De volta ao Reino das Águas Claras! Bonito/MS

Certamente se Monteiro Lobato tivesse descoberto Bonito, teria se inspirado na região para escrever as Reinações de Narizinho! Descobrir Bonito é condição "sine qua non"!

  
  
Mergulho indescritível no Rio Olho D'água-Recanto Ecológico Rio do Prata

Estivemos em Bonito por apenas 3 dias no mês de Abril - mas estávamos de retorno, pois em 2006 já havíamos desfrutado das inúmeras belezas que a região oferece. São mais de 30 atividades diferentes para todos os gostos, desde os mais tranqüilos passeios até os mais radicais. As atrações mais concorridas e, sem dúvida, maravilhosas, são o Recanto Ecológico Rio da Prata, o Abismo Anhumas, a Gruta do Lago Azul, mas nada fica a desejar, a organização e qualidade dos serviços são indiscutíveis, visitar os Balneários Municipais, o Buraco das Araras, o Projeto Jibóia, o Rio Sucuri, a Estância Mimosa, dentre muitos outros passeios é fantástico. Além destes esportes da natureza, você, ainda, pode observar a fauna e flora aspirando o ar contagiante desta magnífica região.

Recanto Ecológico Rio da Prata

Certamente se Monteiro Lobato tivesse descoberto Bonito, teria se inspirado na região para escrever as reinações de Narizinho, mas naquela época, apesar da realidade existir, Bonito ainda não passava de uma fantasia. Por volta dos anos de 1990 que o turismo foi revelando a história deste mágico lugar – Mato Grosso do Sul é o estado regido pelas águas... Águas das cheias do Pantanal, águas da Serra da Bodoquena, incluindo a cidade de Bonito. Águas das chuvas trazendo fertilidade aos campos, águas serenas nascendo do fundo da Terra e se transformando nos rios de águas cristalinas desta selvagem, bela, aventureira e inesquecível região – Bonito, Jardim e Bodoquena.

Inebriante Rio Olho D'água

Então, foi em 2006, que pela primeira vez pisamos nas terras de Bonito. Nos surpreendemos – a organização e união dos agentes de turismo são excepcionais, a qualidade e a quantidade de atrativos são numerosas, cinco dias foram insuficientes para desbravar este Reino das Águas Claras – imaginem vocês que ao chegar à cidade de Jardim e, a partir dela, percorrer 40 quilômetros pela BR 267, encontrar uma estrutura de cair o queixo, o Recanto Ecológico Rio da Prata - http://www.bonitoweb.com.br - desfrutar de um ambiente simples mas com todo o glamour de uma bela Fazenda, adentrar por uma trilha pela mata ciliar do Rio da Prata, fauna e flora exuberantes, e vislumbrar a nascente do Rio Olho D’água de águas cristalinas..., grande êxtase..., precisávamos nos tocar para confirmar se estávamos no mundo real ou no da imaginação...

Centro de Bonito
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata
Recanto Ecológico Rio da Prata

Muitas pessoas pensam que para ir a Bonito é preciso saber nadar, ali todo o medo que se tem de água vai correnteza abaixo, pois é impossível chegar às margens dos rios transparentes e não querer literalmente se jogar, ah, mas se contenha, se jogar não é permitido, como em toda região, ali é área de preservação e exige alguns cuidados, um deles é entrar calmamente para não turvar a límpida água. Ao mudar do “estado” gasoso para o líquido a transformação é irreal – o multicolorido das piraputangas, curimbatás, pacus e dourados impressiona, as borbulhas brotando do fundo de areia do rio, as chamadas ressurgências, nos fazem lembrar das bolhas de sabão que soprávamos quando crianças. Não é a toa que a prática, não só no Rio da Prata, mas também em diversos rios da região, se chama Flutuação, pois é assim que nos sentimos – flutuando, e assim, íamos rio abaixo observando a mais encantadora natureza fluvial.

Após o harmônico encontro com a natureza, seguimos para o Albergue da Juventude, uma excelente e acertada escolha para se hospedar e, dali, partirmos para os passeios mais concorridos, pois estávamos a poucos dias do carnaval. Estes passeios são tidos como os principais de Bonito e seria injusto se disséssemos os mais bonitos, pois tudo o que vimos é realmente belo, belíssimo. Não conhecemos tudo o que queríamos naquele momento e, por isso, retornamos a este paraíso ecológico que oferece atividades para todos os gostos e bolsos, pois apesar de valer a pena indiscutivelmente, Bonito não é nada barato, contudo acessível em suas diferentes atividades turísticas.

