Laranjal do Jari



A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas waianos e apalais e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha, dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo Estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

Suas origens remontam à época de colonização do rio Jari, recebendo ainda influências mais recentes da implantação do Projeto Jari Florestal, em 1967 idealizado pelo milionário norte americano Daniel Keith Ludwig, que pretendia substituir a floresta nativa por uma plantação homogênea de uma planta denominada gmelina arbórea para a fabricação de celulose, matéria-prima do papel, também pretendia torna-se o maior produtor mundial de carne bovina, suína e arroz. Infelizmente o município de Laranjal do Jari representou e representa um imenso contraste entre a planejada e estruturada cidade de Monte Dourado,construída seguindo o modelo de classe média norte americano de habitação e Laranjal do Jari, constituída à margem esquerda do Rio Jari(Rio da Castanha)sobre palafitas.

O município foi criado em 17 de dezembro de 1987. Sua população tem crescido muito nos últimos anos e recentemente,o município passou a integrar cerca de 90% de sua extensão territorial dentro da área de proteção ambiental (APA), onde encontra-se o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Principais atrações turísticas

* I EXPOVALEJARI - Será uma grandiosa atração turística que vai acontecer no município no período de 03 a 07 de dezembro com várias atrações musicais,no PARQUE DA ACRIVAJEM.

* Há em dezembro um mega evento da AMOTOVAJ( ASSOCIAÇÃO DOS MOTOQUEIROS DO VALE DO JARI), com o RALLY. Realizado por competidores de Macapà, Santana, Laranjal do Jari, Almeirim e Monte Dourado.

CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO: Situada no Rio Jari (serve de limite entre os estados do Amapá e Pará) há cerca de quarenta minutos de catraia da cidade de Laranjal do Jari.Com uma precipitação de 2000mm/ano, ao atingir o maior volume d`água. Formada por processos vulcânicos ocorridos há milhões de anos atrás. Formada por várias quedas d`água. As maiores quedas chegam a uma altura de trinta metros. A Cachoeira de Santo Antônio é uma das mais belas paisagens naturais do Brasil.

Localização

Laranjal do Jari está a 212km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Laranjal do Jari







Notícias, Reportagens e Artigos sobre Laranjal do Jari

Blogs > Expedição Parques Nacionais > Boletins

PN do Tumucumaque - PA/AP

PN do Tumucumaque - PA/AP

Numa área de 3.867.000 ha, maior que vários países da Europa, a unidade foi criada em 2002, assegurando a preservação deste que atualmente se transformou num dos maiores patrimônios naturais da Amazônia.

 

Agências de viagens e turismo em Laranjal do Jari

Agência de Viagens Jardim Jardim Josi - Lane

Avenida Tancredo Neves 2514
Agreste - (96) 9321-1734

Agência de Viagens Jardim Jardim Josi - Lane

Avenida Tancredo Neves 2514
Agreste - (96) 9321-1734