Tucano



Dentro das matas hoje extintas do nordeste da Bahia uma grande variedade de aves, dentre elas uma ganhou destaque e emprestou seu nome para designar uma cidade. Essa é uma das versões sobre a origem do nome da cidade de Tucano.

O município que foi criado em 21 de março de 1837, hoje possui uma população de 50.000 habitantes distribuídos numa área de 2436 km2 das mais belas paisagens qeu vão desde formações rochosas, esculpidas pela natureza a lindas quedas d'água.

Economicamente falando, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura, na pecuária e no turismo que é o fator principal do seu progresso. Com um potencial turístico indiscutível, Tucano oferece a seus visitantes formações rochosas no chamado Buraco do Vento, lindas quedas d'águas na Cachoeira do Inferno e águas térmicas em Caldas do Jorro, que se destaca como principal ponto turístico do município.

A água da Estância Hidromineral do Jorro desponta, limpa, abundante e com propriedades terapêuticas comparadas, foi afirmada como a melhor fonte de água do Brasil, e comparada às melhores do mundo, chegando a atingir uma temperatura de 48ºC no ano de 1948 o então Conselho Nacional do Petróleo numa perfuração no Município de Tucano, no lugar denominado Fazenda Macaco a 8 (oito) quilômetros da sede do Município, quando a mesma atingiu a profundidade de 1860 metros, não havendo indícios de óleo e esgotando-se a capacidade do equipamento, resolveram aproveitar o poço para água, devido a escassez do precioso líquido na região e abundância do mesmo no sub-solo perfurado. Após um terceiro teste, tamparam o poço com cerca de 270 sacos de cimento numa profundidade de 650 (seiscentos e cinqüenta) metros, fazendo o revestimento e colocando filtro numa extensão de 120 (cento e vinte) metros num lençol freático mais 150 (cento e cinqüenta) metros em outro lençol freático, portanto, os dois lençóis aproveitados com 270 (duzentos e setenta) metros em arenitos aqüíferos provindo deles água com grande pressão (cerca de 30 metros de altura) e em ambulância (111 mil litros por hora) numa temperatura de 48º graus centígrados.

Caldas do Jorro conta com lindas praças, Parques das Águas com instalações de banho termal, piscinas com toboágua, quadras, camping, quadra poliesportiva, campo de futebol, bares e restaurantes.

Localização

Tucano está a 252km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Tucano

Hotel Pousada do Jorro
Praça Antonio Carlos Magalhães, 48
Hotel Pousada do Jorro
Ver fotosHotel Pousada do Jorro - Praça Antonio Carlos Magalhães, 48






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tucano

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Bahia fortalece o turismo no sertão

Bahia fortalece o turismo no sertão

Os empresários do sertão desenvolveram um plano estratégico para a região.O documento sinaliza as principais demandas dos municípios que possuem atrativos turísticos

 

Agências de viagens e turismo em Tucano

Jorro Turismo

Rua Waldeck V Ornelas, 53
Caldas do Jorro - (75) 9151-3624

Jorro Turismo

Rua Waldeck V Ornelas, 53
Caldas do Jorro - (75) 9151-3624