São Francisco do Conde



São Francisco do Conde, terceiro município do Recôncavo, guarda um grande patrimônio do Brasil Colonial. A cidade é rica em sobrados, igrejas e engenhos, construídos durante a administração portuguesa no país. A arquitetura imponente é um convite para um passeio ao século XVI, relembrando e mantendo viva uma parte importante da história do Brasil.

Conheça mais sobre os principais pontos turísticos e históricos dessa cidade encantadora.

Casa de Câmara e Cadeia
Prédio da Prefeitura

A Casa da Câmara, situada na Praça Independência, parte baixa da cidade, é, atualmente, o prédio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores. No “píer” que ali se localiza pode se avistar a Ilha de Cajaíba e parte da Baía de Todos os Santos. A casa foi financiada com dízimos de ouro branco de todo o Recôncavo e construída entre os anos de 1693 e 1750. Na época, o governo português quis que a Casa da Câmara representasse um monumento histórico da reconquista do Nordeste das mãos dos holandeses e, ao mesmo tempo, se transformasse em símbolo da união nacional brasileira.

Antigamente, o andar térreo do prédio servia como cadeia e alojamento da guarda, enquanto o pavimento superior abrigava o Senado da Câmara e a Intendência (administração da cidade). O edifício conserva a carpintaria e o estofado original e as grades dos balcões da fachada principal ainda são as mesmas do século XIX. O local traz uma harmoniosa combinação entre a arquitetura colonial de séculos passados e a modernidade que se expressa através da pintura, de seus arredores e da administração.

Convento de Santo Antônio
Patrimônio tombado pela IPAC

O convento Santo Antônio, inaugurado em 1936, nasceu da reivindicação dos moradores da futura “Villa de São Francisco” que solicitavam a construção de um convento franciscano. O monumento que é composto por Igreja, Convento e Ordem Terceira se localiza na Praça Arthur Sales, integrando o Centro Histórico da Cidade e é um patrimônio tombado pela IPAC. O lugar possui um valioso acervo artístico que conta com peças sacras, azulejos, mobiliário etc. Em frente ao conjunto, há palmeiras imperiais, dispostas paralelamente à fachada do convento, preservando a memória e a herança colonial portuguesa. No fundo do monumento, uma encosta revestida de vegetação tropical cai abruptamente sobre a baía.

Diversas intervenções e restaurações já foram realizadas no conjunto, recuperando vidros, ferragens, pinturas, telhados e contribuindo para a manutenção da história viva em São Francisco do Conde. Segundo historiadores da arte, o claustro do convento (arcada aberta que circunda o pátio) é um dos mais belos existentes no Brasil. Além disso, há uma biblioteca que guarda documentos inéditos.

Escola de São Bento das Lajes
Um dos melhores exemplos neoclássicos da Bahia

A Escola de São Bento das Lajes foi a primeira escola de Agronomia da América Latina, fundada por D. Pedro II em 1859. O local serviu de repouso para os monges beneditinos (que vivem segundo a ordem de São Bento) e possui uma série de características especiais, como sua localização e imponência, assinalada por 366 janelas. Atualmente em ruínas, a recuperação da Escola Agrícola é uma das grandes aspirações do povo sanfranciscano.

Do monumento se pode avistar uma extensa região de mangue e o edifício está sob uma elevação do rio Subaé. Em frente a ele, ainda restam o cais e algumas construções. No passado, a escola possuía uma biblioteca, um museu de História Natural, gabinetes de Ciências e laboratórios. O edifício é um dos melhores exemplos neoclássicos (retorno ao estilo clássico – Grécia e Roma) da Bahia.

Igreja Matriz de São Gonçalo
A igreja do padroeiro do município

Igreja de São Gonçalo, padroeiro de São Francisco do Conde, tem sua festa todo dia 28 de janeiro. A igreja é um dos mais belos templos da arte barroca do Recôncavo. No seu interior se encontra uma das grandes contribuições da cultura luso-brasileira para o barroco: as sete tribunas da nave (espaço, na igreja, desde a entrada até o santuário), em barroco foram construídas na segunda metade do século XVIII.

A igreja integra o Centro Histórico da cidade e fica localizada em frente à praça Barão de São Francisco. Ela está situada sobre uma colina de 20 metros de altura e tem sua fachada principal voltada para a Baia de Todos os Santos. Seu arquiteto foi seguramente um franciscano, pois sua portada (porta de entrada) apresenta detalhes típicos dessa herança arquitetônica, como as pilastras almofadadas, por exemplo.

Igreja Nossa Senhora do Monte
Situada no monte mais alto da região

A Igreja Nossa Senhora do Monte fica situada no monte mais alto da região e pode ser vista de longe. No entanto, é de perto que podemos ficar maravilhados com suas dimensões e com o lindo panorama. A vista é uma das mais apreciadas do Recôncavo baiano, proporcionando ao visitante o descortinar de uma paisagem que enleva e encanta.

O monumento está situado na extremidade e ponto mais elevado de um espigão (pico do monte) que está sobre as águas da Baía de Todos os Santos. O acesso se faz por um desvio da estrada que de Candeias leva a São Francisco do Conde. A julgar por sua planta, janelas das sacristias e tratamento dispensado às três portas laterais, trata-se de um edifício da transição do século XVII para o seguinte, embora concluído ou reformado em meados do século XVIII.

Ilha de Cajaíba
O engenho da ilha ajudou no desenvolvimento econômico da cidade

A Ilha de Cajaíba está localizada em uma área protegida do litoral norte do Brasil, sendo banhada pelas águas quentes do Atlântico Sul. Um dos seus primeiros proprietários foi o Governador-Geral do Brasil Mem de Sá. Além das belezas naturais, incluindo uma praia particular na contra-costa, a ilha é reduto da História Nacional, levando o visitante aos tempos áureos da nobreza açucareira . O Engenho Cajaíba foi um dos mais prósperos do Recôncavo e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico de São Francisco do Conde

Regiões Turísticas

Localização

São Francisco do Conde está localizado a 67 km da Capital

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-324, BA-026 e BA-522

Hotéis e Pousadas em São Francisco do Conde








Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Francisco do Conde

Notícias > Turismo > Meios de hospedagem

Entidades discutem implantação de resort na Baía de Todos-os-Santos

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, defende a implantação de empreendimentos que funcionem de forma articulada com a economia dos entornos, gerando riquezas para as comunidades locais.

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Bahia aposta no segmento náutico para atrair turistas

Seminário Técnico de Planejamento Estratégico discutiu as principais oportunidades, vocações e também entraves para o desenvolvimento do turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos

Notícias > Turismo > Turismo sol e praia

Governo da Bahia e sociedade discutem Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico

As discussões ocorrem até o dia 3 de agosto, em Itaparica, São Francisco do Conde e Salvador.