Ilha Grande - Rio de Janeiro

O Paraíso Ecológico! Querem águas transparentes, mata nativa, hospedagem, povo simpático e paisagens de tirar o fôlego? Visitem a Ilha Grande!

  
  

A Ilha Grande oferece trekking para todos os tipos de caminhantes e tem vocação natural para o turismo ecológico.

Trilha p/ Lopes Mendes

São trilhas que atravessam morros, montanhas, riachos, rochas, encostas e praias.A segunda das sete maravilhas do Rio de Janeiro, não há como negar, o lugar é realmente mágico. Lá você encontra a beleza das cores, a simplicidade do povo e o requinte da natureza.
Não tem como ficar parado, são mais de 80 belíssimas praias e vocês podem conhecê-las através das inúmeras trilhas desfrutando do ar puro ou de barco pelo verdejante Mar da Ilha.

Praia do Aventureiro
Piscina de Caxadaço
Vila do Abraão
Na sombra, uma sereia-Caxadaço

Saímos de Jaraguá do Sul rumo ao Rio de Janeiro – que dia maravilhoso! Ansiosos, já sabíamos a hora que o Catamarã iria partir para a Ilha Grande...

Nossa primeira ida à Ilha Grande

A Ilha Grande significa muito pra nós, foi a nossa primeira aventura enquanto namorados, lembro muito bem que era uma Ilha “proibida”, afinal lá estavam os presos mais perigosos do Brasil. Por cerca de 90 anos a Praia de Dois Rios, uma das mais belas e fascinantes da Ilha, com dois rios cristalinos em suas extremidades que deságuam nas areias branquinhas, abrigou o Presídio que foi construído em 1940, o Instituto Penal Cândido Mendes, com capacidade para mil presos de alta periculosidade. A convivência dos presos políticos do regime militar com os presos comuns, dentro dos muros do presídio, é atribuída uma das origens do chamado "crime organizado", pontuando com acontecimentos marcantes, tais como, fugas de helicóptero e outros, com ampla cobertura da mídia nacional e internacional; a presença do presídio vem notorizar a Ilha Grande, por aspectos antagônicos à sua beleza natural e importante significação histórica. Em 1994 o presídio foi desativado e parte dele demolido e, em andamento, há um projeto para se tornar um café e um museu.

Rio da Praia de Dois Rios
Praia de Dois Rios

Ano de 1992, fomos em 7 pessoas viver o nosso primeiro acampamento, num lugar temido por nossos pais, inclusive um dos casais estava ali secretamente..., aspecto este, tornou a aventura mais emocionante. “Duros”, dormimos na Rodoviária do Rio de Janeiro para esperar o ônibus que saía de madrugada para Mangaratiba. Dormimos? Não! Passamos a noite jogando cartas e nos divertindo. Quando chegamos a Mangaratiba, pequena enseada que já foi porto de escravos e café, estrutura zero, naquela época encontrar um barco para a Vila do Abraão (a única que oferecia alguma estrutura) seria uma sorte..., mas um dos pescadores que disputavam os turistas cariocas, nos disse que havia um lugar mais bonito que Abraão para acamparmos, foi quando resolvemos aceitar o desafio, desde que não fosse a praia de Dois Rios, é claro!

Vila do Abraão
Vila do Abraão
Carregamento de lixo-Vila do Abraão

Seguimos para a praia de Fora e o Saco do Céu, uma área cercada de mangues e palmeiras, onde à noite, a natureza nos brinda com um lindo céu refletido nas águas deste trecho da chamada Enseada das Estrelas – hoje, há quem passe a noite nas embarcações para assistir ao espetáculo.

Trilha para Abraãozinho
Praia de Abraãozinho

A nossa aventura estava apenas começando, apesar de inexperientes, fomos muito bem na montagem das barracas, também havia um outro grupo, estudantes da UERJ, que resolveu ficar conosco, ou seja, não estávamos sozinhos. No dia seguinte, resolvemos desbravar a Ilha a pé, o nosso destino era conhecer a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais lindas da Ilha, foram 10 horas de caminhada na mata fechada, sem guia e somente seguindo o estreito caminho que atravessava montanhas, rios e cachoeiras, cada passo nos dava a certeza de que estava valendo a pena... Mas, o surpreendente foi quando nos deparamos com a imensidão do mar cercado por vegetação e areias branquinhas, não pensamos duas vezes, corremos com o pouco de energia que nos restava e mergulhamos nas águas transparentes em tons que variam do verde-esmeralda para o azul. Ondas batiam no nosso corpo cansado e nos alimentavam com sua energia para mais 10 horas de retorno, com possibilidade de passar a noite dentro da Mata...

