Florianópolis - Lagoa da Conceição com Ondança

A convite da ONDANÇA, fomos fazer um passeio de barco para conhecer melhor a Lagoa da Conceição: um dos principais cartões postais de Florianópolis.

  
  

A convite da ONDANÇA, fomos fazer um passeio de barco para conhecer melhor a Lagoa da Conceição: um dos principais cartões postais de Florianópolis.

Já no embarque pudemos sentir um bom astral entre os outros integrantes do grupo - sem falar na energia do casal que comanda a Ondança: Dieter e Annemaria.

Assim que começamos a navegar, todo mundo foi pra proa e o Dieter promoveu uma apresentação geral do grupo. Cada um falou sobre si e, de repente, já estávamos todos integrados e conversando sobre tudo. Esta é uma grande vantagem de viagem em grupos: temos sempre a possibilidade de ganhar novos amigos, trocar experiências, e nos divertir com pessoas novas.

Atravessamos a Lagoa da Conceição e fomos até o Rio Vermelho, bem no final da Lagoa - o máximo que a embarcação conseguia chegar. Lá é um lugar especial... o Dieter desligou os motores, ficamos em silêncio, e deslizamos ao sabor da brisa. Estávamos rodeados de natureza por todos os lados. Pudemos observar os pássaros e a exuberante mata à beira da lagoa. Estávamos tranquilos. Em sintonia. Foi uma delícia!

Depois rumamos a Praia do Saquinho, que fica ali próximo. Para chegar nela, só a pé ou de barco. Estava vazia. Tranquila. Caminhamos pela praia, bebemos água numa bica, tomamos um bom banho de lagoa, e depois a Annamarie nos serviu uma deliciosa caipirinha.

De volta à Ondança, fomos para a Costa da Lagoa: uma comunidade de nativos tombada pelo município como Área de Preservação Cultural, onde também só se chega a pé ou de barco.

Aportamos e fomos direto para a Cachoeira da Costa - a mais alta da ilha, com duas quedas dágua e piscina natural. Mas antes dos banhos refrescantes seguimos pela trilha até o mirante. A vista dali é linda! Estávamos derretendo de calor e, na descida, paramos para uma ducha nas águas revigorantes da Cachoeira: que delícia!

Hora do almoço! Retornamos à beira da Lagoa e, ao percorrer os estreitos caminhos da vila, pudemos perceber que ali os nativos ainda preservam seus hábitos antigos. Até poucas décadas atrás, os moradores viviam da pesca, dos engenhos de farinha, e da plantação de milho e mandioca. Com a chegada do Turismo, as famílias com propriedades à beira da lagoa abriram restaurantes para atender aos turistas; mas a pesca artesanal ainda é bastante praticada.

Ao escolher um restaurante para o seu almoço, recomendamos que você peça para conversar com o proprietário e pergunte a ele sobre a rotina da pesca e a história da comunidade. Você certamente vai se surpreender com as histórias que vai ouvir, e seu almoço será muito mais saboroso. Nós optamos pelo restaurante Lagoa Azul.

Após o almoço a Ondança nos levou para conhecer o Canal da Barra: a única ligação entre a Lagoa da Conceição e o Mar. À beira do canal a maioria das casas já são modernas, grandes, luxuosas... mas ainda pudemos ver algumas casas de pescadores, e imaginar como era a paisagem por ali antes do turismo chegar. Fomos até a ponte pênsil que liga a Praia da Barra da Lagoa ao morro do Farol da Lagoa. A Barra da Lagoa é o maior núcleo pesqueiro da ilha, e no caminho pudemos observar muitos barcos de pesca e vários nativos trabalhando com suas redes e seus equipamentos de pesca.

No fim do dia, retornamos ao ponto de partida e todos nós estávamos muito felizes por termos passado um dia agradabilíssimo. Trocamos telefones, emails, e nos despedimos.

Obrigado Dieter !
Obrigado Annamarie !
Obrigado a todos que participaram do passeio !

_____
Serviços:
Florianópolis
Ondança

  
  

Publicado por em

Leone rezende

Leone rezende

10/12/2008 21:24:41
Acho que este passeio deve ser maravilhoso!!!!!! È possível de se alugar uma casinha na barra da lagoa para morar uns dois anos?? não sei como me informar, podem me ajudar???abraço

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Oi Leone, Desculpe a demora na resposta. O lugar é maravilhoso sim!!! Para alugar uma casinha por lá, ou vc trata com alguma imobiliária ou pessoalmente com os nativos (que particularmente acho a melhor opção) abs
Marcelo

Marcelo

09/12/2008 18:47:12
Eu já fiz esse passeio. MUITO BOM !

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Sim, Marcelo. O Dieter e a Annemarie são pessoas especiais e garantem que o passeio também seja.
Adilson

Adilson

15/10/2008 22:13:15
Quando eu for pra Florianópolis vou fazer esse passeio. Muito legal. Obrigado pela dica.