Acelerador de Viagens

Nova Olinda do Norte



O nome Nova Olinda do Norte originou-se de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, comerciante no Paraná do Urariá, e da expressão do Norte, acrescentada pelo Governador do Amazonas, Plínio Ramos Coelho, ao criar o município.

Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o município de Nova Olinda do Norte foi criado, com território desmembrado dos municípios de Maués e Itacoatiara, com sede na localidade de Nova Olinda do Norte, elevada à categoria de Cidade.
Habitavam primitivamente a região, os índios: Turás, Muras, Mundurucus e outros.

A historia de Nova Olinda do Norte, está estreitamente ligada a exploração do petróleo do Amazonas.

No dia 13 de maio de 1955 jorrou petróleo em Nova Olinda. O Governador Plínio Coelho apareceu nas primeiras páginas dos jornais brasileiros com o seu terno de linho branco tingido com o petróleo que jorrou do poço pioneiro 1-NO-1-AM, da PETROBRAS. Nova Olinda ficou conhecida como a cidade do petróleo e chegou a ser visitada por dois Presidentes da República – Café Filho e Juscelino Kubitschek. Outras cinco perfurações foram feitas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica. O período de euforia e esperança teve, no entanto, curta duração. O petróleo voltou a jorrar no poço 2-NO-AM , mas a PETROBRAS, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

Em 31.01.1956, deu-se a instalação do município de Nova Olinda do Norte.

Regiões Turísticas

Localização

Nova Olinda do Norte está localizada a cerca de 140km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Nova Olinda do Norte

Santo Antônio Pálace Hotel

Santo Antônio Pálace Hotel

Centro - Nova Olinda do Norte/AM

 

Santo Antônio Pálace Hotel

Rua Triunfo
Nova Olinda do Norte - 9233181972

santo antônio palace hotel

rua: triunfo
Nova Olinda do Norte - 923318197

Agências de viagens e turismo em Nova Olinda do Norte