Lopes Mendes
Lopes Mendes

Ano de 2009, parecia uma eternidade viajar de Santa Catarina para Angra, a estrada não acabava nunca, tanto é que chegamos pela noite e já não havia mais embarcação para a Ilha, os horários são escassos, mas aproveitamos e dormimos num excelente hotel de frente para o mar de Angra... Tomamos um belo café da manhã apreciando as águas cristalinas daquele paraíso, de repente, tomados pelo relógio, corremos para não perder o segundo Catamarã que sai para a Ilha por volta das 11hs. Deixamos o carro num estacionamento pago e seguimos com nossas carregadas mochilas para a confortável embarcação.

Praia de Mangues

Dia lindo, quente e com uma brisa refrescante, nos estonteávamos de alegria a cada metro que o barco avançava, é muito mágico estar aqui de volta. Desta vez, reservamos uma pousada na Vila do Abraão, pois o pouco tempo não nos dava outra alternativa. Já notamos a diferença quando entramos no Catamarã, a quantidade de estrangeiros nos surpreendeu... Mas, susto mesmo, foi quando chegamos à Ilha, lotada de turistas, mas tranquilamente trafegável, aos ouvidos, sons de línguas diferentes davam um ar de reduto internacional, a nossa Ilha estava transformada!

Dois anos após o Descobrimento do Brasil o navegador Gonçalo Coelho que já havia batizado o Rio de Janeiro, descobriu em 06 de Janeiro a Ilha Grande. A princípio eles pensavam que a Ilha fosse um continente e ao seu leste, a desembocadura de um grande rio. O nome surgiu por índios Tamoios que a chamavam de "Ipaum Guaçu", expressão que significa Ilha Grande. Local preferido pelos navegantes portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses, a Ilha Grande foi palco da história do Brasil desde a época do seu descobrimento.

Pico Bico do Papagaio

...Voltamos à nossa caminhada, não apenas nós 7, mais o grupo de estudantes, não lembro quantos, bem, caminhamos algumas horas e chegamos numa praia, provavelmente a enseada de Palmas e vimos uma enorme embarcação, nossos olhos brilharam, “vamos pedir carona” foi a primeira coisa a vir a nossa mente, pois como disse antes, estávamos “duros”, e como vocês devem imaginar pedir carona naquele paraíso nos custaria caro, é isso aí, de graça nem pensar, então na mais pura “idiotice”, dois dos rapazes que estavam conosco, meu namorado e o namorado de uma amiga resolveram ir correndo até o nosso acampamento, para economizar o que não tínhamos... fiquei furiosa, não queria que nada de errado acontecesse a eles, porém não houve jeito, os super-heróis já estavam decididos. Enquanto isto, fomos todos no belíssimo barco. Eu e minha amiga Giselle não falávamos em outra coisa a não ser nos meninos..., chegamos ao nosso acampamento, e por incrível que pareça, eles chegaram junto conosco, lábios brancos, respiração ofegante, dores musculares, e, ainda assim felizes, e com o ego elevado por nos virem descer do barco..., parece brincadeira...,tomamos nosso banho gelado, e todos foram se aquecer na fogueira, exceto eu e o Cláudio, pois o menino estava mal..., ainda tive que pagar o “pato”, ou seja, ficar ao seu lado neste momento hilário que ele mesmo criou, faz parte. Essas aventuras nos fazem rir muito e nos amadurecem! Foi um acampamento fantástico, apesar da corridinha esperta do meu marido...

Paz!
Felicidade!
Lagoa Verde
Praia dos Meros
Liberdade
Morador

Então, estar ali novamente, neste ano de 2009, estava sendo reviver momentos inesquecíveis e viver momentos inesquecíveis. Não há lugar feio na Ilha, turistas chilenos, franceses e israelenses comprovam isto, eles se esbaldam nas águas transparentes, mergulhando entre cardumes e naufrágios, ou ainda por passeios de barco pelas praias desertas. Não foi diferente conosco, o triste é pensar que temos que voltar para casa e ter de deixar aquele paraíso. Mas, enquanto estávamos lá desfrutamos cada segundo, fomos a belas praias, demos a volta à ilha de lancha (passeio de um dia inteiro), fizemos pequenas caminhadas e voltamos a Lopes Mendes, mas só que agora, caminhando apenas o pequeno trecho, 20 minutos, partindo da praia de Mangues e desfrutamos daquele visual que já estava transformado, deserta como antes, está fora de cogitação, a praia estava repleta de gente, mas encontramos um cantinho caminhando 2,5 km de praia e nos esbaldamos nas águas transparentes. É um lugar que deve ser visitado sempre, pois trilhar os velhos caminhos como se fosse a primeira vez é o nosso lema. A natureza entranha em nossa alma e nos enche de vida!

