Jose da Silva Kaio

Vanderlei Jose da Silva Kaio

03/02/2013 16:11:11
A reserva é linda, repleta de belezas naturais, belezas nas construções. Pena que o homem que é o maior predador e destruidor anda fazendo estragos do outro lado da serra. Isso é uma pena! Mas quem tiver a oportunidade de visitar pode conferir, o clima hospitaleiro, comida de ótima qualidade.

Luis

Luis

02/02/2013 22:56:57
Mais um site sobre o Caraça

<a href='www.santuariodocaraca.com'>
www.santuariodocaraca.com.br
</a>

Paulo Cézar

Paulo Cézar

26/03/2012 19:03:06
Nossa! Quando comentário elogioso! E eu pensava que o pessoal apenas ia ao Caraça pra ver o lobo e beber vinho e pinga à noite no adro da igreja!

DMinas Turismo - Ricardo Campos

DMinas Turismo - Ricardo Campos

23/08/2010 21:55:29
Olá Joyce e Cláudio,

Parece até uma coincidência, pois acabamos de lançar uma matéria na nossa news mensal em que destacamos o Caraça e o encontro emocionante com o Lobo-Guará. Uma viagem imperdível que une história, cultura, fé e um contato intenso com a natureza.

Parabéns pela matéria que ajuda a divulgar este destino que é um dos mais belos de Minas.

Se seus leitores quiserem conhecer o Caraça com serviços privativos de receptivo nós da D'Minas Turismo estamos a disposição.

Um abraço,

Ricardo Campos
D'Minas Turismo
Viva Histórias em Nossa Companhia
www.dminasturismo.com.br
www.viagensinesqueciveis.wordpress.com
dminas@dminasturismo.com.br
Msn: dminasturismo@hotmail.com
Skype: dminasturismotatiana
(31) 3324.7486

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Que Maravilha Ricardo! Visite também o nosso site, lá temos muitas fotos, não só do Caraça, mas de outros lugares também maravilhosos. www.terrasemfronteiras.com Abraços e sucesso! Joyce e Cláudio
Francisca Euridia Moreira

Francisca Euridia Moreira

23/08/2010 07:40:04
Lindo, maravilhoso, já estive lá 5 vezes, com amigos, com meu marido que na época era namorado e voltarei com meu marido e filha se Deus quiser. Ah! e ele vai querer.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Ele vai querer! Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Maria Custódia de Oliveira Cardoso

Maria Custódia de Oliveira Cardoso

23/08/2010 07:03:31
Eu e meu esposo estivemos lá.Nunca vimos coisa mais maravilhosa.Ficamos encantados com as belezas que lá se encontram.Entramos no santuário,conversamos com o padre que nos deu bastante informações,entramos no museu,vimos as aves,os pássaros,os lagos,o lobo guará,que nunca pensamos em ver...Tudo muito excitante!!!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Juliano Pessoa

Juliano Pessoa

23/08/2010 01:49:46
Já estive no Santuário, é um local muito agradável em qualquer época do ano, pra quem deseja contato com a natureza e ao mesmo tempo relaxar sem perder o conforto da vida moderna esse é o lugar. O santuário possui restaurante e um boa pousada, só não leve celular pois não existe sinal.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Francisco Nessar

Francisco Nessar

23/08/2010 01:24:16
A impressão ,vendo as poucas fotos foi a melhor possível.Solicito enviarem telefones da pousada e do serviço de atendimento aos turistas para que possamos obter outras informações. Desejamos visita-los o mais breve possível. Obrigado. Francisco Nessar - Rio.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Francisco, o site oficial do Caraça consta no texto. É só entrar em contato com eles e fazer a reserva. Ótima viagem e aproveitem ao máximo cada segundo deste paraíso. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Nadeje Medeiros

Nadeje Medeiros

23/08/2010 00:51:39
Já estive duas vezes no local e pretendo voltar, porém estamos tendo um pouco de dificuldades para reservas com a grande procura do local. Um detalhe importante por volta das 17 h os portões são fechados e só ficam as pessoas que estão hospedadas dentro da reserva, ou seja, só consegue ver o Lobo Guará quem está hospedado dentro da reserva. Outro ponto importante do local é que na igreja existe um órgão de tubos e uma vez por mês (se não me engano) é executado um concerto após o missa, dei muita sorte a última que fui de ter este privilégio. Fora que existe um bônus adicional a comida é muito boa e o café da manha é um item parte: um fogão de lenha maravilhoso com um chapa enorme onde o próprio hospede prepara o seu café, ficando a sua disposição ovos, queijo pães, etcccc... Para quem quer descansar e curtir a natureza ou apenas ter um momento de paz este é o local, não é um lugar para bagunceiros, mesmo porque os quartos ficam praticamente dentro da igreja, são muito simples, mas muito confortáveis.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu pelas dicas e muito obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Cris

