Queimadas



O território de Queimadas integrou durante 88 anos ( 1799/1887 ) o municipio de Vila Nova da Rainha, quando dele se desmembrou ecido para formar o municipio de Vila Bela de Santo Antonio da Queimadas, criado em 1884 e instalado em 1887, incluindo nos seus limites os da Freguesia de São Gonçaolo do Amarante da Itiúba, hoje conhecido como Itiúba.

RIQUEZAS CULTURAIS E HISTÓRICAS- O Chalet passou a ser símbolo, não somente urbano, mas também social. Era comentado e descutido. O estilo, hábitos, e modo de ser dos habitantes.

As meninas do chalet ditadavam a moda local, copiada de velhos figurinos parisienses. E a vida corrida plácida como o rio corria defronte, sem pressa de chegar ao mar.

Do ponto de vista urbano, entretanto, o de maior relevo foi a construção do chalet, nas proximidades do Rio Itapicurú, de propriedades do Cel. Francisco Lantyer.

Nos anais da história do município, o chalet resistiu a várias enchentes do Rio Itapicurú.

Atualmente funciona o Projeto Queimadas, que oferece curso de artesanato,música, culinária, corte e costura entre outros. Implantado pelo Padre Carlo Gabanelli.

Monumento ao Vaqueiro- Em todo o sertão o vaqueiro é uma figura querida e admirada. Em Queimadas a municipalidade ergueu em praça pública, na administração de Analdino Brito, uma estátua em homenagem ao vaqueiro, que se realiza em 19 de março de cada ano, dia de São José.

Lampião em Queimadas- O bando de Lampião, o cangaceiro mais temido do sertão às 15:30h. do dia 22 de Dezembro de 1929, aproximadamente. Numa tarde luminosa e ensolarada, Lampião e seus 15 cabras pisaram na margem direita do rio Itapicurú, onde fica situada a atual cidade de Queimadas.

Tomou como reféns os irmãos Hilário e Irênio Marques, que foram obrigados atravessar o bando para o outro lado do rio. Logo ao saltar da canoa, Lampião prendeu o oficial de justiça Alvarino, prosseguindo com seu assalto chegou a Rua de Baixo ( atualmente Praça Cel. Francisco Lantyer ), cindiu em duas alas; Uma surgiu sob comando de Mariano, para tomar a estação da estrada-de -ferro, onde prendeu os funcionários, que encontrou e arrebentou o telegráfo, cortando a possibilidade de qualquer comunicação para com as outras localidades.

A outra ala seguiu para à Rua de cima ( atual Praça da Bandeira ) chegando ao velho Quartel e o cangaceiro lider daquela ala assassinou sete ( 7 ) soldados que estavam de plantão. Depois forma embora levando 217. 700 $ pertecentes à estrada de ferro " e 40 e tantos mil reis, moeda da época, do agente. E várias quantias de dinheiro da população local.

Localização

Queimadas está localizada a 300km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BA-120

Hotéis e Pousadas em Queimadas








Agências de viagens e turismo em Queimadas

Jabtur

Rua Capitão Pedro Rego, 134
Centro - (75) 3644-1295

Santo Antônio Turismo Ltda

Rua 13 de Junho 52
Centro - (75) 3644-1169