Para chegar à ilha, o único jeito é pegar um dos barcos que saem de Angra dos Reis e de Mangaratiba para a Vila do Abraão – é sempre bom averiguar os horários quando chegar no local ou no site oficial da Ilha – http://www.ilhagrande.com.br – pois estão sempre mudando. Há também embarcações particulares fazendo o trajeto em horários alternativos.

Sugestão: façam o passeio de lancha que dá a volta pela Ilha – é imperdível – nele você pode escolher qual praia quer voltar para passar o dia usufruindo do contato mais puro e belo com a natureza. Escolha difícil, pois cada praia tem a sua fantástica particularidade. Encantou-nos o torcido coqueiro da fascinante praia do Aventureiro, esqueçam o Caribe, o mar transparente e com abundância de vida marinha da Ilha Grande está tão próximo de nós, e é tão bonito quanto e há quem diga que é muito mais! Vá e tire suas próprias conclusões!

Praia do Aventureiro
Lulas no fundo do Mar da Ilha Grande
Vida marinha exuberante
Diversidade marinha
Mergulho fantástico-Lagoa Verde
Que aventura no Aventureiro

Foram apenas 3 dias, mas foram suficientes para dar a certeza de voltarmos para desbravar o que há de mais VIVO no Estado do Rio de Janeiro.

Mais fotos, visitem o nosso site: http://www.terrasemfronteiras.com

  
  

Publicado por em

Genny F

Genny F

02/12/2009 06:58:48
Ilha Grande é simplesmente um paraíso. Ainda preciso voltar outras vezes com minha família, para conhecê-la melhor. Paisagens de tirar o fôlego, comida deliciosa e acessível, um lugar que compensa explorar em suas minúcias.
Parabéns pelas fotos. Vocês, com o trabalho que desempenham, ajudam a divulgar o nosso Brasil de forma positiva.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigado Genny. Visite também o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Abraços, Joyce e Cláudio
Vilberto

Vilberto

08/05/2009 15:17:05
...pois estou lendo o livro de vocês ( e isto que não
tinha botado muita fé no início). Mas estou gostando,
e quero parabenizá-los pelo feito. Já andei de moto até
o Pacífico(Chile), foram 8.900 km. e lhes garanto, o
primeiro passo é o mais difícil. Meus parabéns e respei-to, continuem assim !!!!!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Vilberto, que barato, ficamos felizes que esteja gostando do livro. Parabéns pelos quilômetros rodados, viajar é maravilhoso, não é? Obrigado pelo carinho e um grande abraço, Joyce e Cláudio.
ELIZIARIO VIEIRA NETO

ELIZIARIO VIEIRA NETO

02/05/2009 20:14:23
O Rio ou as prais do rio são o que existe de mas lindo no mundo, acho que não existe nada igual...É simplesmente belo,não há nada igual mesmo.O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí... Grande abraço, Joyce e Cláudio.
Adriana

Adriana

26/04/2009 09:18:37
amei as fotos,vcs são de+ continuam sempre assim....

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigado! Grande abraço, Joyce e Cláudio Guimarães www.terrasemfronteiras.com
Rogerio vasconcelos da silva

Rogerio vasconcelos da silva

23/04/2009 11:52:45
Parabéns,belíssimas fotos, me fez relembrar que a doze anos fiz a volta da ilha e foi sensacional andávamos doze horas por dia das sete às sete, mas valeu a pena. Completamos a volta em três dias!
Um grande abraço..., deu vontade de voltar...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Rogério, Obrigado! Vale a pena voltar e ver como a Ilha se transformou num balneário internacional sem deixar de ser o paraíso que sempre foi! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães.
Sandro Eschenazi

Sandro Eschenazi

23/04/2009 10:54:24
Parabéns Joyce e Claudio pelas excelente divulgação das maravilhas de nossa belíssima Ilha Grande, me deu uma nostalgia. Atualmente vivo aqui em João Pessoa-PB ( bem próximo do Farol do Seixas, o ponto mais oriental das américas), mas também conheço outros tantos cantos norte, sul, leste, oeste. desse nosso Brasil. Estarei acompanhando suas divulgações e enviando meus comentários.Sucesso !