Cris

22/08/2010 23:46:51
M A R A V I L H O S O....já conheço e recomendo
Boa viagem!!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Miriam gavino

Miriam gavino

22/08/2010 23:35:14
É...são lugares paradisíacos que DEUS nos deixou...não sou mineira...mas...tenho que tirar o chapéu para este estado maravilhoso que é MINAS GERAIS...e de gente muito simples....um dia quero visitar este lugarrrrrrr...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Miriam, não se arrependerá! O lugar é mágico. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Wanderley carlos nielsen

Wanderley carlos nielsen

22/08/2010 23:29:34
Adorei muito, gostaria de passar uma semana, pois é tudo é muito lindo, deslubrante. Não achava que existia essa maravilha em Minas Gerais.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Wanderley, existem muitas maravilhas no estado de Minas, somos apaixonados por esta bela e impressionante porção do Brasil. Visite mais sites de viagens e, inclusive, o nosso e verá que a há muito a descobrir. Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Celso

Celso

22/08/2010 22:45:28
É uma excelente atração turística. Apesar de acomodações e refeições simples o lugar é belíssimo, o acolhimento muito bom. Vale demais a pena conhecer este local que já foi um colégio onde estudaram muitos mineiros ilustres no passado. A igreja é incrível e o local é muito bom para um retiro espiritual...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu Celso, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Abualfia

Abualfia

22/08/2010 22:22:52
É um dos lugares mais bonitos do Brasil. Tem muita natureza, história, mistério, aventura, etc.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
EDUARDO - CLEMÊNCIA TURISMO

EDUARDO - CLEMÊNCIA TURISMO

22/08/2010 22:12:33
Parabéns pela excelente matéria sobre o caraça, há de se salientar que o santuário é formado por uma belíssima igreja e que a parte do colégio que outrora pegou fogo, hoje é um museu com várias peças de época tais como livros e mini livros do tamanho de uma caixa de fósforo, máquinas datilógráficas, rádio capelinha e gramofone, além de porcelanas e aparelhos de cozinha. A Clemência turismo esteve no Caraça em 22/08/2010 e faz passeios de um dia e de finais de semana com frequência, saíndo de trem de BH até Barão de Cocais e inclui city tour em Santa Bárbara e Catas Altas + o almoço e ingresso para o parque. obrigado pela atenção.
Eduardo - Clemência Turismo (31) 3495-1600 9178-4549
clemenciatur@gmail.com

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! E ótimo trabalho. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Camila Rosalina (biologa) Eudimar (estudante)

Camila Rosalina (biologa) Eudimar (estudante)

22/08/2010 21:56:13
Estou parabenizando a iniciativa de divulgar estes locais.
Visite também a Fazenda Pedra do Sabia na cidade de Itacaré sul da Bahia.
Com Biólogos trabalhando, estudando e preservando o que mais de valioso o ser humano tem, A Natureza, um lugar maravilhoso com florestas, cacau, represas, rio de contas, enfim um pedaço do paraíso, contando também com maravilhosas praias e o hospitaleiro povo Baiano.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição e dicas de mais um lugar, que com toda certeza deve ser maravilhoso! Parabéns pelo trabalho de preservação. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Neusi Rolim

Neusi Rolim

22/08/2010 21:43:28
Vale a pena! O lugar é um pedaço do paraíso.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Sonia-c.fabriciano-mg

Sonia-c.fabriciano-mg

22/08/2010 21:21:26
Sem palavras para dizer realmente o quanto é lindo o Caraça,vale a pena conferir de perto tanta beleza, viu gente? No próximo roteiro de viagens nao esqueçam de incluir esse lugar maravilhoso,um verdadeiro paraiso!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Hilario S. Bitencourt - Tanguá - RJ

Hilario S. Bitencourt - Tanguá - RJ

22/08/2010 20:57:35
Todo brasileiro deveria gastar um pouco do seu tempo para visitar lugares como esse,ao invés de viajar para o exterior.Temos que valorizar o nosso patrimônio.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu, obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Kaffa

Kaffa

22/08/2010 20:46:23
é lindo...já fui !! é um belo programa para casal ou grupo de amigos.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu pela Contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Aparecida

Aparecida

22/08/2010 20:39:54
Que lindo ! Adorei a matéria e espero conhecer, adoro natureza e cachoeiras !!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí Aparecida, marque a data e vá conhecer este paraíso. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Eduluz

