Tefé



A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas por aquele religioso, Tefé foi uma dessas aldeias. Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. A Portugal, todavia, pouco importava essa convicção: o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários castelhanos.

Em 1708, o governador do Grão-Pará, enviou uma tropa sob o comando do capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar ditas aldeias, das quais era responsável o padre João Batista Sana, o qual simulando obediência à ordem de retirar-se seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, e investiu contra as aldeias, aprisionando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.

Resolveu então o Governador do Grão-Pará enviar no ano seguinte nova expedição ao Solimões sob o comando do Sargento José Antunes da Fonseca. Coube dessa feita, a vitória às forças portuguesas. que aprisionaram entre outros o padre Sana. Em 1718, essas lutas trouxeram a devastação das aldeias, cujos remanescentes, o piedoso frei André da Costa, reuniu na Ilha dos Veados e trouxe para Tefé.

Habitavam primitivamente a região, os índios: Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Júris e Jurimaguas, Tupebas ou Tapibás. Em 1759, Tefé foi elevada à vila, com a denominação de Ega. No mesmo ano cria-se o município de Tefé.

Em 1817, foi criado o município de Olivença, com território desmembrado de Tefé. Em 1833, foi suprimido o município de Olivença, cujo território retornou ao de Tefé. E no mesmo ano dando cumprimento ao Código de Processo a Vila voltou a denominar-se Tefé. Nessa divisão, a comarca do Alto Amazonas, que compreendia o território do atual estado, compunha-se apenas de quatro municípios. Tefé era um deles e a sua área, abrangendo vastíssima região, era superior a 500.000Km2.

Regiões Turísticas

Localização

Tefé está localizada a 575km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Tefé

Pousada Multicultura
Rua Quinze de Junho N° 136
Pousada Multicultura
A partir de: R$ 65,00
Ver fotosPousada Multicultura - Rua Quinze de Junho N° 136
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Multicultura no Booking
Pousada Uacari
Canal do lago Mamirauá- Margem Direita S/N
Pousada Uacari
A partir de: R$ 500
Ver fotosPousada Uacari - Canal do lago Mamirauá- Margem Direita S/N
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Uacari no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tefé

Notícias > Ambiente > Nossa fauna

Filhote de peixe-boi foi resgatado pelo Instituto Mamirauá na divisa dos estados do Acre com o Amazonas

Filhote de peixe-boi foi resgatado pelo Instituto Mamirauá na divisa dos estados do Acre com o Amazonas

Com cerca de um mês de vida, o animal havia sido encontrado por moradores de uma comunidade no município de Guajará (AM)

 

Agências de viagens e turismo em Tefé

Motivos Turismo

Rua Quintino Bocaiúva, 528
Centro - (97) 3343-5633

Motivos Turismo

Rua Quintino Bocaiúva, 528
Centro - (97) 3343-5633