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada pelo carinho, Sandro. Este ano vamos visitar João Pessoa, quem sabe não nos encontramos por aí? Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães. www.terrasemfronteiras.com
Guilherme

Guilherme

22/04/2009 21:15:21
Adorei a fotos, ainda passo por lá!!!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí Guilherme, vá! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Marcus Violato

Marcus Violato

22/04/2009 07:48:06
Já tinha ouvido falar da Ilha Grande, é realmente imprecionante. Espero um dia conhece-la.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Marcus, Irá conhecê-la sim, basta marcar o dia e partir... Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Tony

Tony

21/04/2009 16:34:29
Realmente no mundo não existe baía mais bonita do que Angra com a Ilha Grande, o paraíso na terra, como disse Americo Vespucio em 1502 de destaque e as fotos retratam o que realmente é, nem pecisando de photoshop ...

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Tony, Obrigado! Que lugar, não é mesmo? Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
CARLOS VINÍCIUS

CARLOS VINÍCIUS

21/04/2009 12:12:34
MIUTO LINDO ,JÁ FUI VÁRIAS VEZES E NÃO CONHEÇO QUASE NADA, QUERO IR OUTRA VEZES.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Carlos, Então continue visitando e faça um tour por toda ilha, vale a pena! É fantástico! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Ana lucia cocentino guimarães

Ana lucia cocentino guimarães

21/04/2009 10:23:55
Um lugar muito lindo que não parece que existe no estado do Rio de Janeiro, quem sabe se um dia vou conhecer esta maravilha, adorei.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigado! Temos certeza de que se realmente desejar e se esforçar para isto, irá com certeza, conhecer este lugar maravilhoso. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Pollianna - Araguaia Turística _ Receptivo de NX

Pollianna - Araguaia Turística _ Receptivo de NX

20/04/2009 19:22:57
Essa ILHA È MAGICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Que saudade desse lugar!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí! Também sentimos o mesmo! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Karina

Karina

20/04/2009 17:36:13
Maravilhoso, muito lindo.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigado Karina, Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Sandro Eschenazi

Sandro Eschenazi

20/04/2009 16:02:58
É sim um dos últimos paraísos ecológicos aberto à visitação, com suas praias,enseadas, e glebas,convidativas para acampamentos, e mergulhos. Sou seu conhecedor e admirador desde a década de 80 ainda quando fazia parte de um complexo penal. Infelizmente a xenofobia de seus habitantes é a única execessão das maravilhas deste resquício de mata atlântica.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Sandro, Que maravilha, então somos admiradores deste paraíso há bastante tempo! Quanto a xenofobia, felizmente, não presenciamos absolutamente nada, sabemos apenas da praia de Provetá, mas nesta tb não estivemos, já que segundo informações não valeria a pena, o que é claro, não estamos proibidos de fazê-lo. É uma lástima que isto exista em todo o mundo, mas não devemos nos ater a isto. Pois, com exceção desta praia, toda a Ilha nos presenteia com sua bela natureza, um povo simpático e acolhedor. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Paulo Scarabelot

Paulo Scarabelot

20/04/2009 09:57:33
Fiquei encantado lendo os escritos sobre essa Ilha Grande. Já estou fazendo planos para um dia ir até lá. Tenho certeza que as belezas vão além dessas belas palavras que tentam descrever este lugar paradisíaco.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Paulo, Obrigado pelo carinho. Não deixe de ir, marque a data e vá! É fantástico! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Madruga

Madruga

20/04/2009 01:51:08
É essa ilha é realmente grande.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É bastante e linda! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Dr Gerdil de Azeredo

Dr Gerdil de Azeredo

19/04/2009 23:04:26
NAS MINHAS PRÓXIMAS FÉRIAS, ILHA GRANDE PARECE SER O NOSSO PRÓXIMO DESTINO!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí... Dr. Gerdil - uma opção fantástica, garanto que não irá se arrepender! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Silma soares silva

Silma soares silva

19/04/2009 21:40:35
Linduuuuuuuuuu..kero ir tbm.......urgente...como faço para ir com pouco dinheiro?

