IMBITUBA! O PARAÍSO DAS BALEIAS FRANCAS!

Elas estão chegando ao litoral catarinense!

  
  

São inúmeros os motivos para visitar a região de Imbituba e Garopaba. No verão então, o mar é o prato principal para os amantes de águas transparentes e beleza natural. Mas, o inverno guarda um tesouro esperado todo ano, vindas de tão longe, das Ilhas Geórgias do Sul, são as Baleias Francas dando um espetáculo no litoral catarinense, elas vêm com a finalidade de acasalar, procriar e amamentar os seus filhotes. São mais de 100 animais que podem ser vistos da praia ou num passeio de barco. Nós nos deliciamos no trajeto até a praia, vendo-as saltarem, mesmo que distante o show foi garantido, mas ao embarcarmos e seguirmos seus passos, ou melhor, suas nadadeiras, nos emocionamos ao vê-las, ora saltando, ora amamentando seus filhotes, ora brincando, doces encostaram na embarcação e como num “olᔠtornaram aquele dia, um dos dias mais especiais de nossas aventuras como viajantes.

Exibindo nadadeira caudal

CURIOSIDADE

Quem são elas?

“As baleias francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos, muito embora participantes da caça à baleia franca no litoral do Estado de Santa Catarina nas décadas de 1950/60 afirmem categoricamente que animais com mais de 18 metros foram capturados nas imediações de Garopaba e Imbituba. O corpo é negro e arredondado, sem aleta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca, que abriga, pendentes, cerca e 250 pares de cerdas da barbatana, que são ásperas e na sua maior extensão negro-oliváceas. O ventre apresenta manchas brancas irregulares. As fêmeas trazem mamilas na região inguinal e glândulas mamárias que podem ser bastante espessas, até cerca de 10cm.... O “esguicho” das baleias francas é bastante característico, em forma de “V”, resultante do ar aquecido expelido muito rapidamente quando da respiração e da vaporização de pequena quantidade de água que se acumula na depressão dos dois orifícios respiratórios quando o animal emerge para respirar. A altura do esguicho pode chegar a atingir de 5 a 8 metros, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento, e o som causado pela rápida expelida de ar pode ser ouvido muitas vezes a centenas de metros.” (fonte: http://www.baleiafranca.org.br)

Belíssimo salto

Como Chegar

A partir de Florianópolis são aproximadamente 100km pela BR-101 Sul até Imbituba/SC.

Onde ficar

Nós elegemos a belíssima praia da Barra de Ibiraquera para nos hospedar. Há muitas opções na região. Mas, indicamos sem medo, a aconchegante pousada Cravo e Canella http://www.cravoecanella.com. Fica a 100 km de Florianópolis.

Pousada Cravo e Canella

O que levar

Roupas de frio, um anorak (blusa impermeável) é uma proteção contra os respingos da água do mar ou quem sabe do banho que as baleias possam te proporcionar. Câmera fotográfica e protetor solar, mesmo sendo no inverno, o sol não dá tréguas.

O que ver

As baleias, seguramente! Geralmente pares de mãe e filhote são avistados, nadando em paralelo à costa, e muitas vezes expondo a enorme nadadeira peitoral ou a cauda, ou dando impressionantes saltos fora d´água - tudo isso muito perto da praia! É imperdível o passeio de barco para avistá-las de perto. Tivemos a sorte de as baleias passarem por debaixo do nosso barco, elas são imprevisíveis!
Avistagens Embarcadas em Imbituba e Garopaba, reservas e informações: e-mail: roteiro.sul@hotmail.com ou fone: (48)9977-6352 ou 9948-2224

Nadando no seu tranqüilo espaço marinho

Quando ir

A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.
Uma dica importante: sigam as normas da lei federal de proteção ambiental, assim estamos garantindo a proteção das baleias contra perturbações indevidas.

Posando para foto

Para saber mais

http://www.www.terrasemfronteiras.com
http://www.juliocesarcetaceo.blogspot.com/2009/06/celebrando-vida.html
http://www.baleiafranca.org.br

  
  

Publicado por em

WALTHER MACHADO

WALTHER MACHADO

24/01/2012 02:20:15
Obrigado, Joyce e Claudio pela informação. Realmente estou disposto a investir nesse ramo (ecoturismo). Vcs teriam o telefone da AGTA/AGCTUL, e a sede , fica em qual cidade? Sou de Curitiba e também gostaria de saber se é muito difícil conseguir as licenças necessárias para esse empreendimento e se os orgãos Municipais, Estaduais e Marinha, dão algum incentivo à esse tipo de atividade?. Abraços, WALTHER MACHADO. walthermachado@hotmail.com

