Conceição do Coité



Segundo a tradição o arraial de Coité originou-se de pouso de tropeiros que se deslocavam de Feira de Santana rumo à jacobina que dividiam a jornada, descansando num local onde havia fonte que, mesmo no período da estiagem, jorrava. A água desta fonte era utilizada pelos tropeiros para consumo próprio e para matar a sede dos animais da tropa.

Assim surgiu o arraial que tomara a denominação Coité, porque os tropeiros pernoitavam sob o abrigo de uma árvore, cujos frutos eram pequenas cabaças que, no idioma primitivo, recebiam o nome de ‘Cuite’ (pequena cuia) a qual, cerrada no meio era utilizada pelas donas de casa.

Para que o arraial fosse elevado à categoria de freguesia seria necessário à doação de terras ao Santo padroeiro. Então o Senhor João Benevides, antigo morador da povoação e proprietário de muitas terras, doou uma área onde esta edificada a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e grande parte do município. Pode-se afirmar, portanto que Conceição do Coité foi fundada pelo senhor João Benevides e família no dia 9 de maio de 1855. Com a criação da freguesia, o povoado de Coité recebeu o seu primeiro Padre Manoel dos Santos Vieira. Em 7 de julho de 1933, o município de Coité tornou-se autônomo, mas só a partir de 1º. de março de 1966 tem a sua própria comarca.

Localização

Conceição do Coité está localizada a 210km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Conceição do Coité








Agências de viagens e turismo em Conceição do Coité

Vitor Tur

Praça do Mercado 17 1 Andar
Centro - (75) 3262-1457

Vitor Tur

Praça do Mercado 17 1 Andar
Centro - (75) 3262-1457