Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

São Gabriel da Cachoeira



O povoamento do Alto Rio Negro tem um de seus primeiros registros em 1657, quando os jesuítas, fundaram na foz do rio Tarumã, um aldeamento de indígenas. Com a posterior expulsão dos jesuítas da Amazônia, a aldeia ficou abandonada.

Em 1668, o Franciscano Frei Teodósio e o Capitão Pedro da Costa Favela fundam nova povoação à margem do Rio Negro, nas proximidades da foz do rio Aruím. Nos últimos anos do séc. XVII vários outros povoados são criados pelos religiosos que catequizavam os índios. Por volta de 1695, chegaram os missionários carmelitas ao Rio Negro, onde criaram vários povoados.

Em 1759-60, estabelece-se na região um destacamento militar, que constrói um forte. Forma-se em torno dele uma povoação reconhecida em 1833, com o nome de São Gabriel.

Em 25.06.1833, no local onde se construiu o Forte de São Gabriel, surgiu pouco mais tarde, a povoação que tomou o mesmo nome de forte e que, foi elevada à sede de Freguesia. E, em 03.09.1891 pela Lei Estadual nº 10, é criado o município de São Gabriel da Cachoeira, com território desmembrado de Barcelos e com a mesma denominação de São Gabriel. Somente em 04.01.1926, pela Lei nº 1.223, é criada a comarca de São Gabriel. Contudo, em 31.12.1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, a denominação de “Waupés” foi dada ao município, em substituição ao de São Gabriel, essa nova denominação provém do rio Waupés, um dos mais importantes afluentes do rio Negro. Somente no início do século XX os salesianos, congregação fundada por São João Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora se instalam em São Gabriel da Cachoeira e posteriormente nas sedes das regiões administrativas como: Taracuá, Pari-Cachoeira, Yauareté, Assunção do Içana e as sedes dos municípios de Santa Isabel e Barcelos. Hoje seguida, na área da educação pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas - IFAM, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Universidade do Estado do Amazonas - UEA e cursos afins.

ASPECTOS CULTURAIS

São Gabriel da Cachoeira cidade privilegiada, em todos os cantos e lugares se vê homens e mulheres que possuem unicamente o dom da criatividades artísticas inigualável como: Artesãos, Artistas plásticos, escritores e narradores indígenas.

Festividades religiosas são promovidas ao longo do ano no município como Semana Santa, procissão, festa do padroeiro do município, em 29 de setembro e; até mesmo nas comunidades indígenas coordenada e dirigida pelos devotos.

Existem ainda Festividades Folclóricas umas das grandes e significantes manifestações populares como: Carnaval, Festas Juninas e o maior Evento Cultural é o Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro- FESTRIBAL, criada através do Decreto Lei N 024 de 13 de Maio de 1996, com objetivo de valorizar, desenvolver, difundir e homenagear os hábitos culturais indígenas da região, está instituída definitivamente no calendário de festividade do município.

PATRIMONIO NATURAIS E HISTÓRICOS

No Município que não há como passar despercebido das belezas e encanto da natureza. São monumentos e cenários paradisíacos encantador com praias, rios, igarapés, cachoeiras, florestas, morros, serras que como num arranjo o faz tornar mais bela. Alem dos marcos históricos que fizeram parte do seu povo, de sua cultura, de suas tradições.

Localização

São Gabriel da Cachoeira está localizada a 852km da capital do estado.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Gabriel da Cachoeira

Notícias > Social > Índios do Brasil

Os primeiros moradores do Brasil

Os primeiros moradores do Brasil

Missão atual do Dia do Índio é discutir a preservação de um povo

Notícias > Livros, Revistas e Jornais > Revista Aventura & Ação

11 maiores montanhas brasileiras

11 maiores montanhas brasileiras

Na edição em que a Aventura&Ação completa 11 anos, o montanhista André Dib nos presenteia com uma cobertura das 11 maiores montanhas brasileiras, que compensam a falta de altitudes expressivas com paisagens diversas e instigantes

Notícias > Social > Índios do Brasil

Região no interior do Amazonas guarda 19 línguas indígenas

Na Cabeça do Cachorro vivem 23 povos diferentes. Cidade de São Gabriel da Cachoeira tem quatro idiomas oficiais.

Notícias > Ambiente > Áreas preservadas

Estudo revela Amazônia desconhecida e preservada

Depois de um ano de trabalho, o Exército acaba de concluir a primeira parte de um tipo de levantamento cartográfico inédito na Amazônia.

Blogs > Expedição Parques Nacionais > Boletins

PN do Pico da Neblina - AM

PN do Pico da Neblina - AM

O Pico da Neblina é o ponto culminante do nosso país e também está inserido num dos maiores parques do Brasil, com cerca de 2.200.000 ha de área.

 

Hotéis e Pousadas em São Gabriel da Cachoeira

Agências de viagens e turismo em São Gabriel da Cachoeira

Porangatur

Avenida Alvaro Maia, 471
Fortaleza - (97) 3471-2050

Porangatur

Avenida Alvaro Maia, 471
Fortaleza - (97) 3471-2050