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Walter, o telefone não temos, somente o que já passamos, envia um e-mail pra eles e peça o tel. Abraços, Joyce e Cláudio.
WALTHER MACHADO

WALTHER MACHADO

28/12/2011 16:50:06
Gostaria de saber como faço contato com a AGTA, pois tenho grande admiração por essa atividade consciente de ecoturismo. Também tenho interesse em investir nesse segmento, ou em sociedade ou sozinho. Creio que deve haver necessidades estruturais para que esse negócio possa ser desenvolvido de maneira mais adequada. Quer tiver interesse, pode acessar diretamente meu e-mail: walthermachado@hotmail.com , Abraç à todos

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Boa tarde Walther, Desculpe a demora em respondê-lo. Lá vai a informação. Abraços, Joyce e Cláudio Julio Cesar Vicente Presidente AGTA/AGCTUL Promoter Marinas Passeios e Eventos Náuticos Saiba tudo sobre o Operativo de Observação de Golfinhos em Laguna Acesse www.juliocesarcetaceo.blogspot.com roteiro.sul@hotmail.com
Medusa

Medusa

23/11/2011 22:48:30
O meu medo e que as petroleiras dos USA/e outros paises destruam as nossas baleias e a nossa area maritima. Temo os politicos se venderem, e venderem ate a mae deles e com isso destruirem a nossa linda costa litoral.

Temo que as lindas baleias creaturas puras que quando toquei nas costas asperas que traziam nelas encrustacoes do mar nao nos venham visitar mais.

Quanto toquei na pele aspera da baleia, chorei muito de me dar conta como a raca humana tem destruido os lindos mares do mundo inteiro.

E infelizmente o Brazil descobriu petroleo no pre-salt, justamente na area das Baleias Francas.

Estou bem triste! Lutemos contra forcas internacionais que querem roubar nosso petroleo e destruir nossa vida maritima que e uma forca poderosa dentro da cultura brasileira.

Abracos
Medusa

Praia do Forte Bahia

Praia do Forte Bahia

13/11/2011 14:30:51
Ola
Outro local muito indicado para observação de baleias é a Praia do Forte, na Bahia. Vejam alguns fotos:
http://www.portodalua.com.br/praia-do-forte/observacao-baleias
Abr.
Guiliana

Beto gonçalves

Beto gonçalves

05/08/2010 23:19:40
Muito se fala disso, muito se fala daquilo outro...
Mas a verdade é que muitos poucos tem a sensibilidade e o verdadeiro conhecimento do que envolve manter a harmonia entre o ser humano e a natureza no seu contexto maior.
Quando criança eu costumava passar todas as minhas folgas escolares no sítio do meu pai, onde mantinha o mais completo contato com a natureza terrestre.
Cresci e me tornei um aquático inveterado, praticando quase todos os esportes náuticos e tendo a oportunidade de desvendar o fascinante mundo envolvido pelos mares.
Foi nesse período de comunhão com o mar que aprendi a ter respeito pelo mesmo e pelos habitantes do seu meio, vindo a ter muitas emoções gratificantes com cada um de seus elementos.
Um deles, naturalmente, foi me deparar com um dos mais fascinantes "monstros" que nos visitam anualmente para, com a sua docilidade expontânea, nos brindar com a mágica da procriação, da perpetuação da espécie.
Lendo a vossa matéria, parabenizo a intenção de apoiar junto à mídia internacional o trabalho de preservação da Baleia Franca, principalmente na orla de Imbituba/SC.
Porém, observei que na matéria por vocês postada, tem um fator que não corresponde com a realidade...
Existe em Imbituba/SC, até prova em contrário, uma única operadora de turismo que promove embarques no pôrto, que é a AGTA, que por sinal é considerada pela APA uma empresa de altíssimo nível profissional da área.
São profissionais de grande responsabilidade ecológica, que visam, tão somente, o respeito por todas as normas específicas de observação de Baleias Franca.
Fui testemunha ocular disso, e posso afiançar que o turismo ecológico praticado ali é de muita qualidade no que concerne ao conceito de respeito total e absoluto à Natureza e seus integrantes.
Gostaria de lembrar aos incautos que divulgam opiniões negativistas sobre a observação embarcada de Baleias Franca, que até existem situações de perigo, como a que aconteceu na Africa do Sul, onde um casal foi "atropelado" por uma baleia ... só que esqueceram de divulgar o verdadeiro motivo desse incidente ... a baleia foi acuada pelos velejadores num espaço proibido pro ser humano!
É a "burrice do ser humano que não sabe o significado da palavra respeito.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Beto, Agradecemos a tua contribuição, porém em nenhum momento nos posicionamos contrários à observação embarcada, vc deve ter lido um dos comentários. É muito importante que a preservação se torne uma atividade econômica que envolva o máximo de pessoas na comunidade, assim estaremos garantindo que a caça às baleias não retorne, pois já estão em vias de alterar o nosso código florestal para permitir o desmatamento, algo que ninguém imaginava possível. Um belo exemplo ocorre na cidade de Bonito/MS,com um turismo muito organizado, consegue preservar e distribuir renda, impedindo assim que empresas venham a se instalar no local com o objetivo de extrair o calcário para gerar empregos. A existência de embacações no local até contribui, desde que não persigam o animal, já que a mãe adota sempre uma postura defensiva e começa o treinamento para os verdadeiros perigos que terão que enfrentar até às zonas de alimentação nos pólos. Abraços, Joyce & Cláudio
Julio Cesar Vicente

