Serrinha



Serrinha teve como seus primeiro habintantes os indíos da nação Cariri. Entretanto, foi a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a inovação da Senhora Santana.

A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. Nesse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada para visitantes, comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1 de junho de 1838, a lei número 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira. A igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres:

"Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original"

Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.

Pela Lei Provincial número 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877.
A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato Estadual de 30 de junho de 1981, assiando pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha.

A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta a ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia. Mais de um século decorrido do município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.

Localização

O município de Serrinha está situada no Nordeste Baiano e fica a 173 Km de Salvador.

Acesso

Por terra: Serrinha é cortada por quatro rodovias, uma federal e três estaduais: BR-116 Norte (Serrinha/Feira de Santana), BA-409 (Rodovia do Sisal), BA-233 (Serrinha/Nova Soure) e BA-411 (Serrinha /Barrocas).







Hotéis e Pousadas em Serrinha








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Serrinha

Notícias > Aventura > Competições nacionais

Rally Transbahia revela detalhes do roteiro das motocicletas

Rally Transbahia revela detalhes do roteiro das motocicletas

O evento, cujos dois primeiros dias serão válidos pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, terá cerca de 765 quilômetros de desafios

Notícias > Aventura > Competições regionais

Rally Transbahia explora caminhos inéditos na quarta edição

Rally Transbahia explora caminhos inéditos na quarta edição

O evento de regularidade promete disputas entre carros, motos, quadriciclos e UTVs

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Bahia fortalece o turismo no sertão

Bahia fortalece o turismo no sertão

Os empresários do sertão desenvolveram um plano estratégico para a região.O documento sinaliza as principais demandas dos municípios que possuem atrativos turísticos

 

Agências de viagens e turismo em Serrinha