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Silma, Vá no site da Ilha - www.ilhagrande.com.br, consulte as pousadas e campings e escolha a sua opção e, tb visite a Ilha em baixa temporada, os preços são especialmente convidativos. Vale a pena! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Leopoldo Kaswiner

Leopoldo Kaswiner

19/04/2009 20:58:15
Fantástico ! Espetacular ! Maravilhoso ! Não sei do q gostei mais, se do texto ou das fotos. Na realidade um valorizou o outro. Deu uma baita vontade de estar lá, só não sei se em 92 ou em 2009. Bom, só sei q um dia vou estar na Ilha e lembrarei da história de vcs dois. Valeu pelas fotos e texto primorosos. Ah! Tb tenho uma Defender 90 ano 1997. Elas são lindas, não são ??!! Sou de Fortaleza- Ce e tb fotógrafo, se um dia vierem ao Ceará temos um Land clube bem organizado e será um prazer recebelos. Abç, Léo

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Leopoldo, Obrigado pelo carinho! Ficamos mto felizes com os seus comentários e convite - pode ter certeza de que se formos ao Ceará, entraremos em contato! A Land é realmente linda! É o nosso "filho". Você visitou o nosso site? Lá tem bastante fotos e informações de nossas viagens, acho que irá gostar. Também participamos das Feiras, Fenajeep em Brusque/SC e na Adventure Sports Fair/SP - se puder visite o nosso stande, será um prazer conhecê-lo. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço e até um dia! Joyce e Cláudio Guimarães
Damaris

Damaris

19/04/2009 17:10:32
Maravilhoso!!! só faltou algumas dicas economicas.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Damaris, Obrigado! Visite o site www.ilhagrande.com.br - lá tem bastante oferta de pousadas e campings que são para todos os tipos de bolso. Se não tiver o preço ali, no próprio site, envie um e-mail para a Pousada - eles te informam. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Carlos barcia

Carlos barcia

19/04/2009 12:23:52
Já estive na ilha e conheci a praia do aventureiro. É linda, vale a pena conhecer.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Show!É isso aí! Mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Grande abraço, Joyce e Cláudio
Irani

Irani

18/04/2009 22:13:18
Adoraria conhecer este paraiso ecologico, mas são tantas dificuldades, onibus, pousadas caras, aluguel exageradamente caro, ai fica dificil, do brasileiro conhecer seu proprio pais.
O Rio janeiro tem lugares maravilhosos.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Irani, não pense assim, as possibilidades são inúmeras e, se a gente dribla daqui e dali, conseguimos conhecer este paraíso. Há opções econômicas e confortáveis - vale a pena! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Isnar

Isnar

18/04/2009 22:05:52
Parabéns pela bela apresentação textual e fotográfica. Pena estar fora de forma ($$) e não poder desfrutar desse paraíso.
Isnar - turismólogo
Ilhéus / BA

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Que pena Isnar - mas é só juntar um pouquinho e já dá para conhecer a Ilha, pois há opções econômicas. Vale a pena! Obrigado pelo carinho! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Alberto Medeiros

Alberto Medeiros

18/04/2009 17:26:59
Realmente a Ilha Grande deve ser belissima, meu proximo passeio será lá. Adorei as fotos. Parabens pela descritiva. Abraços Alberto

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Obrigada Alberto, Não deixe de visitá-la é realmente um espetáculo da natureza. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Rosãngela

Rosãngela

18/04/2009 16:41:25
Gostaria de informações de como ir p/ Ilha grande, preço de pousada barata e confortável.è p/ mim e minha filha adolescente.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Rosangela, Você pode acessar o site www.ilhagrande.com.br, lá têm mais informações sobre pousadas e como chegar. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Vania Lima

Vania Lima

18/04/2009 14:02:23
Eu tb amo Ilha Grande, já fui 3 vezes e pretendo voltar sempre!!! É um dos lugares mais lindos do mundo, é beleza, é natureza, é tudo de bom...Recomendo a todos, nao deixem de ir!!!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

É isso aí Vânia! Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães
Iracema Silveira Fraga de Albuquerque

Iracema Silveira Fraga de Albuquerque

18/04/2009 13:08:32
As fotos nos remete, a uma das mais belas paisagens é necessário cultivar todos os ecossistemas para que gerações futuras possam usufruir de toda essas maravilhas.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Concordamos com vc Iracema. Para ver mais fotos, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com Forte abraço, Joyce e Cláudio Guimarães