Lindos pássaros no Recanto Ecológico Rio da Prata
Inacreditável Rio da Prata

Bonito é conhecido mundialmente como um dos destinos turísticos mais procurados e deslumbrantes do planeta. As opções de lazer, as belezas naturais e a qualidade dos produtos e serviços atraem turistas, que voltam e divulgam o lugar pelo mundo a fora. E foi o que aconteceu conosco, voltamos a Bonito e não pensem vocês que somente para conhecer outras atividades, não – fomos novamente ao também imperdível mergulho nas águas cristalinas do Rio Olho D’ água, no Recanto Ecológico Rio da Prata -http://www.bonitoweb.com.br - com o objetivo de fazer fotografias subaquáticas, registrar este imenso aquário. E, aproveitamos para conhecer a Estância Mimosa -http://www.bonitoweb.com.br - que serve um almoço espetacular. Após degustar a deliciosa refeição, saímos rumo à trilha acompanhados pelas gotas de água de chuva que molhavam o nosso corpo misturando-se ao suor da caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, refrescados, continuávamos andando por entre samambaias, orquídeas, bromélias e árvores centenárias, além da quantidade alegre de macaquinhos prego que igualmente nos observavam. O caminho passa por mais de oito quedas d’águas diferentes, ricas em tufas calcárias, formações resultantes da ação do calcário da água sobre algas, troncos e folhas. As piscinas naturais de águas verdes, agora, em função do excesso de chuvas, estavam marrons, mas não menos convidativas ao banho, mergulhar e nadar ali foi fantástico. No final do passeio, voltamos à fazenda onde fomos presenteados com um delicioso lanche com doces e salgados típicos da região, feitos no fogão a lenha. Imperdível!

Uma das belas cachoerias da Estância Mimosa
Linda Fauna
Grande Jacaré

Também retornamos a impressionante Gruta do Lago Azul, é uma das poucas grutas com estrutura para visitação, dentre cerca de 500 da região. Ela é formada pela ação das águas sobre rochas calcárias. Outro lugar que visitamos foi o Rio Sucuri, porém agora iniciando o passeio por sua barra, remando rio acima admirando a rica vegetação predominante para, em seguida, descer flutuando e observando a densa vegetação subaquática com aquelas lindas e famosas ninféias retratadas por Monet.

O paraíso no Rio Sucuri
Gruta do Lago Azul
Gruta do Lago Azul

Passeio novo e desafiador foi visitar o Projeto Jibóia – importante trabalho que tem como “principal objetivo a desmistificação das serpentes não peçonhentas, assim como um trabalho de educação ambiental visando a diminuição da matança indiscriminada das serpentes na natureza e a criação de exemplares em cativeiro para suprir o mercado de animais de estimação evitando a coleta no meio ambiente.”(fonte: http://www.projetojiboia.com.br

Foi uma experiência arrepiante, contudo fantástica!

Além destas atividades, também é imperdível visitar o Abismo Anhumas, as cachoeiras do Rio do Peixe, dentre muitas outras, como para os amantes de bike, pedalar com a equipe Lobo Guará Bike Adventure e conhecer a cultura que guarda a cidade de Bonito.

Gruta do Lago Azul
Projeto Jibóia
Projeto Jibóia
Belíssimo Abismo Anhumas
Rapel no Abismo Anhumas
Cachoeira Boca da Onça

Ficaria páginas infindas falando desta maravilhosa região, mas ser concisa é necessário para que vocês tenham mais curiosidades e vão, por si mesmos, descobrir as maravilhas que ela tem a oferecer. Bonito é o Reino das Águas Claras que Monteiro Lobato não teve a oportunidade de conhecer, mas que nos deixou grande inspiração para explorar outros reinos que não sejam somente as “Reinações de Narizinho.” Vão e confiram!

Mergulho fantástico

Aproveitem e visitem o nosso site: http://www.terrasemfronteiras.com e, também visitem o site do nosso apoiador, a grande CURTLO, aonde você for! http://www.curtlo.com.br

  
  

Publicado por em

Luis Henrique Vieira

Luis Henrique Vieira

16/05/2012 17:08:15
Bonito realmente é um lugar exuberante.
Porém, tenho uma critica a fazer. Não devemos desmerecer a verdadeira inspiração de Monteiro Lobato.
A cidade de Pindamonhangaba e seus riachos magnificos!
Foi lá que o autor teve a inspiração para criar o Reino das Águas Claras.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Luis Henrique, Tudo bem? Em nenhum momento desmerecemos a cidade de Pindamonhangaba ou a verdadeira inspiração de Monteiro Lobato, apenas exaltamos a beleza de Bonito e a parodiamos com a maestria do escritor. São duas coisas totalmente diferentes. E, com toda certeza, apesar de não conhecermos Pinda, Monteiro Lobato teve muito sucesso em se inspirar nela. Pena que você entendeu desta forma! Mas fica aí a vontade de conhecer Pinda e seus riachos magníficos. Abraços. Joyce e Cláudio Guimarães.
Juliana Torres

