Itamarajú



Seu principal ponto turístico é o Monte Pescoço, que é exposto até na bandeira do município. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do "Monte pascoal" Primeira porção continental avistado por Pedro Álvares Cabral. Itamaraju faz partes das famosas "Serras Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil. Era aqui o campo de caça dos Indios encontrados por Cabral. Apesar de não ser muito divulgado, o município também faz parte da Costa das Baleias e tem como datas festivas importantes as festas juninas e a sua Micareta (realizada no mês de Julho). Esses eventos são responsáveis pela geração de emprego e renda nos períodos festivos.

Com costumes típicos de municípios interioranos, Itamaraju tem sua renda direta gerada principalmente pelo setor agrícola e um dos maiores rebanhos bovinos da Bahia. O município é um dos maiores produtores de café no Estado e tem na Cafénorte, a principal empresa responsável por este cultivo, empresa esta a maior produtora mundial do produto.

No centro da cidade encontram-se algumas praças como a Praça 2 de Julho e a Praça Castelo Branco, além da rua dos trailers, onde existem várias barraquinhas que vendem lanches de sexta-feira a domingo.

Seu educador mais ilustre foi, sem dúvida, foi o Professor Benedito Pereira Ralille. Professor Ralile junto com o Sr. Wilson Bernardino de Macedo, foram exemplos de retidão para as gerações que os sucederam.

Há 12 quilometros da cidade fica uma pequena vila chamada Guarani, pertencente ao município de Prado, donde muitas pessoas que lá residem, frequentam a cidade de Itamaraju durante o dia, principalmente estudantes.

As principais escolas particulares são a Escola Crescer, Escola Fênix e o Colégio São João Evangelista (pertencente a uma congregação de freiras), que oferecem uma educação de qualidade. Os eventos mais importantes dessas escolas durante o ano são os Jogos Estudantis, competição que simula Olimpíadas, pelos quais os alunos esperam o ano inteiro.

As principais escolas públicas são a Escola Polivalente de Itamaraju e o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

Em 2008, a cidade teve seu trânsito sinalizado. Foram implantados semáforos e faixas de pedestres, mudança na mão de direção de algumas ruas, relocação de alguns pontos de ônibus urbanos, entre outros. Tem o centro da cidade quase que totalmente calçado com paralelepípedos e blocos de concreto e recebeu asfalto em algumas de suas principais ruas. A seleção da cidade de Itamaraju é respeitada no Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, chegando a ser campeã dessa competição nos anos de 2002 e 2004.

Localização

Itamarajú está localizada a 751km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Itamarajú








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Itamarajú

Notícias > Ambiente > Áreas preservadas

Paraná, São Paulo e Bahia discutem preservação das Bacias Hidrográficas

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) promove três audiências públicas para debater a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu.