Na Ciudad de Panamá

Vamos aproveitar o tempo para passear. Eles nos ofereceram um passeio ao arquipélago de San Blás, lugar de difícil acesso.

  
  
Ciudad de Panamá

Confusão total!!!!! A Mariela da empresa Supreme nos disse que não poderíamos embarcar para Colômbia, já que a mesma não aceita importação de carros usados e como nosso carro veio de Guayaquil (Equador), tinha que retornar a Guayaquil. Achamos muito estranho, pois passamos por diversos países e jamais se cogitou esta hipótese, então o Cláudio explicou-lhe que era apenas uma importação temporária e esta é permitida, porém foi inútil.
Depois de ficar esperando respostas dela a respeito, resolvemos não esperar mais e entrar em contato direto com a Aduana da Colômbia, tudo esclarecido, uma importação temporária, como temos feito, pode sem problemas!!!! Voltamos à Mariela e a mesma disse que não poderia fazê-lo, pois o seu despachante na Colômbia negava-se a receber. Uma novela!!!! Então nos deu o nome da Cia. de Navegação Seabord para fazermos diretamente com eles... Como já era tarde, só poderíamos fazer isto amanhã... E, também, marcarmos um horário com a Lindinha, a despachante que nos ajudou na vez passada, para agilizar os papéis na Aduana.

Casco Antiguo

A primeira coisa a fazer foi ir à Lindinha, de lá saímos com o seu filho para Seabord - foi tudo muito simples, agilizaram a papelada que precisaríamos levar na Aduana e o embarque já estava marcado para o dia 10/01/08 e chegará em Cartagena no dia 11/01/08 - Depois, fomos para a Aduana, esperamos por algum tempo e tudo ok. Etapa seguinte foi ir ao banco para pagar o embarque do carro (muito mais barato do que Guayaquil-Panamá), ok!!!! Pagamos o trabalho da Lindinha, 50 dólares para os trâmites, 10 dólares pelo serviço de carro e mais 10 dólares que ela dá para Jéssica da Aduana agilizar os papéis. Fazer o quê? Tudo é assim no Panamá!!!!! Agora temos que ir a PTJ, tirar um documento para sair do país, não sei se vocês lembram, mas tivemos que fazer isto da outra vez, o curioso é que não nos pediram quando saímos para a Costa Rica. Vamos ver agora se vão pedir!!!!! Hoje, não dá mais tempo e só poderemos fazer isto na terça feira, pois na segunda é feriado. Na verdade, este documento da PTJ teria que ter sido tirado antes da autorização da Aduana, mas com influência da Lindinha, o obtivemos antes.

Na Aduana, conhecemos 3 brasileiros que moram nos Estados Unidos e estão fazendo o mesmo processo que o nosso, estão indo para o Brasil de carro, visitar a família. Como agora não temos mais nada a fazer, vamos aproveitar o tempo para passear.

'Puente de Las Americas'

Fomos passear na cidade, a uma região que se chama "Cause Way", são três ilhas que foram aterradas para proteger a entrada do Canal do Panamá, um lugar muito agradável, parada dos transatlânticos para comprar perfumes a bons preços... Almoçamos por ali e, em seguida, fomos ao Casco Antiguo, centro histórico da cidade, muito bonito e lotado de turistas. Caminhando e fotografando, vimos uns indígenas vendendo artesanato e disfarçadamente o Cláudio ficou tirando foto enquanto eu olhava seus produtos, muito bonitas as mulheres da Tribo Kuna, são as únicas que utilizam um tecido bordado na cintura, feito por elas mesmas, chamado de molas, riquíssima tradição.

Ali, começamos a conversar com eles e nos ofereceram um passeio ao arquipélago de San Blás, lugar de difícil acesso, pois a estrada é só para carros 4x4 e, ainda sim, corre-se o risco de não conseguir chegar. Perguntamos se era possível, porque a Grace e o Robert da expedição "Challenging your Dreams" atolaram várias vezes e não conseguiram chegar, resolvendo voltar.

Mulheres da Tribo Kuna

Nos disseram que a estrada foi melhorada e que não chove a três dias, então daria para chegar! Pensamos e resolvemos perguntar como funciona o passeio, afinal conviver com uma tribo indígena seria uma grande experiência para nós. Nos explicou o seguinte: vão vários carros até a beira de um rio, 40 km de estrada de chão. Dali segue um barco até a uma das ilhas do arquipélago, passa-se o dia, dorme-se em uma cabana, como eles. São 70 dólares o casal, com 3 refeições incluídas mais passeios de barco para outras ilhas. Achamos o máximo e topamos!!!!! Combinamos com um senhor às 5 h da manhã no nosso hotel, amanhã.

  
  

Publicado por em

Alber

Alber

09/04/2009 16:56:31
Quero conhecer o Panamá!

Joyce e Cláudio Guimarães

Joyce e Cláudio Guimarães

Olá Alber,o Panamá é um país maravilhoso! Para saber mais sobre o país, visite o nosso site: www.terrasemfronteiras.com ou leia o nosso livro que vc pode pedir através do site. Abraços, Joyce e Cláudio Guimarães.