Parques Nacionais > 

Pico da Neblina - AM

Pico da Neblina



Até 1954, o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó (MG), era considerado o ponto mais alto do Brasil. Neste ano foram descobertos o Pico da Neblina e o 31 de Março, os dois mais altos. Muitos anos depois foi criado o segundo maior parque nacional do país para proteger uma região onde certamente a natureza se apresenta selvagem.

O segundo maior parque brasileiro, com 2,2 milhões de hectares, foi criado em 1979, durante o governo do general Figueiredo, juntamente com os outros parques amazônicos.

CLIMA

O clima da região é tropical superúmido, com temperatura média anual de 25ºC. As condições climáticas são bastante peculiares e não existe estação seca. Os meses mais chuvosos vão de agosto a novembro. É difícil escapar de chuvas fortes, na ida e na volta.

ASPECTOS NATURAIS

Dois picos destacam-se na Serra do Imeri, o da Neblina (3014 m) e o 31 de Março (2992 m), os dois mais altos do Brasil. Ambos, assim como toda a região, são cobertos por densa mata.

A flora é bastante diversificada, apresentando formações de campirana ou Caatinga do Rio Negro, com espécies como pau-amarelo, e casca-doce. As encontradas na floresta densa são o mandioqueiro-azul, o tamaquaré e a quaruba-cedro, entre outras.

A fauna é extremamente diversificada, com várias espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o uacari-preto e o cachorro-do-mato. Há muitas aves, entre elas, tucanos e gaviões.

Estados

  • Amazonas O portal de entrada da Amazônia

Localização

O Parque Nacional Pico da Neblina está localizado na Serra do Imeri, norte do Amazonas, na fronteira com a Venezuela, pertencendo ao município de São Gabriel da Cachoeira.

Acesso

Para chegar lá, a partir de Manaus, pode-se pegar um avião, mais ou menos 3 horas, ou pegar um barco até São Gabriel da Cachoeira, cidade mais próxima. Daí são 140km de estrada de terra mais dois dias de barco, mais uma trilha de quatro a cinco dias.

Hotéis e Pousadas em Pico da Neblina - AM




Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pico da Neblina - AM

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país