Florianópolis - Praia dos Ingleses

Estamos iniciando os trabalhos do Projeto Turismo Responsável em Florianópolis, e nessa primeira matéria vamos conhecer a praia dos Ingleses, que fica no norte da ilha - a região de maior infra-estrutura turística aqui.

  
  

Estamos iniciando os trabalhos do Projeto Turismo Responsável em Florianópolis, e nessa primeira matéria vamos conhecer a praia dos Ingleses, que fica no norte da ilha - a região de maior infra-estrutura turística aqui.

Para chegar até aqui, a partir do centro, você deve seguir as placas para Baira Mar Norte e depois pegar a rodovia SC-401, que leva às praias do Norte. Existem várias placas para a Praia dos Ingleses, que fica a 35km do centro de Florianópolis.

Com quase 5 km de areias branquinhas e um mar de águas claras, que conforme o vento é propício ao surf, a Praia dos Ingleses divide sua beleza com casas, hotéis e restaurantes em sua orla.

Percebemos que a grande maioria dos turistas aproveita bem a praia, o sol, toma banho de mar, mas não sabe que aqui mesmo, na praia dos Ingleses, existe um verdadeiro museu a céu aberto, que vale muito a pena ser visitado. Para que o nosso passeio ficasse mais completo, fomos à agência Adrenailha (localizada dentro do Hotel Porto Ingleses), e pedimos o acompanhamento de um guia local.

Sérgio Machado, proprietário da agência, é nativo daqui: ele nasceu e cresceu em Florianópolis e, por isso, tem profundo conhecimento sobre a história da ilha, o crescimento do turismo, o povo, e curiosidades interessantes sobre cada cantinho por onde passamos.

O dia estava ensolarado, mas não muito quente. Iniciamos o passeio caminhando pela praia até chegarmos ao campo de dunas que separa Ingleses da praia do Santinho – Sérgio nos disse que durante a temporada é comum a prática de sandboard nas dunas - esporte que consiste em deslizar duna abaixo sobre uma prancha de madeira.

Sérgio conta que, de tempos em tempos, conforme o vento, as dunas se movem. Por isso é comum algumas casas de pescadores serem engolidas pelas areias enquanto outras - enterradas no passado - são descobertas.

Quando chegamos ao final da praia, do lado direito, encontramos uma passarela por entre as pedras, beirando o costão do Morro dos Ingleses. No inicio dessa passarela, uma placa anuncia: Museu de Oficinas Líticas.

Sérgio nos explicou que aqui em Florianópolis há registros de ocupação humana de aproximadamente 5 mil anos e era aqui, nesse canto da praia dos Ingleses, que os antigos habitantes se reuniam para fazer suas ferramentas. Daí o nome de Oficinas Líticas.

Mas o que é isso afinal de contas"

Sérgio então, olha em volta pelo chão e apanha uma pedra que tem um formato parecido com a lâmina de um machadinho. Ele nos explicou que, para fazerem suas ferramentas, os antigos habitantes buscavam na natureza alguma pedra com a forma bem próxima do que eles precisavam e, para deixar a ferramenta pronta para o uso, eles poliam a pedra encontrada até que ela ficasse no formato ideal. Simulando os movimentos dos antigos, Sérgio nos mostrou como eles faziam para polir as pedras e fazer suas ferramentas.

Foi ai que entendemos os “desenhos” em algumas das grandes pedras no chão. Algumas tinham vários círculos em baixo relevo, como pratos de tão fundos, desgastados na pedra. Em outras pedras havia linhas sulcadas; eram as pedras usadas para afiar algum instrumento.

Saciada nossa curiosidade com as Oficinas Líticas, Sérgio nos levou para conhecer o Museu de Arqueologia Subaquática, que fica ao lado das Oficinas Líticas. Este museu reúne artefatos do naufrágio de uma nau, possivelmente espanhola, que está afundada bem perto da praia, beirando o costão do Morro dos Ingleses.

Desde 2004 os arqueólogos estão trabalhando nas escavações e resgatando peças e utensílios no naufrágio. O trabalho é realizado pela ONG PAS – Projeto de Arqueologia Subaquática; que busca recursos para construir ali um museu mais moderno com um novo conceito de interatividade com o público.

Dando seqüência ao nosso passeio, Sérgio nos convidou para uma trilha no meio da mata até o topo do Morro dos Ingleses. Ele nos disse que de lá de cima a vista é maravilhosa...

Sérgio seguiu na frente e, durante a trilha, nos contou histórias e nos orientou sobre a vegetação ao nosso redor. Aprendemos que, na época da colonização havia fazendas e plantações no Morro dos Ingleses; e que a trilha por onde passamos, antigamente era uma estrada mais larga, por onde passavam carroças e carros de boi que transportavam a produção agrícola para a cidade. Em alguns trechos pudemos identificar pedras dispostas como calçamento, que ainda hoje facilitam a passagem pela trilha.

Depois de subir bastante, chegamos ao topo! A vista é linda! À direita avistamos toda a extensão da praia dos Ingleses; à esquerda víamos a praia do Santinho e, entre elas, o campo de dunas que as separa.

Ficamos lá um tempo, admirando a paisagem, as praias e a mata atlântica.

Voltamos pelo mesmo caminho. A trilha, de 2,5 km (ida e volta), é leve e bem sinalizada - ideal para iniciantes; porém, recomendamos a contratação de um guia local. Usamos roupas leves e confortáveis. No verão, o filtro solar e o repelente não podem ser esquecidos.

Foi um dia bem especial, e pudemos sentir o quão importante é a contratação de um guia local; pois, além de fazermos a tradicional caminhada na praia, que é o que todo turista faz, conhecemos o Museu de Oficinas Líticas, o Museu de Arqueologia Subaquática, fizemos uma trilha deliciosa na mata atlântica, e chegamos ao topo do Morro dos Ingleses – onde fomos presenteados com uma vista maravilhosa das praias.

SERVIÇOS:


  • Museu de Oficinas Líticas
    Praia dos Ingleses (canto direito)
    Atividade ao ar livre
    Gratuito
  • Projeto de Arqueologia Subaquática – Centro de Visitação
    Praia dos Ingleses (canto direito)
    Telefone: (48) 3284 9032 e 3284 2099
    Consultar horários de visitação
    Gratuito
  • Trilha Morro dos Ingleses
    Praia dos Ingleses (canto direito)
    Contratar guia local para acompanhamento
  • Agência Adrenailha- Praia dos Ingleses - Florianópolis / SC

  
  

Publicado por em

Marcelo

Marcelo

09/12/2008 18:55:08
Acho Ingleses a Praia mais legal de Floripa, e olha que eu nem sabia que tinha essa trilha. Mto legal.