Julio Cesar Vicente

05/08/2010 17:46:26
Olá Joyce e Claudio !
Foi imensa satisfação deparar com seus relatos, enfim com essa matéria. Aproveitei e fui de carona com vcs, espetaculares lugares recorridos, uma história de vida.
Como sabem percorri o Cone Sul em motocicleta em 82, ao ler seus relatos foi como voltar a 82, muito bom.
Trabalhamos com Observação desde 2004, somos bastante conscientes com o meio ambiente, e seguimos Legislação Federal Ambiental de aproximação a Cetáceos. Há estudos científicos comportamental das baleias em relação as embarcações, e nada consta de stress, ou que altere o comportamento delas. O Whalewatching quando bem praticado é uma ferramenta de conscientização e preservação de espécies em extinção.Pertubador é o molestamento intencional, como mergulhar para nadar ao lado delas, tocá-las; pertubador são os dejetos quimicos jogados ao mar sem tratamento; perturbador é a caça sobre a máscara cultural e cientifica; pertubador são os derramamentos de óleo; perturbador é o aquecimento global causado pelo uso indevido dos recursos naturais pelo bicho homem. Levar passageiros, mostrar o animal em seu habitat, respeitando devidamente os espaços e tempo, é conscientizar, fazendo com que as pessoas reflitam suas relações com o meio ambiente como um todo.
QUEM AMA PRESERVA, PARA AMAR É NECESSÁRIO CONHECER.
Convido a todos a conhecerem as baleias de perto, VIVER EMOÇÕES E CELEBRAR A VIDA.
Julio Cesar Vicente.
Guia Ambiental AGTA.
Operador de Avistamentos Embarcados de Cetáceos.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Julio, Obrigada pelo carinho e pela maravilhosa contribuição. Abraços, Joyce e Cláudio.
GUTO

GUTO

05/08/2010 15:38:27
É UMA PENA AS PESSOAS AINDA ACHAREM QUE P/ OBSERVAR AS BALEIAS AQUI EM SC TENHAM DE PEGAR UM BARCO , O QUAL É TREMENDAMENTE PERTURBADOR P/ AS BALEIAS , PRINCIPALMENTE NESSA ÉPOCA TÃO DELICADA DA VIDA QUE ACONTECE AQUI NO BERÇÁRIO ...
A FALTA DE CUIDADO E RESPEITO P/ COM O BERÇÁRIO ESTÁ AFETANDO MUITO A QUALIDADE DE VIDA DAS BALEIAS NA REGIÃO !!!

GUTO .

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Guto, Obrigada pela contribuição! Gostaríamos de fazer uma breve observação. Somos altamente interessados na preservação desses doces animais e constatamos a existência de fortes critérios e muito respeito na prática de observação das Baleias. Em nenhum momento a vimos estressadas, pelo contrário, alegres e brincalhonas. Abraços, Joyce e Cláudio.
Mela

Mela

05/08/2010 08:20:42
Um passeio fantástico!
Os passeios de observação de baleias são uma espécie de grande safári marinho. Cada passeio nunca é igual, as vezes um par de baleias, outras vários grupos. Há a beleza, o mistério e até o lado mitológico desses animais. É vê-los em ambiente natural, uma atividade única. O passeio é sensacional. Não importa a idade, você age como uma criança quando as vê saindo da água para respirar, saltando, batendo nadadeiras em afagos com os filhotes e até em acasalamentos. É uma sensação indescritível.

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Mela, Maravilhosa contribuição! Obrigado! Abraços, Joyce e Cláudio.