Florianópolis - Proj. Experiências Turísticas - Exemplo para empresários

O “Experiências Turísticas” é uma excelente maneira de viabilizar o turismo valorizando a cultura, conscientizando o turista para a preservação do meio ambiente, promovendo a integração do turista com os nativos, e gerando receitas para os locais.

  
  

O “Experiências Turísticas” é uma excelente maneira de viabilizar o turismo valorizando a cultura, conscientizando o turista para a preservação do meio ambiente, promovendo a integração do turista com os nativos, e ainda por cima gerando receitas para comunidade local.

A iniciativa em Florianópolis é da operadora Brazilian Trips, que está lançando o projeto oficialmente no 3º. Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo – o Destinations, a ser realizado de 29/11 a 02/12 em Porto Alegre/RS.

A filosofia do projeto é formatar produtos turísticos que sejam baseados em ações sustentáveis e, através de parcerias com ONGs que representam setores da comunidade local – como o da pesca, do cultivo de ostras, do artesanato -, a Brazilian Trips formatou atividades do dia-a-dia de nativos em produtos turísticos que são oferecidos aos consumidores através de pacotes ou de forma avulsa, como se fosse um passeio.

Um exemplo de produto é o Experiências Turísticas Vida de Pescador. Neste passeio o turista participa de uma pescaria artesanal a bordo de uma embarcação típica. O pescador, da comunidade, que o levará nessa aventura vai ensinar os princípios da pescaria de cerco. Junto com o pescador, o turista vai lançar uma rede ao mar e vai recolher outra que foi colocada na noite anterior, aprendendo a reconhecer os tipos de pescados da região. Também fará um passeio até as proximidades de duas ilhas próximas. O banho de mar é garantido, já a limpeza dos peixes é opcional. Tudo isso enriquecido com uma boa prosa com o pescador que compartilha um pouco da sua sabedoria e experiência de vida com os turistas.

Além do Vida de Pescador, existem outros bons exemplos de produtos já formatados:

.

Em Experiências Turísticas Café Caboclo, o turista tem a oportunidade de conhecer um engenho de farinha (com tração animal) totalmente preservado e em funcionamento. Além disso, o visitante vai conhecer e aprender sobre o autêntico café caboclo ou café sombreado. Nesta atividade o turista vai conhecer o pé de café e as sementes. Vai ter a oportunidade de socar as sementes no pilão, vertejar os grãos para eliminar as cascas, vai acompanhar o processo de torragem e novamente socar os grãos torrados. Com o pó que fica no pilão vai preparar um autêntico Café Caboclo.

.

.

Em Experiências Turísticas Argila da Magia, aqui o visitante participa de uma oficina de argila com um artesão local. O turista terá a oportunidade de fazer a sua própria lembrança da cultura popular de Santa Catarina.

O turista que participa dessas duas Experiências contribui diretamente com Associação de Artesão de Santo Antônio de Lisboa e com o Casarão e Engenho dos Andrade.

.

.

.

Em Experiências Turísticas Lagoinha do Leste com Mergulho Livre o turista conhece a praia mais selvagem e deslumbrante de Florianópolis. A saída em barco de pesca típico da região é pela praia do Pântano do Sul. Uma parada para mergulho livre nos costões rochosos, oportunidade para observar a vida marinha da região.
Chegando na praia da Lagoinha do Leste, um paraíso protegido na ilha, o turista tem o dia livre para aproveitar uma paisagem que reúne praia, mata preservada e uma lagoa de águas douradas a poucos metros do mar.

.

.

Em Experiências Turísticas Oficina de Ecologia Marinha o turista tem o cenário perfeito para uma aula de ecologia ao ar livre. Durante o passeio de barco até as Ilhas Três Irmãs, o biólogo Alexandre Castro, responsável pelo Instituto Ilhas do Brasil, fala sobre a biodiversidade marinha do Pântano do Sul, formação das Ilhas, diferentes espécies de animais que vivem na região e a importância do desenvolvimento do turismo responsável para a comunidade local. Uma parada para mergulho livre próximo às Ilhas Três Irmãs é a hora de apreciar ao vivo tudo o que foi ensinado.

.

.

Em Experiências Turísticas Capoeira Palmares, o turista faz uma trilha ecológica até a praia da Galheta. No caminho, uma parada para o plantio de uma muda de árvore nativa que será identificada com seu nome. Chegando na praia, uma aula privativa de capoeira, indicada para homens e mulheres de todas as idades. Após o retorno, na sede da Associação Cultural Ilha dos Palmares, o turista pode assistir vídeos sobre capoeira e brincar em uma Roda de Capoeira.

.

.

Em Experiências Turísticas Berimbau – Oficina de Construção e Ritmos, o turista aprende passo a passo como construir seu próprio berimbau com materiais de alta qualidade. Depois, com seu próprio berimbau, aprende a tocar os ritmos da capoeira: Samba de Roda, Angola, São Bento grande e São Bento pequeno.

Enfim, Experiências Turísticas são atividades que promovem o turismo responsável e a conservação do meio ambiente e da cultura local – além da diversão, que também é garantida!

A proposta é dar ao visitante não apenas belas paisagens, praias maravilhosas, bons restaurantes e lojinhas de suvenires; e sim uma interação verdadeira com a comunidade local.

É importante ressaltar que cada atividade contribui diretamente com um segmento da comunidade ou com Ongs que ajudam essas comunidades:

  • Instituto Ilhas do Brasil (localizado na praia do Pântano do Sul) que desenvolve um trabalho responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais que vivem em regiões costeiras.
  • Associação Cultural Ilha de Palmares, que funciona na comunidade da Barra da Lagoa a mais de 8 anos e está na terceira edição do Projeto Capoeira, Meio Ambiente e Integração Social – projeto que atende atualmente mais de 130 crianças entre 7 e 14 anos de comunidades carentes da região.

Ricardo Peng, um dos diretores da Brazilian Trips, conta que normalmente a grande maioria das agências oferece aos turistas somente os passeios tradicionais, os esportes radicais, e visitas às praias. “A nossa idéia foi desenvolver opções em que o turista possa realmente interagir com a comunidade e conhecer mais da cultura, da tradição, e da vida dos nativos aqui em Florianópolis” - completa.

Um dos maiores benefícios que o Projeto Experiências Turísticas trouxe para a comunidade – conta Eduardo Vieira, sócio-diretor da Brazilian Trips –, é o orgulho que o nativo tem em ser nativo; porque eles vêem pessoas que vêm do outro lado do mundo para vivenciarem um pouco de suas atividades do dia-a-dia, e terminam as vivências felizes, agradecidos, e mostrando muito apreço à vida dos nativos.

O benefício para o turista é que, além de fazer um passeio super diferente, ele interage com pessoas simples e aprende a perceber seus valores, levando consigo o sentimento de que valeu a pena. Ao mesmo tempo em que ele se divertiu e conheceu o destino turístico; colaborou com a comunidade para que ela continue preservando suas tradições, sua história, sua natureza, seus valores...

Informações mais completas sobre estas atividades e outras, podem ser encontradas no site da Brazilian Trips.

Sem dúvida alguma este é um belo exemplo de como é fácil fazer Turismo Responsável.

Serviço

BRAZILIAN TRIPS
Travessa Leopoldo João Santos 113 - Sala 5
Lagoa da Conceição
CEP: 88062-065 - Florianópolis / SC

(48) 3733 6858

Site: www.braziliantrips.com

SKYPE: braziliantrips
MSN Messenger: info@braziliantrips.com

  
  

Publicado por em

Alice

Alice

09/12/2008 21:21:37
Lindo projeto. Parabéns.