O começo de tudo!

Olá, amigos! Bem Vindos à Expedição Velejando o Titicaca, onde poderão acompanhar minha aventura onde contornarei o maior lago navegável do mundo à bordo de um Hobie Cat 14. Hobie Cat 14 e um lindo pôr-do-sol Nada mias justo do que iniciar nosso p

  
  

Olá, amigos! Bem Vindos à Expedição Velejando o Titicaca, onde poderão acompanhar minha aventura onde contornarei o maior lago navegável do mundo à bordo de um Hobie Cat 14.

Hobie Cat 14 e um lindo pôr-do-sol

Hobie Cat 14 e um lindo pôr-do-sol

Nada mias justo do que iniciar nosso primeiro contato com uma pequena apresentação, e o porquê da escolha do Titicaca como cenário da Expedição.

Foi através do remo que iniciei meu contato com o mundo náutico. Minhas primeiras experiências consistiam em pequenas travessias na região da represa Billings, localizada na Grande São Paulo. O passo seguinte foi a vela, que acabou despertando a vontade e o desejo de realizar viagens para locais cada vez mais distantes.

Em minhas viagens e aventuras procuro sempre evidenciar as características e as inúmeras vantagens de uma embarcação do tipo do hobie cat 14, que garante melhor desempenho, estabilidade, facilidade de operação, e principalmente que não provoque danos ambientais.

Porém, para que o desafio tenha um valor real, também é necessário que o cenário seja um lugar especial. Pesquisas em mapas, livros, internet, e um documentário especial no Discovery Channel, apontaram o místico e exótico Lago Titicaca como o lugar ideal para uma grande aventura envolvendo planejamento e habilidades para navegar em condições rigorosas, e em um ambiente isolado.

Além destes fatores e das belezas naturais da região Andina, o Lago Titicaca possui um riquíssimo e precioso sítio arqueológico, testemunho vivo da cultura pré-colombiana, cujos hábitos ainda estão presentes nos povos e comunidades que vivem às margens do gigantesco lago. Do ponto de vista ecológico, entender e manter o equilíbrio desse importante ecossistema é de vital importância para a sobrevivência dos povos que habitam suas margens.

Geograficamente, os números do Titicaca são impressionantes: 176 km de extensão, 70 km de largura, 283 m de profundidade, e localizado a mais de 3.800 m de altitude, entre a Bolívia e o Peru. A área do lago corresponde a 8.400 km², pouco maior que o Estado do Mato Grosso. Um cenário perfeito para uma grande viagem!

A idéia central da Expedição Velejando o Titicaca propõe uma aventura inédita e ousada: contornar o lago navegável mais alto do mundo em um hobie cat, e de quebra, conhecer um dos lugares mais espetaculares do planeta Terra!

  
  

Publicado por em