Ribeira do Pombal



Durante os séculos XVI e XVII, já se tinha conhecimento do território do Sertão da Bahia e Sertão do Rio São Francisco.

No século XVI, a ocupação de terras e a colonização se deu por parte dos portugueses.

As expedições oficiais de exploração e caça aos índios, fez o homem entrar de sertão a dentro, fato que ocorreu com a falta de índios que afetava aos donos de fazendas e aldeamentos religiosos.

As “decidas” eram dirigidas pelos caçadores de escravos para vender os índios nas fazendas e, pelos padres, que preocupados, buscavam índios para a catequese nas aldeias.

Os criadores de gado são considerados os verdadeiros bandeirantes da Bahia. De todos, os pioneiros o mais famoso foi Garcia Dávila, fundador da dinastia dos senhores da casa da torre, a treze léguas ao norte de Salvador.

Por quatro gerações os Dávila estenderam seus domínios por quase todo o Nordeste. Com centro de irradiação agrícola que abasteciam a Bahia e Pernambuco.

Na segunda metade do século XVI, os jesuítas preparam o inicio de seus aldeamentos para a catequese dos índios Tapuias, o que tornou-se difícil pelo fato de que os índios teriam que mudar sua forma de vida: as guerras entre os índios, a morte ritual dos prisioneiros, o casamento com vários e a nudez.

A conversão dos índios não foi possível no governo Tomé de Souza. Com a chegada do novo governador – Mem de Sá – a situação mudou, adotou campanhas militares a caça do índio, que os derrotou instantaneamente, muitos foram escravizados, outros fugiram e nesse momento os jesuítas começaram a formar aldeamentos para aglomerar tribos indígenas. Em cada aldeia residia dois padres, que tinham como missão instruir os índios, ensinar a cultivar a terra e instruir na religião. As narrações dos missionários enumeram os nomes de tribos como: amoinparas, toc rãs, sapoiás, paiaia, maritises, sequakiri, borcos, separenhenupans, baimés, eaimbés e kiriris.

As missões para evangelizar os índios começaram em 1666 com a entrada do padre Jacob Roland e o estudante de teologia João de Barros ao Sertão de Jacobina.

Localização

Ribeira do Pombal está localizada a 278km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Ribeira do Pombal

Pousada Del Rey Ribeira do Pombal
Estrada da Mirandela, s/n
Pousada Del Rey Ribeira do Pombal
Ver fotosPousada Del Rey Ribeira do Pombal - Estrada da Mirandela, s/n






Agências de viagens e turismo em Ribeira do Pombal

D J Viagens e Turismo

Avenida Oliveira Brito 222
Centro - (75) 3276-2205

D J Viagens e Turismo

Avenida Oliveira Brito 222
Centro - (75) 3276-2205