Cidade rica em história e banhada pelo lendário rio Mundaú, foi nela que nasceu o poeta Jorge de Lima e a professora e historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento.
A Serra da Barriga, principal palco do famoso Quilombo dos Palmares, hoje declarada Patrimônio Histórico do Brasil, está a cerca de 6 km da sede do atual município de União dos Palmares.
Por ser a terra natal de Jorge de Lima, o príncipe dos poetas alagoanos, dedica um museu à sua memória, a Casa Jorge de Lima. Na Casa de Jorge de Lima tem muitos Livros de Poeta criado por Jorge de Lima e ele tinha varias profissões, Jorge de Lima foi Político, Medico, Romancista, Biografo, Tradutor, Ensaísta, Professor, Pintor Brasileiro e claro Poeta. Outro museu a ser visitado é a Casa de Maria Mariá, instalado na antiga residência da historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento, onde se pode encontrar variedades de objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana. Vale salientar, também, a presença de comunidades quilombolas remanescentes, sendo a principal delas, a do Muquém, a 5 km do centro da cidade, onde se pode encontrar artesanato variado produzido pela comunidade quilombola que ali vive.
|
Localização União dos Palmares está localizada a 73km da capital do estado.
Acesso Por terra: o município é servido pelas rodovias federais, BR-101 e BR-104, estadual: AL-205
|