Barra do Mendes



Plantada na imensidão da Chapada Diamantina, a cidade de Barra do Mendes, ainda é uma grande relíquia das lutas dos Coronéis Militão Coelho, Clementino de Matos e Horácio de Matos. Bem como, dos combates sangrentos de João Requizado, dos Revoltosos da Coluna Prestes, Corisco e Dadá e, da passagem do Capitão Lamarca.

Barra do Mendes, está encravada na Região Noroeste do Estado da Bahia, a Micro-Região de Irecê e á Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional e ao Circuito da Chapada Velha. Cercada de lendas, mistérios e misticismo, está se transformando na mais nova e na mais pujante alternativa de turismo ecológico da nossa região.

Uma grande parte do nosso potencial turístico encontra-se publicada no Guia Cultural da Bahia - Vol.15, da Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia.

Barra do Mendes possui pouca infra-estrutura hoteleira, porém é rica de atrativos naturais, que proporcionam aos olhos dos visitantes, paisagens exuberantes, momentos inesquecíveis de rara beleza e de paz de espírito.

A região reserva uma infinidade de atrações fascinantes. Entre suas serras, morros e descampados, forma-se um cenário dos mais lindos e dos mais ricos da Chapada Diamantina, transformando-se num labirinto dos mais belos e majestosos da região, principalmente no período chuvoso, que vai de novembro a fevereiro.

Além da riqueza de sua fauna e flora, a região possui uma enorme variedade de rios, que em seu percurso oferece aos visitantes banhos de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais. Ai se encontra concentrado também um dos maiores conjuntos de grutas e cavernas do Estado, atrações à parte, que transporta os visitantes para o mundo do fantástico.

Barra do Mendes, não é só a terra das lutas dos Coronéis, é um rico cenário natural onde a natureza faz capricho nas curvas tortuosas do Rio Vereda do Jacaré ou nos contornos disformes nos rochedos e peraus.

Para quem gosta de um bom banho de água doce, a melhor pedida é dá uns mergulhos nas águas do Rio Vereda do Jacaré, que banha a cidade, ou em vários outros pontos turísticos no município, principalmente na época do ‘’verde’’ como é conhecida a época das chuvas, das frutas e da fartura. Na primavera, a região adquire um colorido todo especial com proliferação de inúmeras flores e borboletas coloridas, próprias da Chapada Diamantina.

A majestosa e deslumbrante Barragem Eujácio Simões, na cidade, o Bruno, Gruta dos Tapuias, Gruta Pinta dos Tapuias, Cachoeirão do Bom Desejo com duas enormes quedas d`àgua e com duas grandes piscinas naturais, a Pedra da Canarina uma pedra que pesa várias toneladas sustentada em duas pequenas pedras, Cachoeira do Chico Perna, Cachoeira da Vereda de Cima, Cachoeira do Some Gato, Cabo do Marrão, Caldeirão do Benedito, Areia Encantada que é um verdadeiro paraíso gelado, Curral dos Tapuias, Cachoeirinha, Serra do André, Serra da Santa Cruz, com 2.150 metros de altura, a serra mais alta do estado da Bahia, Poço do Paredão, inúmeras grutas com pinturas ruprestes, , lagoas, cachoeiras, rios, riachos, serras, morros, paredões rochosos, descampados, etc., fazem de Barra do Mendes um dos santuários ecológicos mais lindos e mais valiosos do Estado.

Aqui, a natureza e a história formam uma curiosa parceria que proporciona aos visitantes descobrirem atrações novas a cada instante. A natureza esculpiu no município uma espantosa e exuberante cadeia de montanhas que forma um espetáculo dos mais bonitos da região. Por onde erguem-se conjuntos de serras entrecortados por vales, rios e cachoeiras que enche os olhos dos visitantes ávidos por mais atrações. Existem inúmeras grutas, onde os índios deixaram suas marcas em pinturas rupestres, vistas por toda parte da região.

A fauna ainda abriga, escondidos na região da serra, veados, tatus, mocós, caititus, teiús, etc. 0s visitantes podem também, observar pássaros dos mais variados tamanhos e cores, numa vegetação da zona fronteiriça entre o cerrado e a caatinga, que oferece ainda uma diversidade de frutas silvestres como umbu, cajuí, muricí, puçá, quipá, mangaba, jatobá, etc.

Localização

Barra do Mendes está localizada a 534km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BA-092







Hotéis e Pousadas em Barra do Mendes








Agências de viagens e turismo em Barra do Mendes