Santo Amaro



Terra de artistas, Santo Amaro presenteou o Brasil com filhos ilustres como Caetano Velloso, Maria Bethânia, o artista plástico Emanuel Araújo, entre outras personalidades que tornaram famosa a terra morena do valente mestre capoeirista Besouro Cordão de Ouro e do mestre do maculelê, Popó. A poetisa Mabel Velloso, outra ilustre santamarense, define Santo Amaro como “pedacinho mais antigo do Recôncavo Baiano. Do seu massapê nasceram as canas mais doces e as mais doces estórias. Muita gente já contou e cantou coisas desses canaviais e muitos contaram e cantaram sem saber que assim procedendo legavam ao futuro uma lição bonita de uma terra bonita”.

A capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso foram as primeiras construções do que viria a ser a primitiva área urbana da cidade. A região era habitada pelos índios Caetés, Pitiguaras e Carijós. A primeira povoação, entretanto, nasceu às margens do rio Traripe, próxima ao mar, em 1557. A morte trágica de um jesuíta tornou o local amaldiçoado e fez os moradores, já na segunda metade do século XVII, se transferirem para as proximidades do rio Subaé onde os padres Beneditinos construíram a capela. A zona rural chegou a ter 61 engenhos e inúmeras casas de farinha, construídos à medida que o desenvolvimento chegava com a produção do açúcar, da farinha e do fumo.

A partir de 1700 o povoamento, nascido em volta da capela de Santo Amaro, deslocou-se para a praça de Nossa Senhora da Purificação, onde estão a Matriz e a Casa de Câmara e Cadeia. A cidade cresceu acompanhando o rio Subaé e a estrada que cruzava o rio e seguia paralela à sua margem. O município foi criado com o nome de Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro. Em sua história, Santo Amaro se destacou em movimentos de emancipação como a Revolução dos Alfaiates, as lutas pela Independência e a Guerra do Paraguai.

Regiões Turísticas

Localização

Santo Amaro está localizada a 71km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Saindo de Salvador pela BR-324 são 59 Km até o entroncamento da BA-026 em direção a Santo Amaro, percorrendo mais 11 Km.

Hotéis e Pousadas em Santo Amaro

Enseada do Caeiro Eco Resort
Rod. Ba-878, Km 14
Enseada do Caeiro Eco Resort
A partir de: R$ 292
Ver fotosEnseada do Caeiro Eco Resort - Rod. Ba-878, Km 14
Preços e Reservas Online
Reserva Online Enseada do Caeiro Eco Resort no Booking
Solar da Pedra
Rua Edgar de Souza,s/n
Solar da Pedra
Solar da Pedra - Rua Edgar de Souza,s/n






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Santo Amaro

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Lençóis Maranhenses: um paraíso no cerrado brasileiro

Lençóis Maranhenses: um paraíso no cerrado brasileiro

O parque está inserido no bioma Cerrado e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Seminário vai sensibilizar sobre turismo nos Lençóis

Seminário vai sensibilizar sobre turismo nos Lençóis

Barreirinhas vai sediar o 1º Seminário de Sensibilização e Mobilização do Pólo Turístico dos Lençóis Maranhenses