Tartarugalzinho



Tartarugalzinho foi elevado à categoria de município em 17 de dezembro de 1987, conforme a Lei nº 7639. Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, o fato desse rio apresentar bastante quedas d'água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores se mudassem para outro lugar, que denominaram de Tartarugalzinho, por se tratar de um afluente do rio Tartarugal Grande, onde as dificuldades de transporte, tanto dos moradores quanto do gado via fluvial, estavam equacionadas.

Suas origens e desenvolvimento estão ligados a sua disposição geografica como local de referência no trânsito da BR-156 que, ainda hoje, continua com a oferta de serviços, incluindo alimentação, combustível e venda de produtos diversos. Aliado a esse contexto, destaca-se o desenvolvimento da pecuária em suas áreas inundáveis ainda como uma de suas principais bases produtivas.

Com a descoberta de ouro nos arredores da atual sede do município, há um redirecionamento de seu curso normal de vida com conseqüências marcantes em nível populacional, qualidade ambiental e de vida econômica e social. Outro fator responsável pelo povoamento foi a instalação da AMCEL, empresa de plantação e extração de pinho, substituída, posteriormente, pela multinacional - também do setor de celulose - Chamflora.







Hotéis e Pousadas em Tartarugalzinho








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tartarugalzinho

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Próxima reunião do Fórum Estadual de Turismo será no dia 3 de abril

O objetivo é fazer um levantamento do potencial da localidade para a elaboração de roteiros turísticos que poderão ser repassados às agências de viagem.

 

Agências de viagens e turismo em Tartarugalzinho