Eduluz

22/08/2010 20:21:59
O Parque do Caraça é realmente maravilhoso . Parabéns por mostrar lindas fotos e texto excelente e empolgante. Que venham visitar esse Santuário belíssimo e se encantem pelo resto da vida.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada pela Contribuição. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Luiz antonio

Luiz antonio

22/08/2010 20:19:43
Éum lugar maravilhoso, onde que voce além de sentir uma ENERGIA ESPIRITUAL muito grande é de uma beleza ímpar,um clima maravilhoso.Vale muito a pena visitar, pois além do passado histórico em suas vizinhanças tem passeios maravilhos como Caeté (GUERRA DOS EMBOABAS)Sabará,Barão de Cocais,Catas Altas da Noruega.Sem falar da boa comida mineira seus quitutes e sua cachaça de alambique.VALE A PENA!!!!!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Valeu Luiz Antonio, muito obrigada pela contribuição. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Sergio

Sergio

22/08/2010 19:58:35
Já fui e achei muito bacana a proximidade ao lobo-guará. O que não gostei foi que a entrada do complexo fecha às 21hs e o lobo não aparece antes deste horário, ou seja, é quase obrigatório ficar na Pousada do Caraça, cujos preços são acima da média.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Que pena Sergio. Mas, digo a você que vale o valor, o lugar é mágico e dormir no paraíso não tem preço. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Wagner

Wagner

22/08/2010 19:34:59
Só achei estranho voces não mencionarem o acesso por Barão de Cocais, que alias é o acesso principal vindo de Belo Horizonte??????

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Oi, Wagner, coloquei o acesso que está no site oficial do Caraça, por isso não mencionei a cidade Barão de Cocais. Mas fica aí a sua dica. Obrigada pela contribuição. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Soledade garcia

Soledade garcia

22/08/2010 19:31:59
Lamentei muito, quando estive em Minas Gerais, não ter podido conhecer o Caraça.Imagino a maravilha que é, vendo as fotos (apesar de que por mais fotos que se veja, nunca é como na realidade).Um dia ainda vou conhecer.Já vi na TV reportagem mostrando o lobo guará, comendo na varanda da pousada.Deve ser extraordinário vê-lo na Igreja!Gostaria muito de ver um site com muitas fotos do local, se puderem me indiquem onde poderei vê-las.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Oi, Soledade, o site que poderá visitar é o oficial do Caraça www.santuariodocaraca.com.br E, também há mais fotos no site, visite-o também. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
José aparecido de jesus

José aparecido de jesus

22/08/2010 19:31:00
Já tive o prazer de ir neste paraíso;faz tempo e ainda sei que vou voltar, pq é um dos lugares nais belos que ja vi(mas, antes de tomar banho nas cachoeiras...prepare para tremer, porque são frias as águas...)

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Uau! É verdade, a água é de bater o queixo. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Alberto

Alberto

22/08/2010 19:01:58
Já fui 2 vezes a este paraíso e indico, a comida é maravilhosa, as paisagens são lindas e tem dois atrativos que dão um charme a mais: as histórias do padre Marcos e a visita noturna do Lobo Guará.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí Alberto, é tudo maravilhoso. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Neusa Fredrichsen Vieira

Neusa Fredrichsen Vieira

22/08/2010 18:57:26
Belíssimas imagens..a natureza é uma dádiva de Deus,pena que nem sempre é respeitada..Deus fez td certinho,mas o homem não a respeita..amei td o vi e li..Parabéns,que Deus abençoe a tds.....

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É uma pena mesmo que o homem ainda não tem consciência de que o nosso planeta grita por ajuda. E o pouco que fazemos é muito para protegê-la. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Marcelo

Marcelo

22/08/2010 18:42:12
Eu recomendo.....

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Que maravilha. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
José G. F. Brandão

José G. F. Brandão

22/08/2010 18:31:14
Um verdadeiro paraíso este santuário. Lugar para relaxar e eliminar todo o stress, esquecer a correria do dia a dia. O celular que às vezes é um invasor de privacidade não tem sinal neste santuário. para nos comunicar com o mundo exterior contamos com um orelhão. Lugar maravilhoso.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada pela contribuição! É realmente um lugar sem igual. Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com
Fernando CPS

Fernando CPS

22/08/2010 18:22:45
Estivemos lá eu e minha namorada, realmente é lindo. Pena que uma mineradora, do outro lado da serra, na cidade de Catas Altas, começou a retirar minerio. A montanha está indo embora de trem, como disse uma moradora.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Que pena mesmo Fernando. Obrigada pela contribuição! Abraços, Joyce e Cláudio. www.terrasemfronteiras.com