Pacoti



Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município. Há divergências quanto ao significado da denominação. “Lagoa das Cotias”, rio das Pacovas (banana) e rio das bananeiras, segundo a língua dos indígenas, antigos habitantes desta terra, são alguns dos significados possíveis. Ainda existe a hipótese de se chamar “Voltado para o Mar”.

Galeria Raimundo Siebra
Espaço destinado à exposição de artes. Essa denominação foi para homenagear o filho ilustre dessa terra, Raimundo Siebra, auto-didata, nascido nos fins do século XIX.
Siebra Desenvolveu diversas atividades artísticas em várias cidades do Maciço de Baturité, a exemplo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Palma.
Transferiu-se para Fortaleza e, em 1917, ganhou uma bolsa de estudos do Governo do Estado do Ceará para estudar na Escola Nacional de Belas artes, no Rio de Janeiro. Abandonou a escola por não se adaptar ao sistema de ensino acadêmico.

Galeria Raimundo Siebra: (85) 3325.1523
Santuário Nossa Senhora do Globo
Localizado atrás do Instituto Maria Imaculada - Colégio das Irmãs, em homenagem à Santíssima Virgem que se manifestou à humilde noviça Catarina Labouré em 27 de novembro de 1830, na Capela das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
O santuário foi inaugurado em 27 de novembro de 2004. Deste local, tem-se uma das mais belas vistas a cidade de Pacoti. O acesso é a pé por uma trilha de calçamento e alguns degraus de madeira. No caminho, encontram-se alguns bancos de madeira rústica.

Poço da Veada
Considerada uma das mais bonitas cachoeiras, o local desperta a curiosidade dos visitantes. Localizado no Sítio Horizonte Belo, em Monguba, dentro da Área de Proteção Ambiental - APA, o Poço da Veada possui uma área de 16 hectares.
Distante 3 km de Monguba e 5 km da sede do município, o atrativo oferece várias quedas d’água e um belo poço para banho, além de outras cascatas de abundantes paisagens e mananciais hídricos.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Construída em 1880, é uma das mais antigas edificações do município. A arquitetura possuía características coloniais, antes de ter sofrido algumas reformas, durante a gestão do Padre Erfo.
O povoado de Pendência nasceu ao redor da matriz, localizada à Praça Monsenhor Tabosa.
Na Igreja, estão sepultados alguns dos benfeitores de Pacoti, inclusive o alemão Padre Quiliano (Fridollin Mitnnat), que chegou a esta cidade como fugitivo da I Guerra Mundial, onde residiu até os últimos dias de vida.

Colégio Instituto Imaculada Conceição
Localizado à rua Irmã Ferraz. Construído em 1932, sempre serviu de casa de formação educacional e religiosa. Durante muitos anos, funcionou como internato e recebia as noviças das filhas da caridade de São Vicente de Paulo.

Tel: (85) 3325.1177

Regiões Turísticas

Localização

Está localizada na microrregião do Maciço de Baturité. Faz limite ao Norte, com o município de Palmácia; ao Sul, com o município de Guaramiranga; a Leste, com o município de Redenção e Baturité e a Oeste, com o município de Caridade. Pacoti é conhecida como a Princesinha da Serra de Baturité.

Acesso

Por terra: É possível chegar a Pacoti, partindo de Fortaleza, através das rodovias CE 065 (continuação da Avenida Osório de Paiva - distância de 90km) e CE 060 (continuação da avenida Godofredo Maciel - distância de 115 Km).







Hotéis e Pousadas em Pacoti

Hotel Chale Nosso Sitio
Rua Jose Marinho de Goes, s/n
Hotel Chale Nosso Sitio
A partir de: R$ 170
Ver fotosHotel Chale Nosso Sitio - Rua Jose Marinho de Goes, s/n
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Chale Nosso Sitio no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pacoti

Notícias > Social > Gastronomia típica

Férias com café, chocolate e flores em Pacoti, no Ceará

Férias com café, chocolate e flores em Pacoti, no Ceará

A produção artesanal das comunidades do Maciço do Baturité apoiadas pelo Sebrae/CE estará em exposição durante o evento

 

Agências de viagens e turismo em Pacoti