Jiquiriçá



Jiquiriçá é um município brasileiro localizado no Estado da Bahia. Sua população estimada em 1989 era de 14.600 habitantes. Hoje, a cidade estima-se em 34.800 habitantes. Rica em água com suas belas cahoeiras, dentre elas as cachoeira dos Prazeres, Guigó, Clóvis, etc, as quais formam uma região importante para o turismo ecológico.

O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”, pertencente ao município de São Vicente Férrer D’Areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 16 de setembro de 1878, passando a chamar-se Senhor do Bomfim da Capela Nova, em decorrência da existência de uma capela no povoado dedicada a esse Santo.

Manifestações artísticas e socioculturais

Existem Artesãos no município, onde feitas as peças (técnica, material, utilidade)? O artesanato local é caracterizado por objetos feitos em: Barro- panelas e potes. Cipó e palha- abanos, cestas, panacuns, vassoura, esteiras, chapéus, instrumentos de pesca,peneira, estantes, roupeiros, cadeiras, bancadas, etc. Madeira- cangalha, colher de pau, pilão, cocho, etc. Couro- todos os derivados do couro (instrumentos de montaria) Bordado Pinturas feitas em tecidosPeças feitas com retalhos. Arranjos de flores.

Grupos carnavalescos:

As Caretas: Este bloco é um bloco de mascarados que foi criado em 1960.

Os Cães: Este bloco também é um bloco de mascarados, onde as pessoas pintam todo o seu corpo com uma mistura de óleo vegetal e carvão. Este bloco sai pelas ruas da cidade assustando e melando as pessoas. Foi criado no ano de 1960.

Grupos Folclóricos:

Terno de Reis: Grupo formado por pessoas da comunidade que entoam canções de domínio público. Também o uso de instrumentos musicais.

Manifestações Populares:

Existe alguma manifestação cultural no lugar? Queima de Judas Bumba-meu-boi Reisado Alvoradas Procissões ( Procissão do Bomfim, Procissão do Senhor Morto, Procissão de Domingo de Ramos, Procissão do fogo e Via Sacra.)

Festas populares: Fale sobre outras festas (Calendário de eventos)

Janeiro: Festa do Senhor do Bonfim . Principal evento do município festejando o padroeiro local e atraindo visitantes de localidades vizinhas. No lado religioso, há o novenário, missa solene e procissão. Na parte profana, destacam-se a feira chique ( venda de produtos diversos), o leilão e o bingo. Data – 06/01 Local- Mercado Municipal Organização- diocese Lavagem da Igreja Do Senhor do Bomfim É organizada pela comunidade católica.

Fevereiro ou Março: Carnaval. A manifestação carnavalesca de jiquiriçá é uma mistura de carnaval com São João, realizando-se o Carnaforró. Apesar disso, jiquiriçá ainda guarda o carnaval de época, com muitos mascarados e alegria, na maioria das vezes ingênua e pura. O carnaval é ideal para toda a família. Data – ( fevereiro ou Março) Local – Praça Dom Florêncio Organização – Prefeitura de Jiquiriçá

Grito de carnaval Acontece geralmente uma semana antes do carnaval.

Março ou Abril Festejos da Semana Santa Missa do lava Pés ( Quinta-Feira Maior ) Via Sacra ao alvorecer ( Sexta-Feira Santa ) com encenação da Via Crucies. Procissão do Senhor Morto ( Sexta-Feira Santa ) Ceia em família na ( Sexta-Feira Santa )

Maio Festa em 13 de Maio Esta festa também é realizada em comemoração ao aniversário da rua. Data – 13 de Maio Local – rua 13 de Maio Organização – Prefeitura e moradores.

Junho Santo Antônio As pessoas de nome Antônio, que fazem aniversário no dia ou que tem promessas, acendem fogueira em homenagem ao Santo. Reunindo amigos em suas casas.

Quadrilha dos professores

É realizada por professores de todo município. Os participantes se caracterizam de diversos personagens. Esta quadrilha também é conhecida como a quadrilha maluca.

Festa de São João

Apesar de não haver festa em praça pública, as pessoas ainda mantêm a tradição de ficarem com as portas das casas abertas para receber os amigos. Todos acendem em suas postas fogueiras em homenagem ao santo. Durante o dia é realizado o casamento matuto, no qual os noivos aparecem montados num jegue, em seguida saem pelas ruas da cidade acompanhado pelo povo.

São Pedro As viúvas, as pessoas de nome Pedro, que fazem aniversário no dia ou que tem promessas, acendem fogueira em homenagem ao Santo. Reunindo os amigos em suas casas.

Festa em 2 de Julho Esta festa é em comemoração ao aniversário da rua. Data – 2 de Julho Local- Rua 2 de Julho Organização – prefeitura municipal e moradores

Entidades e espaços culturais, quais os nomes?:

Praça: Praça Francisco Gil, Praça Dom Florêncio, Praça Portugal, Praça Humberto de Campos ( rodoviária).

Gruta: Gruta da Serra Pelada.

Biblioteca: Biblioteca do Colégio Estadual José Malta Maia.

Patrimônio Bens Representativos da cultura e da história do município. Mercado Público: Mercado Municipal de Jiquiriçá.

Antiga Estação Ferroviária. Importante na representação cultural do município. Igreja Matriz do Senhor do BomFim. Monumento do século XX em estilo popular servindo para a prática de orações, com um exuberante painel pintado em seu altar. De pequeno interesse arquitetônico, desempenha importante papel na vida social da localidade. Prédio da Prefeitura. Construção do século XX em estilo popular sem grande interesse arquitetônico, relevante para a comunidade de Jiquiriçá devido ao seu papel sócio-político local. Rio Jiquiriçá. Rio dos mais importantes do estado, banhando 10 municípios. Em seu percurso forma pequenas cachoeiras. Serra Pelada. Ponto mais elevado da região, com 400 metros de altitude, oferece uma visão maravilhosa para aqueles que conseguem chegar ao seu cume. Na subida se esconde, por trás da espessa vegetação a gruta. Cachoeiras: cachoeira dos prazeres , cachoeira de Zeca Marinho, cachoeira do Guigó, cachoeira de Clóvis, cachoeira do Gonçalo, cachoeira da volta do rio. Situadas em áreas de formação rochosa, enriquecidas pela vegetação típica do local. Apresentando quedas d’água de pequeno porte.

Regiões Turísticas

Localização

Jiquiriçá está localizada a 258km da capital.

Acesso

Por terra: Rodovia de acesso: BR 420







Hotéis e Pousadas em Jiquiriçá








Agências de viagens e turismo em Jiquiriçá