Salinas da Margarida



A história de Salinas das Margarida se faz intrigante a partir da origem do nome dado ao município. O nome tem sua história contada de várias formas, que se desmembram em lendas que são passadas até os dias de hoje de geração para geração. Umas delas é justamente de onde vem o nome Margarida que tem uma versão romântica, a qual fora cogitado a ideia de uma homenagem do Comendador Manoel de Souza Campos à sua esposa, que supostamente chamava-se Margarida. Porém esta história a qual seria uma homenagem a um membro da família do então citado Comendador Souza Campos não passa de uma lenda que é confirmada através dos dados históricos identificados através de biografias.

O Comendador Campos, Manoel de Souza Campos, fora nascido no estado de Sergipe em 25 de dezembro de 1838, e passou a residir na capital baiana a partir dos seus quartorze anos. Ao longo dos anos, empregou-se como caixeiro no escritório do negociante Vicente do Amaral e tempos depois montou seu próprio negócio e paulatinamente foi alcançando às culminâncias da vida comercial. Casou-se com D. Guilhermina Gomes Marelim, tendo o casal três filhos: Leonor de Campos Devoto, Manoel de Souza Campos Filho e Porcina Campos. Diante deste fica perceptível que a versão romântica dada ao nome do município é meramente fantasiosa não correspondendo a nenhuma homenagem do Comendador à esposa, ou mesmo à família, não tendo algum fundamento.

Inconformado com o atraso de sua terra natal, Salinas da Margarida, o então distrito de Itaparica, o Sr. Manoel Dias de Albuquerque, conhecido como tenente Iozinho, trabalhou junto ao deputado, Padre Luís Palmeira, seu amigo desde Vitória da Conquista, e conseguiu aprovar o projeto de lei que emancipava Salinas, desmenbrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de Julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o inicio do município com instalação da câmera de vereadores - poder legislativo - ocorreu em 7 de abril de 1963. Daí a discussão qual a data a ser comemorado o aniversário do município: quando foi “gerado” ou quando verdadeiramente ele “nasceu”?

Praias

* Praia de Barra do Paraguaçu

* Praia de Ponta da Telha

* Praia de Ponta do Dourado

* Praia de Cairu

* Praia de Conceição

* Praia de Encarnação

* Praia de Pedra Mole

* Praia de Tubarão

* Praia do Amor

Regiões Turísticas

Localização

Salinas da Margarida está localizada a 250km da capital do estado.

Acesso

Por terra: a partir de Bom Despacho percorre-se 34km pela BA-001 até a BA-534, que dá acesso a Salinas de Margarida.

Por água: o percurso pode ser feito em 45min via ferry boat ou 23min via catamarã entre os terminais de São Joaquim na Cidade Baixa até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.







Hotéis e Pousadas em Salinas da Margarida








Agências de viagens e turismo em Salinas da Margarida