Juliana Torres

16/05/2012 13:06:34
Boa tarde! Estou com passagens para 07 de junho ate dia 10, serão 3 dias... e estou preocupada com o frio, será q esse mês chove e fz frio impossibilitando a flutuação??? obrigada juliana torres julianaftorres@hotmail.com

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Juliana, Com certeza não! Mas entre no site que tem neste boletim e veja como está o clima por lá. Abraços, Joyce e Cláudio Guimarães.
EVELISE

EVELISE

03/01/2010 18:17:34
OI....POR GENTILEZA COMO ENTRO EM CONTATO COM ESSA FAZENDA AGUAS CLARA, SE TIVER TELEFONE ME INFORME POR GENTILEZA QRO VIAJAR PRA BONITO..........OBRIGADA!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Evelise, o nome da Fazenda é Rio da Prata , inclusive tem um link neste relato. Realmente Vale a Pena e muito conhecer Bonito! Abraços, Joyce e Cláudio Visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com
Érika Miranda - BSB

Érika Miranda - BSB

13/07/2009 10:00:34
As fotos mostram a riqueza deste nosso maravilhoso Brasil.
Eu estive em Bonito no mês de Junho em um grupo de estudantes, lá é simplesmente fantástico.
Quero compartilhar com todos, no momento em que eu desfrutei destas maravilhas como o Bote no Rio Formoso, Flutuação no Rio Sucuri, visita ao Parque Municipal, Parque das Cachoeiras e principalmente quando entrei na Gruta do Lago Azul, chorei muuitooo....
Um roteiro obrigatório!
Beijos

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí!!! O lugar é mágico mesmo! Abraços, Joyce e Cláudio.
Sandro Jung

Sandro Jung

12/07/2009 15:03:39
Estaremos ai em breve Sandro e Murilo Jung

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Então aproveitem ao máximo!!! Abraços, Joyce e Cláudio
Talita

Talita

06/06/2009 10:55:25
Linda a matéria Joyce e Claudio!
Amo bonito, e agradeço a deus por desfrutar dessa maravilha todos os dias!!
Ressalto também 3 passeio que não constam na lista e são superlegais: balneário Municipal, Arborismo Ybira Pe e Bote no Rio Formoso.
Parabéns amigos

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada Talita. Valeu pelas sugestões. Beijos, Joyce e Cláudio.
Mara Boel Junior

Mara Boel Junior

06/06/2009 09:53:04
Tambem ainda vou conhecer Bonito; recebo sempre imagens de lá, e quando terminar minha faculdade pretendo passar alguns dias por lá. Parece magnifico.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Oi Mara, é isso aí!!!! Não deixe de ir, é realmente maravilhoso! Abs, Joyce e Cláudio.
Guilherme Bettamio Cerbella

Guilherme Bettamio Cerbella

03/06/2009 18:28:43
Já estive em Bonito 5 vezes, saindo do Rio de Janeiro de carro (nem precisaria escrever mais nada). Conversei com alguns turistas estrangeiros e todos elevaram Bonito à categoria de Magnífico! Outras atrações também merecem destaque: flutuação no Aquário Natural, cachoeira Boca da Onça, cachoeira do Aquidaban, etc... Eu diria que Bonito é a melhor sugestão de "Paraíso Ecológico", o único problema tem sido a elevação exagerada do preço dos passeios, o que impede o direito real que todos os brasileiros têm de conhecer esta maravilha.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí Guilherme, realmente uma pena nem todas as pessoas terem acesso a este Paraíso. Abs, Joyce e Cláudio.
Carolzinha

Carolzinha

03/06/2009 10:29:04
ualll...Dimais,isto vai virar sonho

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Torcemos que vire realidade. Abs, Joyce e Cláudio
Silvia Maria

Silvia Maria

03/06/2009 10:24:37
Muito lindo Bonito, maravilhoso!!! ainda um dia vou conhecer.
Que lugar abençoado...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Concordamos com vc. Abs, Joyce e Cláudio
Wall de Castro

Wall de Castro

02/06/2009 10:12:14
O Brasil é um país repleto de maravilhas...
Melhor que estas paisagens só mesmo indo verificar as maravilhas que Deus deixou de presente para nós.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí!!!! Abs, Joyce e Cláudio.
Stela Junqueira

Stela Junqueira

29/05/2009 15:25:04
As fotos estão fantásticas!
Muito real mesmo!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada! Abraços, Joyce e Cláudio Guimarães www.terrasemfronteiras.com
Carina Freitas

Carina Freitas

29/05/2009 10:04:28
Linda matéria Claudio e Joyce,
As fotos também estão fantásticas.
Parabéns!
Abs,
Carina Freitas

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Oi Carina, Obrigada! Abs, Joyce e Cláudio