São Gonçalo dos Campos



São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 conforme IBGE era de 30.401 habitantes.

Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

Suas principais fontes de renda são a pecuária e a plantação de fumo,agricultura em geral e a Avipal do Nordeste.Atualmente a renda esta voltada diretamente a avicultura tornando-se um novo polo regional com a Perdigão S/A e Gujão Alimentos.

Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento.É banhado pelo Rio Jacuipe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucolico. Po ssui como principasi pontos turisticos a Igreja de mais de 300 anos, a fonte denominada Fonte da Gameleira, a fabrica de charutos artesanal cubano Menendez e Amerindo, os belos jardins, a festa do padroeiro no m~es de janeiro de cada ano entre outros.

O Prefeito atualmente de São Gonçalo dos Campos é Antonio Cardoso Dessa.

É a cidade natal de Joaquim Tibúrcio Ferreira Gomes, "...o primeiro ministro nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça no regime republicano." (Eusébio de Sousa, Tribunal de Apelação do Ceará, síntese histórica; dados biográficos; 1874 - 1945, 1945). Mesmo tendo sido uma personalidade de bastante destaque, tendo exercido diversos importantes cargos políticos, não há registro da existência de nenhum retrato seu, apesar das buscas que certamente são promovidas pelos órgãos nos quais trabalhou.

Em tempo: Supremo Tribunal de Justiça era a denominação, no período imperial, do atual Supremo Tribunal Federal. Embora o ministro Joaquim Tibúrcio Ferreira Gomes tenha tomado posse já no período republicano, em 19 de março de 1890, permanecia o título "Supremo Tribunal de Justiça", tendo este mudado para "Supremo Tribunal Federal" apenas em 28 de fevereiro de 1891, quando de sua instalação.

Localização

São Gonçalo dos Campos está localizada a 108km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em São Gonçalo dos Campos







Agências de viagens e turismo em São Gonçalo dos Campos