Crateús



Os índios da tribo ‘Karatis’ foram os primeiros moradores de Crateús e passaram a habitar o local ainda no século dezessete. Viviam em sua natural primitividade, até que chegou o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho e iniciou o povoamento. Mais adiante, a baiana Luiza da Rocha Passos conseguiu a posse do vale conhecido por Piranhas, chamado assim por possuir uma grande quantidade deste tipo de peixe.

O nome Crateús, para o município, foi oficializado em 1889. A palavra, na linguagem dos índios Tapuios significa KRATÉ (coisa seca) e YU (lugar muito seco). A denominação lembra KARATEÚ, tribo indígena (as terras de Crateús pertenciam a esse povo).

Essa palavra tem origem indígena e na linguagem dos índios Tupis é composta por uma mistura estranha das palavras CARÁ que significava "Batata" e TEU, que significava "Lagarto".

Já na linguagem dos índios Tapuios, pertencentes à tribo Cariris, a palavra é o resultado da soma de outras pequenas palavras: KRA, que significava "seco", juntou-se a TE, para formar KRATÉ - coisa seca ou lugar seco - e a YU, lugar muito seco.

Portanto, a origem provável e que mais se aproxima da realidade do município é Karateú, tribo indígena a quem pertenciam as terras que originariam a cidade, oficialmente no dia 15 de Novembro de 1911.

Reserva Natural Serra das Almas – É Reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, pelo IBAMA.

Espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o gato-do-mato e o pica-pau-anão, estão protegidas nessa área, mantida pela Associação Caatinga, instituição não governamental, sem fins lucrativos, que, desde 1998, trabalha na proteção das riquezas naturais da vegetação local. Lá, é possível encontrar uma reserva de Caatinga com mais de 350 espécies de plantas, 57 répteis e anfíbios, 173 de aves e 38 de mamíferos.

Os principais destaques dos atrativos naturais são a Fauna dos Caboclos, o Canyon do Rio Poty, os Poços do Rio Poty, as grutas e cavernas, o Castelo de Pedra, o Olho d'Água, o Açude Carnaubal e o Açude Realejo.

Regiões Turísticas

Localização

Crateús está localizada a 350km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Crateús








Agências de viagens e turismo em Crateús