Ibotirama



Sentar a beira do Velho Chico, apreciando um belo pôr do sol no cais, saboreando postas de surubim, ao som dos violeiros da cidade, são motivos de sobra para acreditar no potencial turístico do município. Ibotirama conta com as ilhas do Velho Chico, com seus moradores nativos que vivem da agricultura de subsistência e sua “coroas”, praias fluviais formadas durante praticamente todo o ano, quando as águas baixam. Passear de canoa pelo rio é outro atrativo extremamente prazeroso. A pesca tem trazido pessoas de várias regiões do país, a caça de surubins, tambaquis, dourados, pescadas, piaus, etc.

O município possui uma Reserva particular do patrimônio nacional, a Fazenda Pé de Serra (conhecida popularmente como Arame), uma área de 1.259 há, onde é possível apreciar diversos banhos, além da fauna e da flora característicos da região. O local é totalmente sinalizado e possui estrutura para organizar trilhas e passeios ecológicos. Outros locais como o Poço do Peixe e Poço do Pinga, totalmente nativos, também abrigam cascatas, riachos e asseguram dias de lazer em completa sintonia com a natureza. O município também conta com comunidades que favorecem o turismo rural, como o Boqueirão e a Canabrava.

As festividades de agosto são uma ótima oportunidade para apreciar a cultura ribeirinha e o intercâmbio promovido entre artistas de todo o Brasil, através do Festival de Música Popular de Ibotirama - FEMPI, em sua 33a edição e o Festival de Poesia de Ibotirama – FEPI, em sua 23ª edição, de realizações consecutivas. A mesma época ocorrem exposições e apresentações de artistas de todo o país, além da micareta fora de época, denominado IBOTIFOLIA.

No município podem ser encontrados ainda, manifestações tradicionais, a exemplo dos Terno de Reis e Rodas de São Gonçalo e trabalhos de artesãos e artistas que são aí comercializados, como os produtos em palha de milho, pinturas, esculturas em madeira, etc.

Ocorre ainda, o turismo de negócios, com centralização de diversos eventos regionais na cidade, tendo em vista a sua condição de pólo e a centralização da oferta de serviços.

Localização

Ibotirama está localizada a 650km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR 242







Hotéis e Pousadas em Ibotirama








Agências de viagens e turismo em Ibotirama