Encravada entre as encostas íngremes e os grandes manguezais do Canal do Serinhaém, cortada ao meio pelo Rio Santarém e sede do município, Ituberá é uma cidade importante para a região do baixo sul do Estado. Num dos trechos do Rio dos Cágados, fica a Cachoeira de Castro Alves, na área urbana.
A cidade possui meios de hospedagem, restaurantes e píer de atracação no Canal de Serinhaém, com saídas para alguns povoados ribeirinhos, além de uma pista de pouso. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datada da primeira metade do século XIX é um belo monumento, ao qual se tem acesso por uma longa escadaria. A torre sineira tem terminação em bulbo bizantino revestida de pastilha.
A igreja de Santo André também se destaca sendo construída em meados do século XVIII. Esta foi erguida em homenagem ao padroeiro da cidade e encontra-se localizada no alto, permitindo uma visão panorâmica da cidade. No local é realizada uma festa regional em homenagem ao padroeiro onde são armadas barracas para vendas de comestíveis.
No passado a vila de Santarém (nome primitivo de Ituberá) era ainda um pequeno povoado mas já se destacava como uma área de conexão entre o interior e o litoral, sobretudo Salvador. O local mais movimentado era o porto, a partir do qual se dava a distribuição de mercadorias para o interior, em lombos de animais, e para o litoral, através de pequenas embarcações. A existência de ruínas de engenhos e a forte presença da cultura negra evidenciam a importância da cana-de-açúcar em tempos coloniais. Não por acaso, portanto, há comunidades remanescentes de quilombos no município (Ingeria e Lagoa Santa). Em 1909, a Vila de Santarém foi elevada à categoria de cidade. Em 1943 tem seu nome trocado para Serinhaém e me 1944 passa a se chamar Ituberá.
Cachoeira da Pancada Grande
Uma das mais bonitas do litoral brasileiro, a cachoeira está dentro dos limites de uma Área de Proteção Ambiental ? APA ? e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Próximo à base da cachoeira estão as ruínas da casa de máquinas de uma antiga usina hidrelétrica.
Ao se percorrer um trecho de estrada de barro, de longe já se vislumbra, entre a vegetação de Mata Atlântica, a bela queda d’água de 40 metros de altura. Há também um acesso para a parte alta da cachoeira, onde existe um mirante, de onde se avista toda a costa, as plantações de seringueira e as matas da região.
Duração do Passeio 2 horas.
Dicas • Vale a pena subir a trilha até a parte alta da cachoeira para alcançar o mirante natural, que permite bela visão do Canal de Serinhaém e seus manguezais exuberantes. • O passeio pode ser feito de carro. • Vale a pena levar máquina fotográfica ou filmadora. É uma das mais belas cachoeiras da Bahia.
Como Chegar Percorrer 500 m numa estrada de terra que começa ao lado da ponte da BA-001 sobre o Rio Serinhaém.
Cachoeira de Castro Alves
A cachoeira fica em área urbana, na cidade de Ituberá, num dos trechos do Rio dos Cágados, o que lhe dá uma característica muito especial, pois combina a exuberância da natureza com as construções feitas pelo homem.
Duração do Passeio Tempo Livre
Dicas Não existe possibilidade de banho nessa cachoeira, devido à força das águas e a quantidade de pedras existentes no local.
Como Chegar A cachoeira fica no centro da cidade de Ituberá.
Fazendas Reunidas do Vale Juliana
Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa, e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, X plantações de seringueiras, X plantações de pupunha e frutas (graviola, cupuaçu e jaca) e ainda à pecuária. Cercada de colinas e com um grande lago represado das águas do Rio Juliana, a fazenda tem uma paisagem deslumbrante, completada com a Cachoeira da Pancada Grande, que se forma num dos trechos do Rio Mariana.
Essa propriedade está se preparando para recepcionar ecoturistas interessados em conhecer a produção rural, fazer caminhadas em trilhas abertas por dentro da mata, passear e pescar pelos rios, e apreciar pequenas cachoeiras. Próximo ao grande lago, há uma área já reservada para a construção de um hotel. Existe uma ligação entre a BR-101 e a BA-001, denominada de Estrada Parque da Cidadania, Ciência e Tecnologia com pavimentação em cascalho, que passa pela fazenda e pela via que dá acesso à Cachoeira da Pancada Grande.
Duração do Passeio Tempo livre.
Dicas Como a propriedade ainda não recebe visitantes em bases regulares, é necessário fazer um contato prévio com os administradores da fazenda.
Como Chegar Usar a estrada de terra BA–250, em boas condições de tráfego, que liga Ituberá a Gandu. Percorrer 60 km, até a sede da fazenda.
Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, suas maiores atrações são as matas e a abundância de águas. Existe um balneário próximo à vila, dotado de queda d’água, trilha por dentro da mata, opções de hospedagem e restaurante.
Duração do Passeio Tempo Livre
Dicas Vale a pena aproveitar todas as atrações. A partir do balneário, é possível fazer caminhadas por dentro das matas da região. Ao voltar, um bom banho de cachoeira, seguido de um almoço com pratos regionais.
Como Chegar Pegar a BA-001 no centro de Ituberá e seguir por 6 km na direção sul.
PRAIAS
Como Chegar Pegar a BA-001 no centro de Ituberá; seguir 5 km na direção norte, até o entroncamento do acesso a Pratigi; continuar por 15 km, em via asfaltada (construída em 1998).
Pratigi – O coqueiral domina a paisagem dessa praia quase deserta, de areia branca e fina. Ali existem apenas uma pequena vila de pescadores, uma pousada, um camping e as barracas de praia. A extensa faixa de praia permite longas caminhadas para Barra dos Carvalhos, em direção norte, e para as praias do sul. Há também uma trilha para a vila Rio do Campo, situada no Canal do Serinhaém. Robalo, arraia e bagre são os peixes mais freqüentes na região, além de agulhão, xaréus, carapebas e pescadas. Em alguns locais os peixes são preparados sob a forma “xangó” (salgados e secos ao sol) como linguado, jardineiras e pititingas. Na fauna da região destacam-se veados, caetitus, raposas, lontras, juparás, coatis, guaxinins, dentre outros. Entre as árvores explora-se a jataipeba que ocorre na restinga e é muito valiosa para a construção de barcos e canoas.
Boca da Lagoa – Praia extensa e primitiva, de areia branca e fina sombreada por coqueiral. As ondas do mar são fracas devido à proximidade do Canal do Serinhaém.
Barra de Serinhaém – Local onde o mar se encontra com o Canal do Serinhaém. É uma praia de areia branca e fina, sombreada por coqueiral e com mar de ondas fracas. O povoado de pescadores é dotado de infra-estrutura de serviços, como restaurantes, píer de atracação e ponto de venda de artesanato, com destaque para as esculturas em madeira. O melhor acesso é através do Canal do Serinhaém: o percurso de barco, a partir de Ituberá, demora 30 minutos.
Mirantes Urbanos
Dentro da área urbana de Ituberá, existem dois mirantes que permitem apreciar a beleza natural da região:
Mirante da Vila de Santo André - situado na parte alta da cidade, no acesso à vila histórica e próximo à igreja. Oferece uma vista panorâmica para toda a cidade e para o Canal do Serinhaém.
Mirante da Ponte do Saici - localizado no bairro Érico Sabino, na zona norte da cidade, oferece uma visão da ponte do Saici e dos manguezais do Canal do Serinhaém
|