Santa Rita de Cássia



Sem dúvida a principal atração turística de Santa Rita de Cássia é o rio Preto, que proporciona lazer e sustento à comunidade.

Na margem direita do rio, fica o Parque Ecológico Zabelê, antiga Ilha Grande, uma grande área verde onde é possível fazer caminhadas e andar a cavalo. Há também nessa margem, próximo ao local onde existia uma antiga ponte de madeira, uma pequena ilha à qual o povo chama de Croinha. Na margem esquerda fica o Parque do Povo, mais conhecido pelo nome de Piranhas, que é o ponto mais movimentado e procurado do rio, sediando inclusive shows musicais.

Além do rio Preto, destaca-se o prédio da Igreja Matriz, cuja manutenção é feita por meio de donativos arrecadados pela Novena dos Conterrâneos realizada anualmente em Brasília e enviados à paróquia de Santa Rita de Cássia.

Há também o novo cais, inaugurado em 2004, que circunda boa parte do perímetro urbano do rio.

A época do ano em que a cidade mais recebe visitantes é no mês de dezembro, devido à grande quantidade de festas e shows musicais que ocorrem na cidade nesse mês. Logo em seguida vem o mês de maio, que é quando ocorrem as festividades em homenagem à padroeira da cidade.

Desde 2003, no mês de dezembro, acontece um carnaval fora de época chamado Santa Folia, cujas atrações são quatro grandes blocos musicais: Agora é Nóis, Tô Piulado, Zueira e Zueirinha, sendo que esse último foi criado em 2006.

Em 2005 surgiram duas novas festas na cidade: Fuzuê e Tá Tudo Bem Beer Fest; ambas acontecem no mês de dezembro, juntamente com os blocos.

O parque hoteleiro da cidade registra 90 leitos. A taxa de ocupação desses leitos é baixa na maior parte do ano, com exceção dos meses de maio e dezembro.

O perfil do turista que procura Santa Rita de Cássia nas férias é tipicamente pessoas que nasceram na cidade ou região, que vão visitar seus parentes; vale ressaltar que a grande maioria desses visitantes é residente em Brasília. Porém, desde o final dos anos 90, o número de visitantes que não possuem qualquer vínculo com a cidade cresceu bastante e a tendência é só aumentar. A criação dos blocos foi um dos fatores que contribuíram para esse crescimento.

Localização

Santa Rita de Cássia está localizada a 1006km da capital do estado.

Acesso

Por terra: As principais rodovias que servem o município de Santa Rita de Cássia são: BA-225, BA-351 e BA-451 (estaduais); BR-020, BR-135 e BR-242 (federais). Além dessas, existem várias estradas de chão que servem para ligar a sede do município às áreas rurais.







Hotéis e Pousadas em Santa Rita de Cássia








Agências de viagens e turismo em Santa Rita de Cássia