Pão de Açúcar



No início do século XVII, os índios Urumaris receberam de D.João VI um vasto lote de terras às margens do rio São Francisco, onde hoje está localizada a cidade de Pão de Açúcar. Os reflexos da lua cheia nas águas do "Velho Chico" despertaram a sensibilidade poética dos primeiros habitantes do lugar. Deram-lhe o nome de Jaciobá, que em guarani significa "Espelho da Lua". A cidade conserva até hoje a tradição de ser o berço de muitos artistas e poetas.

A presença dos Urumaris chamou a atenção dos índios Chocós, habitantes da pequena ilha de São Pedro. Cheios de cobiça, os Chocós invadiram o lugar e, após dias de intensa luta, expulsaram os Urumaris. Estes foram viver em uma localidade próxima, do outro lado do rio, que também chamaram de Jaciobá.

Por volta de 1660, por carta de Sesmaria, as terras passaram ao domínio do português Lourenço José de Brito Correia que criou uma fazenda de gado no lugar que chamou de Pão de Açúcar. Supõe-se que o novo nome foi inspirado no morro do Cavalete, elevação geográfica que lembra uma antiga forma usada no processo de clarificação do açúcar. No morro do Cavalete foi erguida, no início da década de 1950, uma estátua do Cristo Redentor, semelhante à existente na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, o poeta Jorge de Lima lamentaria em seus versos - "Jaciobá, Espelho da Lua, por que te chamam Pão de Açúcar?"

Em 1815 as terras da fazenda Pão de Açúcar foram postas em leilão, na vila de Penedo, Comarca de Alagoas, e arrematadas pelo padre José Domingos Delgado e seus irmãos Salvador Rodrigues Delgado e Inácio Rodrigues Delgado. Graças à boa administração dos irmãos Delgado, a fazenda transformou-se em povoado, elevado a vila em 3 de março de 1854. Pela Lei nº756, de 18 de junho de 1877, a vila foi elevada à categoria de cidade. O primeiro prefeito, Miguel de Novaes e Mello, somente tomou posse em 13 de maio de 1892. Antes desta data, o município era governado por um Conselho de Vereadores.

O município tem uma estrutura ideal sertaneja para o turismo,principalmente os bancos de areia que se formam no leito do rio São Francisco,conhecidos como "prainha",recebe muitos turistas no final de semana,vindos de municípios vizinhos em Alagoas,Bahia e Sergipe,gerando assim uma fonte de circulação real.

Regiões Turísticas

Localização

Pão de Açúcar está localizada a 230km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Pão de Açúcar








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pão de Açúcar

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Novo roteiro turístico em Alagoas destaca viagem feita por D Pedro II

Novo roteiro turístico em Alagoas destaca viagem feita por D Pedro II

Expedição que começa nesta sexta (16) refaz o caminho de Pedro II pelo Rio São Francisco para promover o turismo histórico e cultural da região

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Turismo cultural: Secult e Setur, em Alagoas, mobilizam gestores municipais para a Rota do Imperador

Turismo cultural: Secult e Setur, em Alagoas, mobilizam gestores municipais para a Rota do Imperador

Roteiro será formatado reconstruindo o caminho por onde passou Dom Pedro II

Agências de viagens e turismo em Pão de Açúcar