Tianguá



O povoado havia recebido nomes pela ordem de: Mocozal, Chapadinha e finalmente Barrocão. Este último nome foi criado, em 1887, pela revolução provincial nº 1882 e quer dizer lugar de muitos aclives. Em 9 de setembro de 1890, a denominação muda para Vila de Tianguá.

As primeiras terras pertencentes ao município de Tianguá foram habitadas pelos índios Tabajaras. A colonização ocorreu no século XVII, com a chegada de um fazendeiro vindo da então Vila Viçosa.

Entre os anos de 1852 e 1883, a primeira capela foi construída. Uma imagem de Nossa Senhora Sant’Ana (com 69 cm de altura), que era sua protetora ,veio de Portugal. Com o passar dos tempos, a imagem foi substituída por outra de tamanho maior.

No ano de 1957 um jovem padre assumiu a paróquia, mandando demolir uma parede da igreja para reformá-la. Na ocasião, foi encontrada ali a santa que havia sido substituída pela maior.

Distrito de Paz da Vila Viçosa Real do Ceará, sob a jurisdição de Pernambuco, o município foi criado em 31 de julho de 1890, pelo Decreto Nº 33, sendo instalado em 12 de agosto de 1890 e recebendo a denominação de Tianguá. Foi pelo Decreto Nº 443, de 20 de dezembro de 1938, que foi elevado definitivamente à condição de cidade.

* Paredões do Janeiro: há corredores originados de formações rochosas, abriga cachoeiras e bicas naturais, um cenário de indescritível beleza. Situada a 5 km sede do município.

* Cachoeira Cana Verde: queda d’água que se desprende a 30mts de altura, abrigando um mirante, proporcionando uma visão espetacular do sertão. Situada a 16 km sede do município, com acesso pela Br-222.

* Cachoeira São Gonçalo - Sete Quedas: encontro das cachoeiras, devido à formação em batentes. Possui um cenário exuberante, onde o caminho das águas se mistura com a fauna e flora. Situada a 3 km da sede do município. Acesso pela Ce-187.

* Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta: reserva particular, com natureza exuberante, destacando-se as várias cachoeiras. Possui seis trilhas e um pesque-não-pague. É permitido o banho; podem ser praticadas as atividades de rappel e tirolesa. São 250 hectares de área preservada (de propriedade do Serra Grande hotel). Situada a 12 km da sede do município. Acesso em parte pela Br-222.

* Trilha da Cachoeira da Mangabeira: fica no mirante chamado de Espelho da Vida, pois tem uma visão geral da serra. Do mirante até a cachoeira, o acesso é difícil, pois se passa entre dois paredões bastante estreitos. São duas quedas d’água, com vegetação de mata úmida e tropical. A fauna é bastante rica, com gatos do mato, onças, canários, bem-te-vis, macacos prego etc. Situada a 5 km da sede do município.

* Trilha da Espia:localizada na encosta da Serra, caracteriza-se pelas formações rochosas. Possui uma cachoeira que cai entre dois paredões de pedra, chamada Rocha da Rosa. A trilha é de 1 km e 70% dela é plana. A vegetação de serra úmida. Na cachoeira que existe na trilha, a água não é perene; existe afluência do mês de outubro a julho. Está situada a 5 km da sede do município.

* Trilha do Pinga: possui quedas d’água que se assemelham a degraus. A vegetação é de mata úmida. A trilha é como uma espécie de funil. Situada a 5 km da sede do município. Acesso em estrada vicinal em bom estado de conservação.

* Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo: existem duas trilhas, uma mais leve, adequada para turistas de todas as idades, e outra mais pesada, com descida de cordas. Durante o percurso da trilha, pode-se encontrar quedas d’água, encontro de rios e árvores centenárias (babaçu etc.)

* Cabeça da Nega: formação rochosa, em cujo caminho pode-se encontrar olhos d’água, um mirante de onde se pode avistar a cidade de Viçosa do Ceará. Presença de engenho, casas de farinha e uma capelinha, onde se realizam novenários. Situada a 12 km sede do município.

* Balneário da Santa Rosa (barragem): formação rochosa, com uma entrada como se fosse uma gruta. Tem uma cachoeira pequena, propícia ao banho. Situada na sede do município.

* Açude Jaburu: o açude forma uma prainha, utilizada pela população para lazer nos finais de semanas, chegando a receber dezenas de pessoas oriunda das mais diferentes e distantes cidades da região. O local oferece uma excelente opção para a prática da pesca esportiva contando com variadas espécies de peixes, destacando-se o tucunaré. Situado a 20 kms da sede do município, acesso pela Br-222.

* Cascata: a cascata é uma queda d’água que cai em uma piscina natural, onde é represada. Situada na sede do município, precisamente na metade da subida da serra da Ibiapaba. O acesso é feito pela Br-222.

* Trilha da Transumância: caminho que liga a serra ao sertão, feito em pedras e utilizado pelos primeiros colonizadores. A trilha abriga a cachoeira do Pinga, ao longo do caminho podemos encontrar diversos engenhos e alambiques. Situada a 9 quilômetros da sede.

Regiões Turísticas

Localização

Tianguá está a 310km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-222

Hotéis e Pousadas em Tianguá

Hotel Penero Xerem
Av Enfermeiro Jose Evangelista, 913 BR 222 Km 314
Hotel Penero Xerem
A partir de: R$ 100,00
Ver fotosHotel Penero Xerem - Av Enfermeiro Jose Evangelista, 913 BR 222 Km 314
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Penero Xerem no Booking
Serra Grande Hotel
Br-222 Km 311
Serra Grande Hotel
A partir de: R$ 115,00
Estrelas: 2 estrelas
Serra Grande Hotel - Br-222 Km 311






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tianguá

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Tem início o Projeto Serras Nordeste no Piauí e Ceará

Tem início o Projeto Serras Nordeste no Piauí e Ceará

Neste projeto, representantes de agências e operadoras de turismo irão visitar algumas belezas do Piauí e Ceará.